Harry Potter = Jesus Cristo? mais uma blasfêmia nas livrarias

Categoria (Apostasia) por Geração Maranata em 09-04-2011

Tag: , ,



Escritor comete blasfêmia ao lançar livro que compara o bruxo infantil Harry Potter a Jesus Cristo

 

O livro, lançado no final de dezembro de 2010, explora as possíveis semelhanças e as relações entre Jesus e Harry Potter. Sua conclusão é que a única (grifo meu) diferença entre Harry Potter e Jesus Cristo é que Jesus tem tradicionalmente sido considerado por seus seguidores um personagem histórico.

Segundo a editora, o livro “não é principalmente sobre Harry Potter, mas sobre a história religiosa, a mitologia astrológica, o simbolismo esotérico e a tradição literária de Jesus Cristo”. O título apenas se refere ao argumento central deste livro: Jesus Cristo e Harry Potter têm muito em comum. O aspecto principal é o fato de que ambos são construções literárias, ou em outras palavras, personagens de ficção.

Derek Murphy, que estudou teologia na ilha de Malta e está agora na Ásia, fazendo doutorado em literatura comparada, afirma: “Eu sempre fui um grande fã de Harry Potter. Como eu estava fazendo minha pesquisa sobre religião e literatura esotérica, descobri tantos paralelismos entre Harry, Jesus e as fontes ainda mais antigas. Fiz a minha tese de mestrado sobre a influência mística tanto em Harry Potter quanto na literatura bíblica. O mais fascinante, especialmente à luz da controvérsia em torno dos livros de Harry Potter (que promoveriam a feitiçaria e o satanismo entre as crianças, etc), é que estas semelhanças vêm sobretudo de fontes pré-cristãs”.

O fato de no final da saga, que reúne sete volumes, onde Harry acaba morrendo, uma morte sacrifical e ressuscita para derrotar de uma vez por todas seu arqui-inimigo, Valdemort, contribui muito para as comparações e paralelos.

Cerca de uma dúzia de outros livros sobre a relação entre Jesus e Harry Potter já foram publicados. A maioria é de autores cristãos ansiosos em ajudar a suavizar a tensão entre a popularidade de Harry e as comunidades conservadoras que desejam denunciá-lo como agente do mal. ”Jesus Potter, Harry Christ” porém, é um livro para mudar esse jogo, defendendo que as semelhanças entre Jesus e Harry não fazem Harry mais “santo” – apenas tornar Jesus mais obviamente fictício. (grifo meu)

”A verdadeira questão que precisamos fazer não é se Harry Potter é uma ‘figura de Cristo’ (semelhante a um salvador histórico religioso), mas se Jesus Cristo é uma” figura de Potter “(um redentor, criado a partir de símbolos mitológicos e filosóficos)", argumenta o livro.

O livro foi lançado no dia 21 de dezembro (solstício de inverno e aniversário do autor).

Sobre o Autor

Derek Murphy, um escritor e artista de Portland, Oregon, cujo interesse na história cristã começou como um estudante de teologia na ilha mediterrânea de Malta.

A insatisfação crescente de Derek com o dogma cristão e da crescente certeza de que a evidência histórica não oferece suporte a aos primórdios do cristianismo, levou-o à exploração de teorias alternativas. Depois de viver na Itália e na Espanha, e depois passando para a Ásia, em 2005 ele publicou Little Dead Fish: A História acidental de Jesus Cristo.

Harry Potter, Jesus Cristo contem muito de sua pesquisa, focando a inclusão dos antigos símbolos mitológicos e motivos astronômicos na religião contemporânea e da literatura infantil.

Ele está agora em Taiwan terminando seu PhD (doutorado) em Literatura Comparada e trabalhando em seu segundo livro.

O Livro

As polêmicas envolvendo os livros de Harry Potter e o Cristianismo existem desde o lançamento do primeiro livro, “Pedra Filosofal“, em 1997. Vários escritores a partir daí tentam através de livros mostrar e explicar a existência de uma conexão entre “Potter” e “Religião”. O livro de Derek tem a finalidade, mais especificamente, de tentar estabelecer uma ligação entre “Potter” e “Jesus Cristo” e suas influências para JK Rowling.

O livro explora as raízes da polêmica religiosa em torno da série Harry Potter, traça as semelhanças intrigantes entre Jesus e Harry, e revela 'surpreendentes segredos da história cristã'.

Jesus Potter Harry Cristo será lançado pela editora Holy Blasfemy (olha o nome da editora!) e conterá 450 páginas.

Algumas das semelhanças sugeridas pelo livro:

 

  • Harry nasceu como fora predito em profecia, para destruir o mal. Somente ele poderia destruir Voldemort. Jesus nasceu, como fora predito em profecia, para destruir o mal. Somente ele poderia destruir Satanás.
  • Harry nasceu em um período em que o governo de Voldemort estava vigente. Os bons bruxos, tornaram-se maus, aliaram-se ,corromperam-se com Voldemort. Segundo o livro 1: Ninguém sabia em quem confiar.  Jesus nasceu em um período em que o reino de Satanás parecia dominante.Os mestres fariseus aliaram-se a Satanás, corromperam-se por ele, e muitos dentre o povo aderiu o sistema. Segundo a Bíblia: As pessoas estavam seguindo doutrinas humanas.
  • Harry fora encontrado por Hagrid, que fora informado por Dumbledore, em uma casa completamente destruída, indigna de receber aquele que viria para destruir o mal. Harry estava sendo perseguido por Lord Voldemort. Seus pais fugiam para protegê-lo. Depois disso Harry viveu longe de Voldemort, exceto por sonhos que o faziam vislumbrar cenas daquele dia.  Jesus fora encontrado pelos magos, que foram informado pelos anjos, em um estábulo, morada de animais, local indigno de comportar aquele que viria para livrá-los do mal. Jesus estava sendo perseguido por Herodes. Seus pais fugiam para protegê-lo. Jesus cresceu como uma criança cresce, longe do inimigo, porem, ia a sinagoga, e lá ouvia falar do Cristo que morreria, tinha pequenos vislumbres.
  • Harry habitara com seus tios, os Dusleys, que eram pessoas mesquinhas, orgulhosas, perversas, ressentidas, mentirosas. Harry, apesar de crescer neste ambiente, não fora influenciado por ele.  Jesus habitara em Nazaré. Natanael perguntara: “PODE ALGO BOM VIR DE NAZARÉ?” Apesar dá má influência das pessoas orgulhosas, mentirosas, perversas de Nazaré, Jesus não fora influenciado por ela.
  • Harry sabia que iria morrer para libertar o mundo mágico do poder exercido por Voldemort e sua influência.  Jesus sabia que iria morrer para libertar o mundo dos homens do poder exercido por Satanás e sua influência.
  • Harry possuía uma cicatriz a qual estava destinado a possuir para sempre. Uma cicatriz que foi resultado de uma investida que deveria matá-lo, como fora predito: um teria que morrer para matar o outro. Porém, miraculosamente, Harry permaneceu vivo, com uma cicatriz que viria a ser útil.  Jesus possuía, após a ressurreição, uma cicatriz a qual permaneceria para sempre. Uma cicatriz que foi o resultado da investida de Satanás, como fora profetizado em Gênesis, um teria que morrer para destruir o outro. Jesus permanecera vivo, com suas cicatrizes.
  • Harry ressucitara.  Jesus ressucitara.
  • Harry possuía seguidores, discípulos, amigos. Jesus possuía seguidores, discípulos, amigos.
  • Harry tinha um inimigo que também possuía seguidores. Jesus tinha um inimigo que também possuíam seguidores.

Nota: comparações feitas pelo blog harryejesus.blogspot.com, simpatizante do bruxo.

O que é Abordado:

  • Bases astrológicas para o simbolismo religioso
  • A história da crítica bíblica que levou à percepção moderna de Jesus Cristo
  • A controvérsia sobre a igreja primitiva se Jesus veio em carne
  • Evidência bíblica de que o cristianismo era originalmente um culto de iniciação
  • Por que os mártires estavam dispostos a morrer por Jesus Cristo
  • Figuras da mitologia que prefigurou motivos cristãos e seus símbolos
  • Os rituais pagãos, crenças e costumes que se entrelaçou com a prática cristã
  • Exatamente como Jesus desenvolveu a partir de um construção literária em uma figura histórica

Conclusão

Muitos cristão querem 'forçar a barra' para 'santificar' a saga de Harry Potter.  Isso é um dos sintomas da Igreja doente deste últimos dias.

Veja o que o site GNotícias escreveu em uma das suas reportagens:

"A princípio, o mundo da religião não ficou particularmente entusiasmado com a chegada do menino Potter… Mas, nos últimos anos, escritores e pensadores religiosos passaram a se entusiasmar por Harry – tanto a Christianity Today, uma revista evangélica, quanto L’Osservatore Romano, o jornal do Vaticano, elogiaram o último filme. O Christian Broadcasting Network, canal de Pat Robertson, apresenta em seu website uma seção especial sobre A Controvérsia de Harry Potter, que reconhece que “importantes pensadores cristãos têm opiniões muito diferentes sobre os produtos Harry Potter e como os cristãos devem responder a eles”. (noticias.gospelmais.com.br)

O fato é que a autora plagiou parte da história de Cristo e adaptou ao seu personagem para forçar a semelhança.

Porém há também alguns depoimentos da autora de Harry Potter, JK Rowling, que diz o seguinte:

"E eu realmente amo escrever diálogos. Os diálogos vêm a mim como se eu estivesse apenas ouvindo uma conversa. " (fonte: www.januarymagazine.com)

"Eu vejo uma situação e depois eu tento descrevê-la tão vividamente quanto eu posso." (fonte: www.januarymagazine.com)

"Harry como um personagem veio completamente formado, assim também surgiu a idéia para seus companheiros, os personagens Ron e Hermione, sendo ela o cérebro do trio”. "Tudo começou com Harry, então todos esses personagens e situações inundaram (ou chegaram em enormes quantidades) a minha cabeça." (http://vamosfalardecinema.wordpress.com/2010/05/08/harry-potter-e-as-reliquias-da-morte)

O que transparece, ante as informações sobre a inspiração para escrever o livro, é que Rowling recebeu do mundo espiritual as instruções. Ela apenas tomava nota das coisas que via e ouvia em visões.

Sabe-se pela Bíblia que a comunicação com o mundo espiritual (espíritos), chama-se feitiçaria.  Então como pode um livro sobre bruxaria e inspirada por feitiçaria ter alguma relação com Jesus Cristo?

Estamos vivendo tempos difíceis, mais do que nunca precisamos de discernimento para distinguir o engano, o falso do verdadeiro e as táticas do diabo.

 

 

Leia também:

Desmacarando Harry Potter

Harry Potter e o Cristianismo

Fontes:

www.creio.com.br

www.ogalileo.com.br

www.harryejesus.blogspot.com

 

Leia também:

Comentarios:

Post a comment

Início | Download | Links | Contato
Misso Portas Abertas JMM ANEM
Destino Final Heart Cry Jocum Missao Total Missao Total Projeto Paraguai