2010
Israel, Jordânia e seu relacionamento profético
Categoria (Arqueologia) por Geração Maranata em 01-11-2010
Tag: Israel, Terceiro Templo
por Geração Maranata
Moabe
Moabe (hebraico מוֹאָב ou Moʾav; grego Μωάβ; assírio Mu'aba, Ma'ba, Ma'ab; egípcio Mu'ab) é o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto. Na Idade Antiga, pertencia ao Reino dos Moabitas, um povo que estava freqüentemente em conflito com os seus vizinhos israelitas a oeste. Os moabitas são um povo histórico, cuja existência é atestada por diversas descobertas arqueológicas, em especial a Estela Mesha (Pedra Moabita), que descreve a vitória moabita sobre um filho (não identificado) do Rei Omri de Israel. Sua capital foi Dibon, localizada próxima a moderna cidade Jordaniana de Dhiban.
Pedra Moabita
Ou Estela de Mesa, é uma pedra de basalto, com uma inscrição sobre Mesa, Rei de Moabe. Este registra a conquista de Moabe por Omri, Rei de Israel Setentrional. Após a morte de Acab, filho de Omri, Mesa revolta-se depois de prestar vasalagem por 40 anos. Esta inscrição completa e confirma o relato bíblico em II Reis 3:4-27. A estela teria sido feita, aproximadamente, por volta de 830 a.C..
A estela foi adquirida em Jerusalém pelo missionário alemão F. A. Klein , em 1868. Encontrada em Díbon, a antiga capital do Reino de Moabe, a 4 milhas a Norte do Rio Árnon. Encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. Com a excepção de algumas variações, mostra que a escrita dos moabitas era idêntica ao hebraico. Menciona o Tetragrama Sagrado no lado direito da estela, na linha 18. É um documento de grande importância e interessante relativo ao estudo da linguística hebraica, ou seja, a formação e evolução do alfabeto hebraico.
A Pedra Moabita confirma o nome de locais e de cidades moabitas mencionadas no texto bíblico: Atarote e Nebo (Números 32:34,38), Aroer, o Vale de Árnon, planalto de Medeba, Díbon (Josué 13:9), Bamote-Baal, Bet-Baal-Meon, Jaaz [em hebr. Yáhtsha] e Quiriataim (Josué 13:17-19), Bezer (Josué 20:8), Horonaim (Isaías 15:5), e Bet-Diblataim e Queriote (Jeremias 48:22,24).
Fonte: wikipedia.org
Jordânia
A Jordânia (em árabe الأردن, transl. al-Urdunn) é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Síria, a leste pelo Iraque, a leste e a sul pela Arábia Saudita e a oeste pelo Golfo de Aqaba (através do qual faz fronteira marítima com o Egito), por Israel e pelo território palestiniano da Cisjordânia. Sua capital é Amã.
A Jordânia atual é formada por três antigos povos bíblicos: Edom, Moabe e Amom compõem respectivamente o sul, o centro e o norte da Jordânia.
Petra
Petra (do grego πέτρα, petra; árabe: البتراء, al-Bitrā) é um importante enclave arqueológico na Jordânia.
Antes conhecidos como Edomitas, tiveram origem em Esaú, irmão de Jacó, filhos de Isaque e netos de Abraão. Esaú, quando se separou de seu irmão Jacó, fundou a cidade de Edom.
A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C. pela tribo de Edom. A região sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas, mas permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo império persa.
Durante 600 anos uma cidade encravada no deserto da Jordânia foi considerada lenda, como Atlântida ou Tróia. Apesar de antigos relatos descreverem com precisão os monumentos grandiosos esculpidos em rocha, ninguém foi capaz de localizá-la até o início do século XIX.
Situada à beira do deserto da Arábia, e escondida em meio às montanhas ao sul do mar Morto, Petra foi a capital dos nabateus, descritos pelos historiadores gregos, Estrabão (64 a.C.-19 d.C.) e Diodoro da Sicília (século 1 a.C.), como uma tribo com “cerca de 10 mil beduínos que viviam do transporte de especiarias, incenso, mirra e plantas aromáticas. Eles levavam a carga da Arábia Feliz, atuais Iêmen e Omã, até o Mediterrâneo”. Esses nômades, “desejosos de preservar sua liberdade chamando de ‘sua pátria’ ao deserto, não plantavam trigo e não construíam casas”, como nos conta Jeremias, no Velho Testamento, iriam surpreender a todos criando um império e esculpindo Petra, a sua capital. Isso aconteceu por volta de 312 a.C.
No dia 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO e em 7 de Julho de 2007 foi considerada, uma das Novas sete maravilhas do mundo.
Jordânia: Relação profética com Israel
Durante o período da Grande Tribulação, os judeus que receberem Jesus como seu Messias, após o arrebatamento da Igreja, se esconderão no deserto da Jordânia (Petra):
Em Daniel 11:36-45, a Palavra nos diz que o anticristo terá pleno poder de domínio durante a Tribulação e especificamente no versículo 41, a Palavra afirma que o anticristo entrará na terra gloriosa, isto é, Israel, para perseguir o povo judeu:
"E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom."
Porém, no mesmo versículo, Deus revela algo muito importante e interessante: Edom e Moabe não serão alcançados pelo anticristo. Hoje, nesse mesmo local, está localizada a cidade de Petra. Alguns teólogos sugerem que o remanescente judeu correrá para Petra nos 3 anos e meio finais da Tribulação para escapar do anticristo. Em Daniel 12:1, Deus revela a Daniel que o arcanjo Miguel será levantado nesse local e protegerá o remanescente judeu de forma sobrenatural e não permitirá que o anticristo os destrua:
"E naquele tempo [do fim] se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo [de Daniel], e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro."
Se assim acontecer, será um evento ímpar em toda a história da humanidade, e uma demonstração de amor sem igual de Deus por Israel.
Portanto, é tempo de orar pelo povo judeu e seu reencontro com o Messias, Jesus Cristo. Quanto mais orarmos por esse tão esperado reencontro, mais aceleraremos a Volta de Jesus.
Fontes pesquisadas:
wikipedia.org
fernandodannemann.recantodasletras.com.br
**Geração Maranata** Se for copiar cite a Fonte!
Os Edomitas eram descendetes de Esaú, irmão de Jacó e pelo fato da animosidade de ódio atravessar as gerações contra Israel, o Senhor disse que riscaria de debaixo dos céus os edomitas.
Petra era a capital dos edomitas, mas pelo fato deles terem se alegrado e apoiado a destruição de Jerusalém, pela Babilônia o Senhor julgou e extinguiu a descendência de Esaú.
Os registros Bíblicos estão em diversas passagens bíblicas, como no Salmo 137, Obadias e Malaquias.
Respectivamente vejamos os textos:
Salmos 137:7 Contra os filhos de Edom, lembra-te, SENHOR, do dia de Jerusalém, pois diziam: Arrasai, arrasai-a, até aos fundamentos.
Obadias 1:10 Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a vergonha, e serás exterminado para sempre.
Obadias 1:12 Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia;
Malaquias 1:4 Se Edom diz: Fomos destruídos, porém tornaremos a edificar as ruínas, então, diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu destruirei; e Edom será chamado Terra-De-Perversidade e Povo-Contra-Quem-O-SENHOR-Está-Irado-Para-Sempre.
Hoje não há mais nenhum descendente de Esaú, lembrando que Herodes- que mandou matar as crianças de Jerusalém, era um edomita.
…..
Não é somente o Profeta Daniel que falou da terra de Moabe e de como Deus tratará com Israel, vejamos o que disse o Profeta Ezequiel, cap 20:
32 O que vos ocorre à mente de maneira nenhuma sucederá; isto que dizeis: Seremos como as nações, como as outras gerações da terra, servindo às árvores e às pedras.
33 Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, com mão poderosa, com braço estendido e derramado furor, hei de reinar sobre vós;
34 tirar-vos-ei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, com braço estendido e derramado furor.
35 Levar-vos-ei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco, face a face.
36 Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o SENHOR Deus.
37 Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado e vos sujeitarei à disciplina da aliança;
38 separarei dentre vós os rebeldes e os que transgrediram contra mim; da terra das suas moradas eu os farei sair, mas não entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o SENHOR.
………..
Séculos antes de Ezequiel, o Senhor também havia revelado ao Profeta Isaias:
Isaías 63:1 Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar.
2 Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?
3 O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo.
4 Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado.
5 Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve.
6 Na minha ira, pisei os povos, no meu furor, embriaguei-os, derramando por terra o seu sangue.
….
Conforme os textos acima, fica mais claro ainda aonde Israel será tratado pelo Senhor, quando então Ele se revelará em glória e de lá a batalha prosseguirá no Vale de Megido, conforme também o Profeta Joel vaticinou
Joel 3:2 congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre os povos, repartindo a minha terra entre si.
Joel 3:12 Levantem-se as nações e sigam para o vale de Josafá; porque ali me assentarei para julgar todas as nações em redor.
….
Megido, Vale de Josafá e Jezreel são todos o mesmo lugar, aonde se travará a Batalha do Armagedom.
O Profeta Oséias também falou da união de Israel e Judá e o Messias, que será o Cabeça de ambos!
Oséias 1:11 Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel.
Oséias também falou do dia do Senhor:
Obadias 1:21 Salvadores hão de subir ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do SENHOR.
……….
Glórias ao Senhor, pois Sua Palavra é infalível e tudo haverá de se cumprir como está escrito.
Maranata !
[…] [1] http://geracaomaranata.com.br/2010/11/descoberto-templo-moabita-de-3-000-anos/ […]
Gostaria se fosse possível pudesse me esclarecer sobre a Abominação Desoladora, de que falou Daniel