2011
Ponto de Vista Pós-Tribulacionista
Categoria (Arrebatamento) por Geração Maranata em 08-05-2011
Tag: pós-tribulação
Pós-Tribulacionismo – Defende que os cristãos serão Arrebatados no final da Grande Tribulação, quando também ocorrerá a Segunda Vinda de Cristo.
O autor do artigo a seguir, apresenta uma defesa ao Arrebatamento Pós-Tribulacionista.
Não compartilho desse posicionamento, pois acredito que Deus livrará a Noiva (Igreja) da Ira Vindoura.
Isso não quer dizer que a Igreja não possa passar por tribulações e perseguições, mas nunca o Juízo, pois esse, a Bíblia mostra que será para os injustos e os que rejeitaram a graça salvadora.
"Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça." Rom 1:18
"E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." (1 Tes 1:10)
"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tes 5:9)
Os posicionamentos escatológicos não devem ser motivos para divisão, são apenas visões diferentes da profecia bíblica. Nunca devemos nos esquecer que adoramos ao mesmo Deus e temos a mesma bendita esperança (Tito 2:13).
Com base nesse conceito, publico artigos com todas as teorias escatológicas, ora defendendo, ora refutando.
O estudante de escatologia poderá ler e confrontar todas essas correntes escatológicas.
Quais os principais fundamentos Pós-Tribulacionistas:
1. Jesus, em seu sermão profético, relaciona somente sua vinda após a tribulação, não mencionando em nenhum momento um arrebatamento oculto anterior ao momento da vinda em glória e sim um arrebatamento que faz parte de sua gloriosa vinda, logo após a grande tribulação (Mateus 24:29-31, Marcos 13:24-27 e Lucas 21:25-27)
2. A Bíblia não revela em nenhum lugar que a volta de Jesus será dividida em duas etapas: uma oculta, anterior à tribulação, e outra visível, após a tribulação. Pelo contrário, a Palavra determina apenas duas vindas: uma já concretizada há aproximadamente 2.000 anos e a outra ainda porvir (Hebreus 9:27-28)
3. Paulo revela que o arrebatamento ocorrerá ante a última trombeta. Jesus revelou que, por ocasião de sua vinda em glória, logo após a grande tribulação, haverá toque de trombeta. Portanto, nesse momento será tocada a última trombeta (I Coríntios 15:52, Mateus 24:31)
4. A promessa feita aos discípulos pouco após a ascenção de Cristo, aponta para seu regresso visível como Rei, pousando seus pés sobre o Monte da Oliveiras para derrotar o anticristo. Os discípulos, por ocasião da ascenção, estavam no Monte das Oliveiras e viram o acontecimento. Os anjos lhes revelaram que da mesma forma que Jesus tinha subido, Ele voltaria. Ou seja, de forma visível e pousando seus pés sobre o Monte das Oliveiras (Atos 1:11-12, Zacarias 14:3-4)
5. A Igreja primitiva não tinha qualquer idéia "pré-tribulacionista". Os cristãos primitivos esperavam a volta de Jesus já em seus dias, para livrá-los da perseguição e tribulação em que viviam, e não para evitar que eles entrassem num processo tribulacional. A idéia pré-tribulacionista surgiu no século XIX, atrelada ao dispensacionalismo (II Tessalonicenses 1:7-8)
6. Paulo descarta toda idéia de iminência anterior à concretização dos sinais profetizados por Jesus. Ele ensinou aos tessalonicenses que a vinda de Jesus e a nossa reunião com Ele, não ocorreria antes da apostasia generalizada e da manifestação do anticristo, mantendo a mesma ordem profetizada por Jesus no sermão profético (II Tessalonicenses 2:1-3, Mateus 24:10-15)
7. A volta de Jesus será como "um ladrão na noite" para aqueles que não a esperam e/ou não estão vigiando e atentos aos sinais (I Tessalonicenses 5:4, Apocalipse 3:3)
8. A volta de Cristo está relacionada na Bíblia ao DIA DO SENHOR, que será um dia literal e não um período de sete anos. Jesus mencionou a profecia de Joel 2:10 para especificar os sinais que antecederiam imediatamente sua vinda gloriosa, relacionando a mesma ao DIA DO SENHOR através dos mesmos sinais: o sol e a lua escurecendo. Joel nos revela que esses mesmos sinais antecederão o DIA DO SENHOR, relacionando esse dia ao dia da volta de Jesus e não ao período tribulacional de sete anos (Mateus 24:29, Joel 2:10, Isaias 13:10, Ezequiel 32:7-10)
9. É nítida na Bíblia a presença de servos de Deus em meio à tribulação dos últimos tempos. Não se trata de "ex-desviados", pois os cristãos da grande tribulação guardam os mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus, algo impossível sem a atuação do Espírito Santo. Muitos desses servos de Deus, a exemplo dos cristãos primitivos, serão martirizados e odiados "por todas as nações" (Apocalipse 12:17, Apocalipse 6:9-11, Apocalipse 14:8-13, Mateus 24:9-12, Marcos 13:20, João 17:15, Daniel 7:25-27)
10. Desses cristãos, alguns serão protegidos de forma sobrenatural durante a tribulação, a exemplo do que ocorreu com o povo de Israel no Egito durante as pragas (Apocalipse 3:10, Apocalipse 12:14-16, Daniel 11:33-34, Mateus 24:22)
11. O chamado para “vigiar” (o termo vigiar vem de vigília = noite) e se manter atento aos sinais e à santidade, se prolonga até o final da tribulação (Apocalipse 16:15)
12. Jesus, em sua primeira abordagem direta sobre sua volta, relaciona diretamente o momento do arrebatamento à sua vinda gloriosa e à derrota dos exércitos do anticristo no Armagedom. Isso fica patente ao comparar Lucas 17:28-37 com Apocalipse 19:11-21 (Presença de destruição, cadáveres e aves de rapina)
13. O objetivo da tribulação não é o extermínio da raça humana nem a destruição total do planeta. Jesus compara sua vinda aos dias de Noé no que concerne ao descaso das pessoas diante das profecias e à malignidade das duas épocas em questão. Porém, os acontecimentos são diferentes: No dilúvio, o propósito era destruir todo ser vivo, exceto Noé, família e os animais na arca. Na volta de Jesus, a destruição virá sobre o sistema maligno no qual o mundo jaz e sobre aqueles que se prostram diante de tal sistema (I João 5:19, I Coríntios 15:23-25, Gênesis 6:7, Gênesis 8:21-22)
14. Após a grande tribulação haverá sobreviventes, inclusive das nações que marcharão contra Jerusalem no Armagedom (Zacarias 14:16)
15. Não existe base bíblica para separar a igreja da Israel espiritual. Apesar de existirem castigos e promessas específicas para a nação israelense, não se justifica presumir por isso um arrebatamento pré-tribulacional. Nós somos o Israel de Deus, filhos de Abraão, segundo a promessa (Efésios 2:14, Gálatas 3:29, Romanos 11:24:32)
16. Não existe legitimação para “dividir” a atuação de Deus em dispensações separadas e excludentes. O que vemos na Bíblia é uma revelação progressiva do plano de Deus para a humanidade. Deus trata com todos ao mesmo tempo. Um exemplo disso é que Deus continua atuando profeticamente com Israel em plena “era dos gentios”
17. Não existe base bíblica alguma para sustentar a volta de Jesus “a qualquer momento”. O próprio Cristo se deteve para revelar todos os grandes sinais que antecederiam sua volta. Após o cumprimento de todos os sinais profetizados pelo Mestre é que sua volta será “a qualquer momento”. Paulo também nos revela dois grandes sinais (Mateus 24:33, II Tessalonicenses 2:1-3). Não se pode usar as epístolas paulinas para sustentar a volta de Jesus “a qualquer momento”, pois elas foram escritas para diversas igrejas até 66 d.C., ano em que Paulo morreu decapitado em Roma. Naquele ano não havia se cumprido sequer o primeiro grande sinal profetizado por Jesus: a destruição de Jerusalem, que só ocorreu em 70 d.C. Paulo e nenhum dos apóstolos ensinaram um arrebatamento “sem sinais prévios”
16. A salvação nos livra da ira de Deus. Quando falamos em “ira” relacionada à salvação espiritual, não é correto associar essa “ira” a um processo tribulacional, onde os danos sofridos pelos servos de Deus são físicos. O próprio autor do versículo em questão morreu decapitado dentro de um processo de perseguição e tribulação. A salvação que temos é espiritual e eterna, a qual nos torna isentos da ira eterna de Deus, porém não isentos de passar por tribulações (I Tessalonicenses 1:10, I Tessalonicenses 4:9)
19. Todos os termos neo-testamentários usados para referir-se à vinda de Jesus, nos dão a idéia de um evento visível, notável e não oculto: ephiphaneia (aparecimento), apokalipsys (revelação) e parousia (vinda-manifestação)
20. A primeira ressurreição ocorrerá por ocasião da vinda de Cristo em glória, no final da tribulação. Essa “primeira” ressurreição exclui uma ressurreição em massa anterior a esse momento (Apocalipse 20:4-6)
21. Toda a revelação escatológica de Jesus, dos apóstolos e até do Apocalipse, é direcionada à Igreja. Que objetivo haveria em revelar-nos esses pormenores e instruir-nos a estarmos atentos aos sinais, se a Igreja não estivesse inserida nesses acontecimentos?
22. As “bodas do Cordeiro” ocorrerão após a vinda do reino de Deus. O anúncio dessas bodas é feito no final da tribulação (Apocalipse 19:7, Lucas 22:18 – Lucas 21:31)
23. Jesus nos insta a estarmos atentos aos sinais e a não sermos enganados em meio à tribulação pelos sinais malignos dos “anticristos” e “falsos profetas” (Marcos 24:4, Mateus 24:24, Lucas 12:54-59).
24. Jesus disse que “quem perseverar até o fim será salvo”. O “fim” de sua narrativa profética no sermão do Monte das Oliveiras é sua vinda em glória, logo após a tribulação (Mateus 24:13, Mateus 24:6)
25. Jesus predisse que os seus servos seriam odiados “por todas as nações” e que o evangelho seria pregado em testemunho “a todas as nações”. Esses eventos ainda não aconteceram em sua plenitude e devem ocorrer durante a tribulação com a perseguição institucionalizada contra a Igreja e a diáspora decorrente dessa perseguição, produzindo um avivamento nunca antes visto e possibilitando a pregação a “todas as nações”.
26. Se o pré-tribulacionismo estiver certo, nós, pós-tribulacionistas, estamos preparados pela fé e através do novo nascimento para o arrebatamento anterior à tribulação. Se a posição pós-tribulacionista estiver certa, estaria a Igreja preparada em todos os aspectos para enfrentar esses momentos de sofrimento físico e social extremos? Estão todos sendo ministrados para enfrentarem essa possibilidade? Estão todos sendo ensinados a vigiarem em virtude do engano generalizado que se aproxima?
Perguntas aos que Crêem num Rapto Pré-Tribulacional
1. Se TODOS seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos, como será possível que permaneçam escolhidos ou santos para serem transformados depois, no final da tribulação?
Quando a Bíblia fala do rapto, diz a respeito tanto dos vivos como mortos que “todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos” (1 Coríntios 15:51,52). Se o rapto ocorre antes dos 7 anos de tribulação, somente os crentes que estiverem vivos ou mortos até esse ponto serão transformados.
2. O que acontecerá com os crentes que morrerem durante este período de tribulação, ou que chegarem ao final da tribulação com vida? Serão imediatamente transformados os mortos? E então, com os vivos, o que se passará? Serão então arrebatados e transformados com um segundo grupo?
Não há base para tal crença. A Bíblia fala de um único rapto e não de dois, e de “uma só ressurreição (para vida)” (Apocalipse 20:5), não de duas; e esta ressurreição acontecerá no “ultimo dia” (João 6:39;40;44;54).
3. Se o rapto é na última trombeta, como é possível que ainda restem sete trombetas para soar? Além do mais, se o rapto é a última trombeta, quando soará a penúltima (antes da última) trombeta do rapto?
1 Coríntios 15:51-52 diz que a transformação será quando soar a última trombeta.
4. Quem são estes escolhidos? E se são escolhidos, porque permanecerão na terra e não foram no rapto?
Haverá falsos Cristos e falsos profetas enganadores no tempo da grande tribulação e tentarão enganar os escolhidos. Mateus 24:21,24.
5. Se a igreja é arrebatada antes da tribulação, quem pregará o evangelho do reino em todo o mundo?
Romanos 10:13-14,17 diz: “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?… De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Alguns responderão que serão aqueles que ficarem que pregarão; outros têm dito que Deus terá um grupo reservado na terra para tal tarefa e outros dizem que serão os anjos. Ao que perguntamos:
Como é possível que os que não creram enquanto o Espírito Santo estava lhes dando poder e valor, possam estar agora diante da maior perseguição de todos os tempos pregando?
Nem sequer os apóstolos puderam sair a pregar sem que antes viesse o Espírito Santo. Alguns dizem que quem pregará serão os 144 mil selados que aparecem no livro de Apocalipse; porém, a Bíblia não diz que eles serão pregadores, e ainda que pudessem ser, isso é somente uma conjectura sem respaldo bíblico.
6. Providencie um texto bíblico onde diga que as bodas do Cordeiro ou as ceias durarão sete anos?
De acordo com a doutrina pré-tribulacionista, a igreja estará no céu celebrando as bodas do Cordeiro, enquanto os sete anos de tribulação estarão se passando sobre a terra.
7. Providencie um texto bíblico onde diga que as bodas do Cordeiro começarão sete anos antes da segunda vinda de Cristo.
8. Demonstre através da Bíblia que a grande tribulação durará sete anos.
9. Se o Espírito Santo, que tem um papel tão importante na salvação, não estará para redargüir e convencer o pecador de seu pecado, como, pois, crerão os que não são salvos? (De acordo com muitos pré-tribulacionistas, quando a igreja for levada antes do começo da grande tribulação, o Espírito Santo também será tirado do meio para que o Anticristo se manifeste).
10. Como é possível que a vinda do Senhor para redimir Seu povo seja em secreto e que ao mesmo tempo todos a vejam?
A vinda do Filho do Homem para Seu povo não será em secreto. Em Lucas 21:27-28, JESUS nos diz (leia com atenção):
“E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”.
As coisas que sucederão serão os sinais no sol, na lua, nas estrelas, a angústia entre as pessoas, o bramido do mar e das orlas, o desfalecimento dos homens e o temor descritos em Lucas 21:25-27, justamente antes da vinda do Senhorpara redimir os Seus escolhidos.
11. O arrebatamento parcial (a maioria dos pré-milenistas crêem nele): não lhes recorda esta segunda oportunidade o ensinamento da heresia Católica Romana do purgatório, o qual é uma segunda oportunidade para os mortos pagar expiação por seus próprios pecados?
Esta crença ensina que somente os crentes que forem dignos serão arrebatados antes da tribulação, enquanto que os que não tiverem sido fiéis terão que passar pela tribulação e deixar que suas cabeças sejam cortadas para poderem ser salvos. Utiliza-se o verso de Hebreus 9:28 para demonstrar que se necessita preparação. É como um tipo de uma segunda oportunidade para os vivos.
12. Como é possível que, sendo novos convertidos, meninos na fé e sem o Espírito Santo (que supostamente já não está com os crentes), estes novos cristãos de menos de 3 anos de convertidos, sem igreja, nem pastor, nem mestre que lhes ensine a Bíblia, possam suportar os ataques do Anticristo e serem pregadores?
Os pré-tribulacionistas ensinam que durante a grande tribulação, os santos da tribulação são aqueles que se convertem a Cristo durante este período. Agora, neste tempo, não há muita perseguição, temos o Espírito Santo, e temos mestres e pastores que ensinam a Bíblia e a maioria não se atreve a dizer a um ímpio “Cristo te ama”.
Seguindo a teologia Pré-milenarista Dispensacionalista: Como é possível que a primeira ressurreição ocorra no rapto, sete anos ANTES da tribulação e que ao mesmo tempo a primeira ressurreição marque o começo do milênio em Sua segunda vinda DEPOIS da tribulação?
Obs: Na seção Comentários o Prof. José Nunes respondeu às perguntas Pós-Tribulacionistas. Confira.
Leia também:
Quais as diferentes visões sobre o Arrebatamento? Pré-Tribulacionismo
Defendendo o Arrebatamento Pré-Tribulação
Para saber mais:
http://pt.scribd.com/doc/6743475/o-Arrebatamento-Postribulacao
http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/paulojesusarrebatamento.htm
http://escatologiacrista.blogspot.com/2008/02/grande-tribulao.html
Fontes pesquisadas:
www.projetoomega.com
http://www.vidaeterna.org/esp/profecia/preguntas_rapto.htm
Texto: Perguntas aos que Crêem num Rapto Pré-Tribulacional
R E S P O S T A S
1)Todos entre “aspas”, pois haverá uma seleção entre os arrebatados e os deixados para trás, além disso outros textos bíblicos indicam que será simultaneamente em todo o planeta, durante o repouso, no campo e na cidade (trabalho).
Lucas 17:34 Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro;
35 duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra.
36 Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado.
…
Mateus 25:1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.
Mateus 25:7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
Mateus 25:11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!
….
Mateus 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
O que vai ficar, não é a Igreja, mas um sistema religioso e apóstata que já se configura a séculos já chegando em sua plenitude, basta ver como se tem multiplicado em todo o mundo pseudos-sacerdotes, sarcedotisas homosexuais, “mestres” de quem Paulo já anunciou o fim desses:
1 Coríntios 6:9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
…………………
Com certeza não serão esses que num abrir e fechar olhos terão seus corpos transformados ao arrebatamento, no entanto hoje as igrejas estão cheias deles(as).
….
Os que ficarem à Grande Tribulação, provavelmente-como indica o texto- sofrerão martírio, pois os mesmos crerão em parte pelo que já sabiam do evangelho, outros serão convertidos pela pregação dos 144.000 das Tribos de Israel, das Duas Testemunhas e de Um Anjo.
O Anjo que protegerá Israel : ” Daniel 12:1 Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo,… ”
Temos de ter em mente que após o arrebatamento da Igreja, sua era de pregação ACABOU e assim como foi no início do primeiro século, a tarefa de anunciar Jesus volta novamente aos israelitas. Deus volta-se novamente para Israel, com um número bem reduzido, mas tão capacitado como foi Paulo que depois de três dias de conversão já anunciava a salvação em Jesus e isso só foi possível porquê ele era profundo conhecedor das Escrituras, assim como são os atuais estudiosos judeus.
Milhões de milhões de pessoas crerão nesses 144.000 mil judeus, pois o Profeta Ezequiel é bem claro quando diz:
Ezequiel 38:23 Assim, eu me engrandecerei, vindicarei a minha santidade e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o SENHOR.
….
Haverá conversões em todo o planeta !
Apocalipse 7:9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
Apocalipse 7:14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,
…
As Duas Testemunhas farão sinais e prodígios para que os homens se arrependam e creiam !
Apocalipse 11:3 Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.
…
Esta é a ÚLTIMA CHAMADA antes da Sétima Trombeta e será algo inédito pois o Evangelho será pregado por um Anjo.
Assim como no passado Deus se ausentou de Israel e anunciou a Moisés que enviaria Seu Anjo, da mesma maneira – Ele que esteve com Sua Igreja até a Consumação dos Séculos – , descerá entre nuvens para recebe-la e leva-la às regiões celestiais.
Apocalipse 14:6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,
7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Esta é a ÚLTIMA CHAMADA antes da Sétima Trombeta e será algo inédito pois o Evangelho será pregado por um Anjo.
……………………..
Resposta à pergunta 2:
Apocalipse 6:9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.
Apocalipse 6:10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Apocalipse 6:11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
Apocalipse 20:4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Nota-se neste último versículo que haverá sim outra ressurreição, mas desta vez o arrebatamento já ficou para trás, por isso que Paulo disse que as ressurreições
serão cada uma na sua ordem:
1 Coríntios 15:23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
Exemplos: Davi, Daniel, Raquel e muitos outros ressuscitarão depois da Igreja :
Daniel 12:13 Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.
” Jeremias 31:15 Assim diz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem.
Jeremias 31:16 Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras,…”
…
Zacarias 12:7 O SENHOR salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam exaltadas acima de Judá.
… E quanto aos corpos ?! Quando Jesus ressuscitou não aparecia e desaparecia ?
Filipe não foi trasladado de uma cidade à outra ?
Sadraque, Mesaque e Abdenego ( Ananias, Mizael e Azarias ) não escaparam do poder do fogo ?!
Daniel 3:25 Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.
Certos anjos também não tem o poder de interagir com os homens ?!
Hebreus 13:2 Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos.
Não foi assim com Abraão, isaque, Jacó e muitos santos do V.T. ?!
O revestimento da imortabilidade sobre o corpo mortal, não está sujeito ao arrebatamento, mas na manifestação de Cristo, em Glória, separando e dando a vida eterna aos Seus.
Obs: Todas as ressurreições que se seguirão desde o arrebatamento da Igreja até a manifestação visível de Cristo ao mundo, fazem parte da PRIMEIRA RESSURREIÇÂO, por isso – enfatizo – Paulo fala – “… cada um porém na sua ordem…”, já a SEGUNDA RESSURREIÇÃO será depois do MILÊNIO e nela até o profeta Isaias e Daniel falaram:
Isaías 24:22 Serão ajuntados como presos em masmorra, e encerrados num cárcere, e castigados depois de muitos dias.
Daniel 12:2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
…………………………………………..
Resposta a pergunta N. 3:
A última Trombeta que Paulo fala está relacionada especialmente ao Arrebatamento, equanto que a Sétima de Apocalípse (11:15-19), se dará antes da volta de Cristo ao mundo, pois após seu toque as 7 Taças da Ira de Deus serão derramadas sobre a terra: 1-Tumores, 2-Sangue, 3-Sanque nos rios, 4- Calor intenso, 5-Escuridão sobe o trono da Besta, 6- Drnagem do Rio Eufrates e 7-terremoto e chuva de saraiva sobre o ar.
……………………………………………….
Resposta à pergunta N.4
Existem os escolhidos antes do Velho Testamento, da Era da Igreja, da Grande Tribulação e do Milênio, talvez seja este o motivo porquê o número quatro e seus múltiplos aparecem com frequência em toda a Bíblia, dando o Espírito Santo a entender que o Plano de Deus é Universal e abrange todas as eras e séculos e por isso Paulo escrevendo aos Efésios diz:
Efésios 3:18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade
19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Lembrando ainda que a forma da cruz de Cristo bem como o Altar de Sacrifícios do Tabernáculo de Moisés e Nova Jerusalém ressaltam as linhas e formas quadráticas.
……………………………………………………………….
Resposta da pergunta N.5 – Já foi respondida na de N. 2
………………………………………………………………….
Resposta da pergunta N. 6:
Os sete anos celestes, não podem ser comparados aos terrestres, além disso – além das Bôdas, haverão outros acontecimentos previstos por Jesus e Paulo:
a) Bema – O Tribunal de Cristo aonde todos os santos serão julgados para galardão.
b) Seremos apresentados por Cristo perante Deus e todos os santos anjos e seres viventes, conheceremos os anjos que nos guardaram desde o dia em que fomos salvos.
c) Receberemos instruções e capacitação para voltar-mos com Cristo e ser-mos Seus auxiliares no Reino Milenial.
d) Conheceremos nossas moradas que Cristo disse que iria preparar na Nova Jerusalém que haverá de descer.
e) Seremos coroados.
d) Veremos nossos nomes escritos no Livro da Vida.
f) Conheceremos os santos de todas eras e séculos até aquela ocasião.
g) Receberemos vestes de linho fino.
h) Seremos instruidos na ordem das fileiras angelicais e dos cavalos brancos que montaremos para descer-mos com Cristo em Glória.
i) Receberemos um novo nome.
j) Seremos então convidados às Bõdas do Cordeiro, à Sala do Banquete e revestidos do amor de Deus, então tomaremos a Ceia do Senhor com toda a família de Deus, assitidos por todas as hostes angelicais:
Cantares 2:4 Leva-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor.
Mateus 26:29 E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.
Outros mistérios não nos foi revelados !
………………………………………….
Aguardem as outras respostas !
Maranata !
Continuação das respostas às perguntas 7 a 12:
Resposta da pergunta N.7
A resposta dessa pergunta envolve alguns textos, não apenas um exclusivamente !
Em Romanos 15 vers. 4 Paulo diz que tudo o que foi escrito para nosso proveito foi.
Acontecimentos da antiguidade relatados na Bíblia, fatos históricos de Israel, bem como dramas pessoais na vida de alguns homens de Deus – como Davi – tornaram-se sombras, tipologias ou alegorias do que haveria de vir.
Eles tornam-se viez de interpretação fidedígna, uma vez que na Palavra de Deus, não pode existir uma verdade ” relativa “, mas apenas e somente VERDADE ABSOLUTA.
Exs: A morte de um cordeiro para cobrir a nudez de Adão e Eva, aponta para Jesus, O Cordeiro que tira o pecado mundo.
O nascimento de espinhos, hervas daninhas e abrolhos, após a queda de Adão e Eva, apontam também para Jesus, pois na Sua cabeça foi colocada uma coroa de espinhos, dando o Espírito Santo a entender que Deus assumiu sobre Si a responsabilidade, quanto as hervas daninhas e abrolhos, Deus também teria de suportar a contradição dos homens por isso Paulo disse que Ele suportou os vasos da ira para poder revelar Sua Misericórdia e Graça Salvadora aos que crêem.
Em síntese alguns textos bíblicos :
1) A demora na construção da Arca de Noé, revela Sua paciência.
2) O ramo de oliveira no bico da pomba trazido a Noé revela a unção do Espírito Santo e a renovação da vida.
3) A travessia de Israel no Mar Vermelho sob as nuvens revelam o batismo.
4) Partes do Salmo 22 que foram dramas na vida de Davi, apontavam claramente ao sofrimento de Jesus.
5) O encontro de Isaque com Rebeca no meio do caminhho e em seguida suas núpcias apontam ao arrebatamento da igreja que se encontrará com Jesus nos ares, aonde no passado Abraão, que tipificava Deus, pediu a Eleasar que tipificava o Espírito ( Mensageiro ) buscar uma noiva para Isaque que tipificava Jesus.
6) A serpente de metal que fora levantado por Moisés curava a todos que para ela olhava e Jesus mesmo afirmou seu significado.
7) O maná que descia do céu, era símbolo da Palavra ou o Verbo de Deus, Jesus.
Jonas 3 dias no ventre do peixe, era símbolo de Jesus, desaparecido da terra mas vivo nas profundesas, também confirmado por Jesus ( quando anunciou Sua morte e descida ao Hades ou Sheol – Região dos mortos ) e 1 Pedro 3:19.
E ainda… inumeráveis narrativas Bíblicas, que foram acontecimentos reais mas que tornaram-se Tipos, Sombras e Alegorias como Paulo afirmou.
Dito isto, para se entender que a tribulação durará 7 anos, devemos então olhar aos seguintes textos:
Daniel afirmou que o Anticristo fará uma aliança com muitos e na metade da semana quebrará o acordo;
Daniel 9:27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
Jesus prometeu que salvaria Sua Igreja, antes da hora da tentação que haverá de vir:
Apocalipse 3:8 Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
…
Paulo em concordância com a profecia de Daniel disse:
2 Ts 2:1 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos
2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.
3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,
4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?
6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.
7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
…
Muitos fazem uma confusão tremenda, mas dos textos acima são bem claros.
a) O Período que Daniel se refere são 7 anos terrestres.
b) A verdadeira Igreja será polpada da hora da tentação.
c) A aliança com muitos, será o pacto do Anticristo com as nações e a reconstrução do Templo em Jerusalém será concluido, sem obstruções de ninguém.
d) Para que o Anticristo se assente e evoque a si a adoração, o templo terá de ser erguido, caso contrário não faz sentido algum nem as palavras de Daniel, nem de Paulo.
e) Quem está detendo o Anticristo é o Espírito Santo, embora suas garras estejam agindo desde o primeiro século da era cristã, ele – o Anticristo – não tem poder de impedir a expansão da Igreja e de todos que haverão de ser salvos até a data do arrebatamento.
f) O arrebatamento – rapto secreto – não visível ao mundo, dará toda a legitimidade ao homem do pecado, o filho da perdição e com astúcia e grande sabedoria ele assumirá o comando universal do planeta, pois toda a terra ficará maravilhada com seus prodígios e sinais de mentira.
g) O Dia do Senhor e a aniquilação do Anticristo será no final da Grande Tribulação, na Batalha do Armagedom, por isso Paulo diz que ele – o Anticristo – será aniquilidade pelo resplendor da volta de Cristo, esta volta portanto será visível e difere do arrebatamento da Igreja, por isso não faz nenhum sentido afirmar que a Igreja vai ficar à tribulação, pois se fosse assim, qualquer um calcularia o retorno de Jesus.
O Texto de Isaias cap. 63 fala de Jesus vindo da Terra de Edom, concorda com Ezequiel cap. 20: vers.32 ao 38 – Julgamento e aliança com Israel, que também está em perfeita sintonia com Zacarias 12:10 – A conversão Nacional de Israel e por “fim” com Joel 3:2 e 3:12 – O Juizo de Deus sobre todas as nações.
Sim !!!, este último versículo é que Paulo afirma sua teologia de que o Senhor aniquilará o Anticristo e todas as nações alinhadas com ele na Batalha do Armagedom.
Mediante essas passagens caem por terra os argumentos dos Preteristas,como dos Aminelistas, Pós- Milenistas, etc,etc,
Por quê ?!
Antico Epifânio, de quem também falou Daniel, não foi o Anticristo, mas seu espírito estava nele, a prova é que Jesus volta repetir a profecia de Daniel, sendo que sua profecia se refere acontecimentos próximos – como foi a destruição de Jerusalém por Tito e de acontecimentos futuros, como falou Daniel.
Mas… como podemos afirmar isso ?! – Simples !
Nem Antioco Epifânio, nem Tito, nem qualquer outro invasor de Jerusalém fez ALIANÇA de sete anos com a cúpula religiosa e política de Israel durante mais de 2000 anos passados.
Jerusalém foi conquistada e destruida 17 vezes e nela passaram, Os Egípcios, Babilônicos, os Mamelucos, os Árabes, as Cruzadas Romanas, Os Turcos-Otomanos, A Inglaterra, a ONU e por fim o domínio Israelense e o renascimento da nação.
Neste mês de maio de 2011, completam-se 63 anos da fundação e independência do Estado de Israel.
Israel tem vivido sob ameaças, pressões internacionais e da ONU, divisões internas, mas sobrevivido a tudo, porém a cada dia o cerco está se fechando e é grande a pressão para internacionalização de Jerusalém – conforme as profecias.
Conclcusão da resposta da pergunta N.7 – Não existe um único versículo, mas uma combinação de textos e profecias, bem como acontecimentos passados,presentes e futuros de que a Igreja que vai ficar à Tribulação, não podemos chamar de Igreja, mas sim de um Sistema Religioso Universal e Apóstata que sobrará por ocaisão do arrebatamento e que estará em perfeita sintonia com a trindade satãnica, todos juntos imbuidos na missão de ” destruir Israel, Jerusalém e o Judaismo que estará sendo praticado sob anuência do Anticristo que fizera aliança com muitos, como chamaris ou emboscada ao povo judeu, incentivando-os a voltarem a Israel.
Todos esses acontecimentos envolverão um período de sete anos, conclui-se naturalmente então que as ” Bodas do Cordeiro ” durarão sete anos, mas como já expliquei anteriormente, esse tempo terrestre não corresponde ao celeste e haverá muitos outros acontecimentos nas regiões celestiais com Cristo Jesus, sendo que no mundo espiritual de Deus o tempo é Kairós e do homem Cronos, ou seja, uma pequena visão da fasceta celestial, não combina com o tempo terrestre, pois Paulo disse o que aqui vemos perecerá, mas o invisível dura para sempre e há coisas que a mente humana não pode compreender conforme dito em 2 Coríntios 12:4.
………….
Resposta à pergunta N.8
Já respondida na 7.
……
Resposta à pergunta N.9
Qualquer cristão hoje, com o mínimo de conhecimento que adquiriu, se Jesus arrebatar Sua Igreja, terá pleno conhecimento de que ficou para ” trás ” ou para “depois”, então ele saberá o que jamais deverá fazer: Aceitar as imposições universais da Besta, do Anticristo e do Falso Profeta.
O Espírito Santo é quem detém o Anticristo, porém na ocasião do arrebatamento, no mundo – como de fato já está – estarão disponíveis bilhões de exemplares Bíblicos para quem quiser ler e aprender, naqueles dias os Livros Proféticos serão a Bússula para salvação de milhões, além disso – como está previsto – Deus usará de misericórdia usando 144.000 das Tribos de Israel, as Duas Testemunhas e um Anjo especial que anunciará a salvação a todos os povos, nações e linguas.
Aquele que perceverar até o fim, esse será salvo – como Jesus afirmou.
Muitos serão salvos,pelo fogo, pela água, pela dor, sofrimento, tormento,martírio etc,
esta será a condição.
Como apontam todas as profecias, especialmente a de Joel, Deus ainda derramará de Seu Espírito sobre toda a carne, porquê no Monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento – como diz as Escrituras.
O mais interessado na salvação dos homens é Deus, então devemos esquecer os detalhes de como Ele fará, mas que fará isso é ponto pacífico:
Apocalipse 7:13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,
15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.
16 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
………………
Resposta à pergunta N.10
Já respondida, uma será como um ladrão, na hora em que ninguém imagina – surpreza -, sendo o enconro com Ele nos ares – em outra dimensão
E a visível já bem detalhada logo acima, pois tudo deverá se cumprir como foi escrito, não existe nada de alegoria.
Depois do arrebatamento, o mundo estará num caos global, no dia que o Anticristo assinar o acordo e Paz com Israel e outras nações, então será contagem regressiva para volta visível de Jesus, por esse motio é que Daniel afirmou:
Daniel 12:12 Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Em outras palavras, conseguir passar vivo sob todos os flagelos que haverão de vir sobre o mundo e entrar no Milênio para viver com Jesus, sob Seu Reino de Paz.
Como já foi escrito acima, acontecimentos passados podem servir de alegoria, tipos e sombras, mas profecias se cumprem ao pé da letra pois o próprio Deus afirmou isso a Moisés quando lhe pergutaram como saberiam se uma profecia era de Deus ou não:
Deuteronômio 18:22 Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.
Todavia as Palavras de profecias vindo do Senhor:
Jeremias 1:12 Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
Amós 3:7 Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.
………..
Resposta à pergunta N.11
Pergunta infantil !
Quem afirma isso não são os pré-tribulacionistas, mas Nosso Senhor Jesus mesmo !
Quantos milhares e milhares de cristãos estão com pé dentro e outro fora ?!
Quantos milhares de outros, que crêem piamemte que serão arrebatados e estão vivendo uma vida sexual reprovável ( os ” homoafetivos ” )- por exemplo ?!
A Parábola das cinco virgens prudentes e cinco loucas serve-lhes muito bem:
Mateus 25:6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!
7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.
9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.
10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.
11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!
12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
…..
Falo por mim ! Se Jesus vier hoje e eu ficar – não foi por falta de conhecimento, mas de vigilãncia e santificação, pois é Ele quem julga quem sobe e quem fica,todavia não perderei as esperanças, pegarei minha Bíblia, desfarei de tudo o que me prende, me juntarei a outros irmãos e terei de suportar até a morte, se for preciso. Já vivi mais de meio século, uns anos a mais ou a menos, não fará muita diferença:
2 Coríntios 4:17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
………
Resposta à pergunta N.12 – última !
Quanto às ressurreições já foram respondidas anteriormente: “1 Coríntios 15:23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”
…………..
Da mesma maneira como foi salvo o ladrão na cruz !
Não sabia de nada da Bíblia, só conheceu a Jesus na hora da morte, não teve pastor, mestre, etc, apenas uma expectativa de condenação pelos seus atos cometidos, além disso hoje muitos ” mestres “, seminários, bispos, pastores, conferencistas, escritores, etc, etc, já estão com um pé dentro do inferno, pois ensinam o que não devem e praticam o que é abominável aos olhos de Deus e de Cristo, portanto o maior risco de se perderem, levando outros – por incrível que pareça – são os dias em que estamos vivendo, mas quando se abater a Grande Tribulação sobre o mundo, a foice Deus passará sobre a terra pois os seus cachos estarão maduros:
Apocalipse 14:18 Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!
Naqueles dias os juizos de Deus sobre o mundo, serão Seus mensageiros para que os homens se arrependam, busquem a Deus e sejam salvos.
Apocalipse 14:7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Uns vem pelo amor, outros pela dor e outras ainda por nenhum dos dois:
Apocalipse 9:20 Os outros homens, aqueles que não foram mortos por esses flagelos, não se arrependeram das obras das suas mãos, deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar;
Apocalipse 16:11 e blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras.
…
Romanos 9:22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
Portanto…
João 8:47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.
Aqui está o limiar entre os salvos e perdidos !
Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus em qualquer lugar ou época, mas quem não é de Deus não ouve Suas Palavras em nenhum lugar ou época, pois até no Reino Milenial de Jesus Cristo alguns se perderão :
Isaías 26:10 Ainda que se mostre favor ao perverso, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele comete a iniqüidade e não atenta para a majestade do SENHOR.
Isaías 65:20 Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.
…
Depois do Milênio o Diabo será solto, então os que sempre foram dele passará ao seu lado:
Apocalipse 20:3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.
7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão
8 e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar.
9 Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.
10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
…………………
Maranata !
Muito bom essa refutação feita pelo "José Nunes". Os "pós" apenas fazem confusões com os versiculos. Eu vi um debate onde um Bispo defenso do pós afirmou que Mateus 24, sobre a destruição de jerusalém, não iria mais acontecer, uma vez que ja aconteceu, portanto, aquela passagem ( na visao dele ) não pode mais ser aplicada a "Israel" e sim a igreja. Ele só não soube explicar, o por que " Jesus" não está reinado em jerusalém e nem por que satanás ainda esta "solto". O pos não entende que o arrebatamento é apenas para os servos fieis, para a igreja que se matevem firme ( Ap 3:10), eles acham que todos serão arrebatados, e que não ira ficar ninguem com o conhecimento de Deus. Eles acham que se a igreja não ficar, não haverá meios do evangelho ser propagado na GT, eles não veem os 114 mil, as duas testemunhas e o anjo. Me fez lembra de uma passagem bem antiga: Balaão e sua jumenta, essa passagem prova que quando Deus quer passar sua mensagem, não há nada que possa impedir, mesmo se o homem se negar. Eles confudem a "igreja" de hoje, com os covertidos dentro da GT que passam a fazer parte do corpo Cristo ( igreja ), esses são os que veem de Grande Tribulação. Eles também não entendem que o proposito do Ap é o Juízo de Deus obre os impios e contra Israel por sua reijeição ao "Messias". Eles não etendem que Deus ira restaurar Israel e estabelcer o reinado "teocratico" sobre toda a nação, e cumprir a promessa feita a Abraão. Eles não entendem que depois dos Mil anos, todos serão reunidos e estarão juntos por toda eternidade ao lado do Senhor. Na visão deles, esse arrebatamento pré, poem uma divisão entre: Igreja ( ir morar no céu para sempre) e Israel ( ficar na terra para sempre)…
Parabéns pelo artigo!
Tenho uma dúvida: Como se encaixa o texto de João 14 – 3. "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." Na teoria pós tribulacionista? Pois nessa teoria se crê que Jesus ao arrebatar a igreja nos ares, logo em seguida desce a terra pra estabelecer o milênio, correto?
Obrigado!
@Jean,
Olá irmão
Como você mesmo se referiu, o Pós-Tribulacionismo é apenas uma teoria e não uma verdade absoluta.
Cada teoria escatológica tem seus prós e contras, pois nenhuma tem como saber exatamente e detalhadamente como se dará o plano final que Deus estabeleceu para todos nós: cristãos e não cristãos.
Portanto, tanto o Pré-Tribulacionismo, quanto o Amilenismo e Midi-Tribulacionismo poderão explicar, sob a ótica de cada um deles, como se encaixa o texto de João 14:3.
O estudante da Palavra poderá se posicionar em qualquer uma dessas teorias, pois são só isso que elas são.
O que alerto a todos os leitores do blog, que independente das posições escatológicas adotadas, todos nós compareceremos diante do Senhor para prestarmos contas de nossas vidas e por isso o mais importante de tudo é o seguinte:
“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lucas 21:34-36)
Em Cristo
Irmão Jean,
Você se esqueceu, que a vinda do Senhor anunciada em Lucas 21:34-36, virá como um laço, para os habitantes da terra, os quais, não estarão vigiando. Não para o cristão vigilante! Pois este, além de saber interpretar os versos de (Luc. 21:34-35) sem susto, também conhece os dois principais sinais, antes da vinda gloriosa do Senhor!
A manifestação da APOSTASIA (1a besta) e do FILHO DA PERDIÇÃO – ANTICRISTO.
"Ninguém de maneira alguma vos engane; PORQUE NÃO SERÁ ASSIM SEM QUE ANTES VENHA A APOSTASIA, E SE MANIFESTE O HOMEM DO PECADO, O FILHO DA PERDIÇÃO". 2 Tes. 2:3
Abraços. E-mail: jaime.@hotmail.com
TEnho lido algumas postagens deste blog e tenho a lhes dizer que grande serão sua coroa no céu e este proposito de divulgar escatologia biblica e acontecimentos profeticos , é bençao demais.Jesus os abençoe..
A paz do Senhor.
Meus queridos…os versiculos citados pelos doutores da doutrina pré está totalmente equivocado. O contexto está falando sobre SALVAÇÃO X CONDENAÇÃO DO INFERNO = IRA FUTURA.
Não tem nada a ver com a ira descrita no livro do Apocalipse. Aliás este livro (apocalipse) o Senhor revelou para João cerca de 30 anos após a morte de Paulo e dos demais apóstolos.
Examine o contexto de Rm.1:18; 1ªTs. 1:10; 1ª Ts. 5:9 que as escamas vão cair… Deus abençoe os irmãos em Cristo.