2011
Quais as diferentes visões sobre o Arrebatamento? Pós-Tribulacionismo
Categoria (Métodos de Interpretação Profética) por Geração Maranata em 10-09-2011
Tag: meso-tribulação, pós-tribulação, pré-tribulação
Por Geração Maranata
- Arrebatamento Pré-Tribulacionista
- Arrebatamento Pós-Tribulacionista
- Arrebatamento Midi ou Meso-Tribulacionista
- Arrebatamento Parcial
- Sem Arrebatamento
Jesus nos advertiu sobre um tempo de grande tribulação tal como o mundo jamais viu e que ocorreria antes do seu retorno, leia Mt 24:3-31.
A linha escatológica Pós-Tribulacionista defende que a Igreja passará por essa Grande Tribulação predita por Jesus, porém ela (a Igreja) será preservada da ira, ou seja, receberá uma proteção sobrenatural a exemplo de Israel que permaneceu no Egito durante o juízo das pragas, porém não foi atingido por elas. Outros exemplos são os de Noé, Ló e dos cristãos de Jerusalém quando da destruição de 70 d.C, o Senhor providenciou meios, revelações e ajuda a Seus servos para que pudessem se proteger da ‘Ira’.
Isso é possível, pois “tribulação” e “ira de Deus” são diferentes. Enquanto a tribulação será experimentada por todos, a ira de Deus visará apenas os ímpios, no qual os cristãos salvos serão poupados; Ap.3:10 é citado para provar essa teoria, onde o Senhor promete nos guardar da hora da provação:
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Ap 3:10)
O Pós-Tribulacionismo também identifica a Igreja como sendo os santos da Tribulação:
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” (Apo 7:9, 13-14)
Nesta linha escatológica o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso são os mesmo eventos, não há distinção entre eles. O Arrebatamento só ocorrerá no final da Grande Tribulação e os crentes salvos e vivos serão arrebatados para se encontrar com o Senhor no ar e voltarão imediatamente com Ele à Terra.
Ressurgimento
Desde a década de 50 vários teólogos vêm abandonando outras posições escatológicas, como o Pré-Tribulacionismo e aderindo ao Pós-Tribulacionismo.
O motivo desse ressurgimento deve-se em parte por influência do ministro Batista George E. Ladd, Professor de Novo Testamento do Seminário Teológico Fuller. Ladd foi um defensor notável do Pré-Milenismo Histórico e crítico do ponto de vista Dispensacionalista. Escreveu alguns livros defendendo a tese Pós-Tribulacionista: “Crucial Questions About the Kingdom of God” (Questões Cruciais Sobre o Reino de Deus, de 1952), “The Blessed Hope” (A Bem-aventurada Esperança, de 1956) e “The Last Things” (As Últimas Coisas, de 1978).
George E. Ladd acreditava que o Pós-Tribulacionismo era o ponto de vista dos pais da Igreja e concluiu um estudo a esse respeito onde afirmou que: “Cada pai da Igreja que trata do assunto previa que a Igreja sofreria nas mãos do Anticristo”.
Principais Características
O Pós-Tribulacionismo utiliza o método de interpretação alegórico e por isso não faz distinção entre Israel e Igreja.
Crêem em duas ressurreições, sendo que a primeira será de todos os mortos salvos e ocorrerá no início do Milênio.
Quanto ao Reino de Deus, há Pós-Tribulacionistas que crêem que ele está presente nos corações dos homens (método alegórico) e há os que crêem em um Reino literal onde Cristo irá reinar nesta Terra.
Há Pós-Tribulacionistas que também são Pós-Milenistas e por isso crêem que Jesus voltará encerrando a Tribulação e também o Milênio e que ambos não têm tempo determinado, por esse motivo muitos ignoram a questão do Arrebatamento.
O Pós-Tribulacionismo nega:
– A doutrina da iminência (volta do Senhor a qualquer momento): ensina que vários sinais devem ser cumpridos antes que o Senhor possa vir.
– O cumprimento futuro da profecia de Daniel 9.24-27: alega que essa profecia já se cumpriu.
– O Dispensacionalismo: alega que o tempo chamado "tempo de angústia para Jacó" (Jr 30.7) também é para a Igreja e não só para Israel.
Alicerces Bíblicos
Arrebatamento e Segunda Vinda
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16-17)
O Pós-Tribulacionismo diz que somente Paulo mencionou que a Igreja seria tomada nos ares, e ele disse isso em apenas uma passagem da Carta aos Tessalonicenses. Por causa disso toda a discussão sobre Arrebatamento deve ter esses versos como fundamento.
Se esse é o único lugar nas Escrituras onde o Arrebatamento é mencionado, então todas as outras passagens que são citadas como base para o “Arrebatamento" têm que ter alguma conexão com este versículo.
Com base nesse argumento usam a passagem de Mateus 24:27-31, que julgam ser a mais próxima do Arrebatamento citado por Paulo:
“E, logo depois da aflição daqueles dias (Tribulação), o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos (Arrebatamento), de uma à outra extremidade dos céus.”
Com esses versículos fica provado que o Arrebatamento ocorrerá após a Tribulação, concluem.
Portanto, seria um equívoco perguntar quando o Arrebatamento ocorrerá, pois a Bíblia somente menciona a Vinda do Senhor e diz que quando Ele vier, nós seremos Arrebatados juntos para estar com Ele.
Logo, não existem dois eventos: Arrebatamento e Segunda Vinda. Há apenas um evento, por ocasião da Segunda Vinda os crentes serão Arrebatados. Dizem que a Bíblia não faz esta distinção, caso fosse um evento distinto, não usaria o termo ‘parousia’, que significa ‘Vinda’, mas sim a palavra ‘Arrebatamento’.
Outro argumento é que a Bíblia usa pelo menos duas outras palavras para descrever o retorno do Senhor e também não faz distinção entre elas: ‘apokalupsis’ que significa ‘revelação’ e ‘epiphaneia’ que significa ‘manifestação’. Ambas as palavras vem do grego e são usadas para descrever a esperança da Igreja e em passagens onde o assunto é a Segunda Vinda. Neste caso seria estranho que a Bíblia usasse três diferentes palavras (parousia, apokalupsis e epiphaneia) para descrever dois eventos diferentes e que estão separados por sete anos. Em outras palavras, seria confuso usar estas três palavras para falar de dois eventos diferentes, sem procurar distingui-los.
Tribulação
Outro grande argumento dos Pós-Tribulacionistas é a promessa de que a Igreja passará pela Tribulação.
Passagens usadas como base:
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. (Mateus 24.9-11)
Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações. Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. (Marcos 13.9-13)
E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos. Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco? (Lucas 23.27-31)
Crêem que esses versículos são dirigidos à Igreja e não à Israel, como querem os Pré-Tribulacionistas. Outras passagens usadas como argumentos:
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15.18,19)
Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16.1,2,33)
Segundo o Pós-Tribulacionismo, diante de todas essas promessas de uma Tribulação fica impossível dizer que a Igreja será Arrebatada antes desse período.
Todos esses argumentos são ainda mais fundamentados pela citação de perseguições presentes em Atos, das quais a Igreja foi vítima como cumprimento parcial daqueles alertas:
E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia grande perseguição contra a Igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto. E Saulo assolava a Igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. (At 8.1-3)
E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. (At 11.19)
Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus. (At 14.22)
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; (Rm 12.12)
Ressurreição
Segundo o Pós-Tribulacionismo a ressurreição dos santos mortos ocorrerá por ocasião do Arrebatamento da Igreja, usam o versículo de Tessalonicenses como base bíblica:
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. (l Ts 4.16).
Conseqüentemente, o Arrebatamento está junto com a ressurreição.
Outro argumento é as passagens que falam sobre uma ressurreição de santos mortos (primeira ressurreição) elas sempre estão associadas à Vinda do Senhor:
Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. (Is 26.19),
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? (Rm 11.15),
E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no Reino de Deus. (Lc 14.14,15)
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (Ap 20.4-6),
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. (Ap 11.18),
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Dn 12.1-3).
Os Pós-Tribulacionistas afirmam que as passagens do Antigo Testamento provam que a ressurreição dos santos ocorrerá com a Revelação de Cristo antes do Reino Milenar, logo a ressurreição da Igreja será junto com a ressurreição de Israel. Então a ressurreição da Igreja marca a hora do Arrebatamento.
Parábola do trigo e do joio
"Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro" (Mt 13.30).
Os Pós-Tribulacionistas entendem que os anjos irão agrupar o joio no final dos tempos, mas só transladarão (arrebatar) a Igreja, representada pelo trigo do campo, deixando o joio confinado para julgamento.
As Setentas Semanas de Daniel
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. (Daniel 9.24-27)
Segundos os Pós-Tribulacionistas a profecia de Daniel 9.24-27 já foi cumprida em sua totalidade, não havendo intervalo entre a sexagésima nona e a septuagésima semana da profecia. Dizem que todo o plano ali determinado já teve seu cumprimento concluído no ano 70 a.C. com a destruição de Jerusalém.
Argumentam que se existissem "espaços" entre as semanas a profecia seria vaga, ilusória e enganosa.
As "sessenta e nove semanas" ("sessenta e duas semanas" + "sete semanas"), chegaram “até o Messias”, ou seja, até o início de seu ministério. Na verdade a última das "setenta semanas" proféticas começou com João Batista e sua pregação pública sobre o Reino de Deus e quando Cristo foi batizado, tentado e começou também a pregar meses depois.
A primeira metade da semana (3 anos e meio) foi usada para pregar o evangelho do Reino. Na metada da semana ocorreu a Páscoa ou quatrocentos e oitenta e seis anos e meio depois "do mandamento para restaurar e construir Jerusalém".
Cristo, de acordo com essa teoria, é Aquele que confirma a Aliança, e no período de Seu ministério as seis grandes promessas de Daniel 9.24 foram cumpridas: cessar a transgressão, dar fim aos pecados, expiar a iniqüidade, trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia e ungir o Santíssimo.
Portanto, esses sete anos, adicionados aos quatrocentos e oitenta e três anos, somam quatrocentos e noventa anos (70 semanas), de modo que toda a profecia, desde os tempos e acontecimentos correspondentes, foi cumprida ao pé da letra.
2 Tessalonicenses 1:5-10
Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do Reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).
Nesses versículos os Pós-Tribulacionistas afirmam que Paulo está indicando claramente que Deus dará aos crentes o descanso quando Jesus vier em chamas de fogo, trazendo retribuição. Então Paulo diz que os descrentes irão pagar as penalidades, "quando ele vem para ser glorificado nos santos naquele dia". Concluem que não há dúvida de que a Vinda para os santos e a Vinda para executar vingança são a mesma Vinda.
2 Tessalonicenses 2:1-3
Ora, irmãos, rogamo-vos, pela Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
Nestes versos Paulo volta ao assunto ‘Segunda Vinda’. Ele o faz dizendo "quanto à Vinda do nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele". Então ele diz que o Dia do Senhor "não virá sem que primeiro venha a apostasia, e o homem da iniqüidade seja revelado, o filho da destruição".
Segundo o Pós-Tribulacionismo esta é a mais clara negação do Arrebatamento "a qualquer momento" – iminente – que alguém possa imaginar.
Dizem que esta passagem fala por si mesma, pois parafraseando o que Paulo está dizendo, teríamos: "Quanto à sua Vinda e a nossa reunião com ele, isto não acontecerá até…".
Então, colocando dessa forma, fica subentendido que Paulo liga a Vinda do nosso Senhor com a nossa reunião com Ele (Arrebatamento), porque ele está falando sobre ambos, logo não se trata de dois eventos separados.
Concluem que seria estranho Paulo alertar que o anticristo precisaria vir primeiro, pois eles não estariam ali para ver, neste caso Paulo deveria alertar que primeiro haveria o Arrebatamento.
Apocalipse 20:4-5
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Está claro para todos que, os eventos mencionados nos versos acima, ocorrerão depois da Tribulação, pois pessoas estão assentadas no trono reinando com Jesus. Com base nessa premissa, os Pós-Tribulacionistas afirmam que isto é a Primeira Ressurreição. Se o Arrebatamento é precedido pela Ressurreição dos crentes (1Ts 4:15-17; 1Co 15:52), e isto é a Primeira Ressurreição, então o Arrebatamento deve ser depois da Tribulação.
1 Coríntios 15:50-55
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Esta passagem e a de 1 Ts 4:17 (“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”) são provavelmente as passagem mais conhecidas para as pessoas em geral, em relação ao Arrebatamento.
Porém, os Pós-Tribulacionistas, sustentam que a passagem de 1 Coríntios 15:50-55 não se refere ao Arrebatamento. Dizem que Paulo enfatizou que iriam acorrer os seguintes eventos: o soar da trombeta, os mortos ressuscitarão e os vivos seriam transformados "num piscar dos olhos". Não há menção de um Arrebatamento.
O motivo pelo qual as pessoas relacionam essa passagem a existência de um Arrebatamento é a expressão "num piscar dos olhos", porém o que Paulo quis dizer é que num piscar de olhos seremos transformados e não ‘Arrebatados’.
1 Coríntios 15:23-24
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua Vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
Os Pós-Tribulacionistas argumentam que esta passagem mostra os seguintes tipos de ressurreição: do Senhor; a primeira (geral) ressurreição e então seguirá a segunda ressurreição.
Com isso a teoria Pré-Tribulacionista de que haverá múltiplas ressurreições dentro da Primeira Ressurreição é eliminada.
O argumento: se a ressurreição dos "que são de Cristo na sua Vinda" ocorre no Arrebatamento, então a "Primeira Ressurreição" de João (Ap 20:5) também ocorre no Arrebatamento. E se realmente "os que são de Cristo na sua Vinda" é uma referência a Segunda Vinda, então nem Paulo não menciona o Arrebatamento ou o Arrebatamento ocorre na Segunda Vinda. Que esta última é a verdadeira sabe-se porque é demonstrada pelo relato no livro de Apocalipse que mostra que aqueles que morrem durante a Tribulação, certamente seriam incluídos em "os que são de Cristo".
Mateus 24:29-31
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Os Pós-Tribulacionistas se baseiam nesta passagem para sustentar a tese de que o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento.
Não crêem que Jesus estava falando apenas para os judeus, como sustentam os Pré-Tribulacionistas, mas também para a Igreja que iria ser formada após sua ascensão. Jesus falou essas palavras aos discípulos que seriam a fundação da futura Igreja. Seria um absurdo achar que tudo Jesus falou e ensinou nos Evangelhos foi apenas para os judeus e sem aplicação para a futura Igreja.
O discurso de Jesus foi para responder a uma pergunta: "Que sinal haverá da sua Vinda, e o fim dos tempos?" Jesus respondeu descrevendo a Grande Tribulação, sua Vinda nas nuvens, o som de trombetas e a reunião dos eleitos (Arrebatamento).
Lucas 17:26-31
E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
Segundo os Pós-Tribulacionistas, Jesus está mostrando que Deus virá em juízo no mesmo dia em que os crentes serão salvos: "Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar".
2 Pedro 3:8-15
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a Vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Um dos argumentos Pós-Tribulacionista é que Pedro usa a expressão "como um ladrão" que é geralmente usada em referência à Segunda Vinda de Cristo.
Pedro descreve o evento dando a impressão de que os crentes estarão esperando ‘Aguardando, e apressando-vos para a Vinda do dia de Deus ‘ e que estão conectados com a promessa de Deus ‘O Senhor não retarda a sua promessa’.
Pedro também declara que Paulo escreveu sobre essas coisas em suas epístolas.
Então concluem que se os eventos desta passagem ocorrem na Segunda Vinda, e se estes eventos eram o que os crentes nesta epistola estavam esperando, então a nossa esperança e a nossa expectativa é a Segunda Vinda e não o Arrebatamento: "O Senhor não retarda a sua promessa… mas o Dia do Senhor virá…", ou seja, a promessa será cumprida no Dia do Senhor.
Finalizam dizendo que a Igreja deve esperar ver estes eventos acontecerem e deve procurar estar preparada quando Ele vier. Isto dificilmente pode ser aplicado na visão Pré-Tribulacionista.
Proponentes
Alguns proponentes dessa escatologia são: Benjamin Newton, George Muller, William Booth (fundador do Exército da Salvação) e Charles Spurgeon.
Leia também:
Ponto de Vista Pós-Tribulacionista
Para saber mais:
Artigos do site www.projetoomega.com
Arrebatamento Pós-Tribulacionista: Uma Exegese De 2 Tessalonicenses 2:1-3 – www.postribulacionismo.blogspot.com/2010/05/por-pr.html
.
Fontes:
“A teologia do Novo Testamento” – George Ladd
“O Arrebatamento Pós-Tribulacional” – Willian Arnold III
"Manual de Escatologia" – Dwight Pentecost
Bíblia de Estudos Profecias – Ed Atos
http://escatologiacrista.blogspot.com/
http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/Arrebatamentosecreto_samuel.htm
Amado! nós defedemos o Evangelho do nosso Salvador (Cristo = o Messias),está escrito em Mateus 24;29-31,fala da vinda dele,depois da Grande tribulação.só depois da grande tribulação,nós poderemos dizer que o messias (Salvador),virá a qualquer momento. Em João 17;15, " Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal ". não tem na bíblia,nenhum livro,que sustente os ensinos pré-tribulacionistas. Nosso Salvador,disse para nós termos cuidado,com os falsos profetas, "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos". (Mateus 24:11). Deus te abençoe.
amado quando o messias fala que assim como guardastes os meus madamentos,te guardarei na hora da tentação que virá sobre o mundo,ele está falando da ira dele. por que não nos destinou para ira e sim para a salvação como esta em (1 tessalonicenses 5;9). fique com Deus.
@Rosa,
Shalom, obrigado por seu comentário!
O objetivo do blog é apresentar todas as posições escatológicas sobre as diversas teorias existentes.
Todas de certa forma tem seus prós e contras. Também não se pode afirmar que alguma delas está correta ou mesmo TODAS podem estar erradas.
Cabe a cada um se posicionar em alguma dela.
Mas uma coisa posso afirmar: seja antes, durante ou depois o fato é que todos devemos estar preparados como disse nosso Senhor: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” Lucas 21:36
Maranata!
ANALISANDO A TEORIA PRÉ-TRIBULACIONISTA
Esta obra, não tem a pretensão de ser pejorativa a nenhum grupo teológico no entanto, é impossível manifestar a luz da verdade, sem ferir as trevas do engano.
A ORIGEM DO PRÉ-TRIBULACIONISMO
A maioria teológica atribuem a teoria do pré-tribulacionismo, a John N. Darby, pregador anglicano que se tornou fundador dos Irmãos de Plymouth, pregadores do dispensacionalismo por volta dos anos de 1830. Porém, a idéia pré-tribulacionista é bem mais antiga, estava presente desde o antigo testamento na interpretação de Moisés, antes da saída do povo de Deus do Egito.
Ver Link: http://estudosbiblicosjj.blogspot.com.br/p/diversos.html
A ESCOLA PRÉ, defende a tese que a Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação. Essa teoria, apresenta três vindas de Jesus, além da primeira quando se fez carne, mais duas vindas do Senhor.
1 -A PRIMEIRA VINDA FASE OU ETAPA DA VINDA DE JESUS (?)
Essa primeira fase da vinda, os pré a chamam de secreta, ou vinda súbita e imperceptível p/ o mundo, antes da Grande tribulação. Para isso, eles baseiam-se em duas passagens bíblicas principais: Jesus virá como o ladrão (Lc. 12:37-40). Jesus virá como o relâmpago.
“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”Mt. 24:27
-O que os pré acertam?
A vinda “súbita de Jesus” baseada tanto na surpresa do ladrão, quanto na velocidade do relâmpago!
-O que os pré erram?
Baseados “na presença” do ladrão e do relâmpago. Nesse quesito, a vinda de Jesus jamais pode ser considerada “secreta e imperceptível ao mundo”; pois, nem sempre a ação do ladrão passa despercebida diante de testemunhas; e jamais um relâmpago é secreto; pois, pode ser percebido por multidões de pessoas na Terra. Portanto, a interpretação pré mediante esse ângulo, se mostra forçada.
O que dizem as Escrituras sobre a vinda do Senhor visível, sonora e inconfundível?
Base bíblica do A.T.
“O Senhor desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; E TODOS OS CONFINS DA TERRA VERÃO A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS”. Is. 52:10
Base bíblica do N.T.
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; E TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO, E VERÃO O FILHO DO HOMEM, VINDO SOBRE AS NUVENS DO CÉU, COM PODER E GRANDE GLÓRIA”. Mt. 24:30
“EIS QUE VEM COM AS NUVENS, E TODO O OLHO O VERÁ, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Ap. 1:7
Outro erro dos pré: Eles costumam usar a mesma passagem do relâmpago, para pregar também “uma volta súbita” de Jesus para o céu (Trono de Deus) no arrebatamento da Igreja.
As Escrituras jamais citam que no momento do arrebatamento, Jesus voltará subitamente para o céu com a Igreja Porém, elas afirmam que o Senhor, virá para executar os Juízos de Deus, arrebatar os salvos e permanecer na Terra. para o seu Reinado Milenar.
Base bíblica do A.T.
“Assim diz o Senhor: VOLTAREI PARA SIÃO, E HABITAREI NO MEIO DE JERUSALÉM; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo”. Zac. 8:3
Base bíblica do N.T.
“POR ISSO DEIXARÁ O HOMEM SEU PAI E SUA MÃE, E SE UNIRÁ A SUA MULHER; E SERÃO DOIS NUMA CARNE.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja”. Ef. 5:31-32
Como também, todos os versos bíblicos relacionados à vinda do Senhor, mencionam apenas a sua vinda súbita, e não uma volta súbita para o céu (Trono de Deus). Aqui está mais outra falácia dos pré.
“E, como foi nos dias de Noé, assim será também A VINDA do Filho do homem”. Mt. 24:37
“Não vos deixarei órfãos; VOLTAREI PARA VÓS.”Jo. 14:18
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, E QUE HÁ DE VIR, o Todo-Poderoso”. Ap. 1:8.
Conforme vimos, não existe em toda a bíblia, nenhum versículo afirmando que na ocasião do arrebatamento, Jesus “VOLTA” com a Igreja para o céu (Trono de Deus). Isso foi ensino errôneo que os pré herdaram de Lutero, o qual trouxe do Catolicismo para o meio protestante há 500 anos atrás. Porém, Jesus na ocasião de sua vinda para o arrebatamento, ajuntará seus escolhidos, do oriente ao ocidente nas nuvens e nos ares e os levará para a Jerusalém Celestial no Monte de Sião.
Bases bíblicas do A.T.
“E os resgatados do Senhor voltarão; E VIRÃO A SIÃO COM JÚBILO, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”. Is. 35:10
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente;
E TRÁ-LOS-EI, E HABITARÃO NO MEIO DE JERUSALÉM; e eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus em verdade e em justiça”. Zc. 8:7-8
Base bíblica do N.T.
“MAS CHEGASTES AO MONTE SIÃO, E À CIDADE DO DEUS VIVO, À JERUSALÉM CELESTIAL, e aos muitos milhares de anjos”. Heb. 12:22
Continua…
2- A IGREJA SERÁ LEVADA AO TRIBUNAL DE CRISTO P/ RECEBER SEUS GALARDÕES NO CÉU (?)
Os pré afirmam categoricamente que sim, que após o arrebatamento antes da Gr. Tribulação, a Igreja será levada ao Tribunal de Cristo no céu, quando durante os sete anos da G.T. ela receberá seus galardões(?).
O erro dos pré:
a. O Tribunal de Cristo, não acontecerá antes dos sete anos da última semana, mas somente após a vinda de Jesus, o toque das sete trombetas, o arrebatamento, as sete taças da Ira de Deus, e depois da Batalha do Armagedom. Ap. 20:4.
b. O Tribunal de Cristo, não será realizado no céu (Trono de Deus), como fantasiosamente pregam os pré, mas no Monte de Sião, debaixo desse “primeiro céu”.
Bases bíblicas do A.T.
“Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele.
CHAMARÁ OS CÉUS LÁ DO ALTO, E A TERRA, para julgar o seu povo”. Sl. 50:3-4
“Pois ali estão OS TRONOS DO JUÍZO, os tronos da casa de Davi”. Sl. 122:5
Base bíblica do N.T.
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, ENTÃO SE ASSENTARÁ NO TRONO DA SUA GLÓRIA”
E TODAS AS NAÇÕES SERÃO REUNIDAS DIANTE DELE, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas”. Mt. 25:31-32
c. O Tribunal de Cristo, não será para galardoar a Igreja, mas para separar os bodes das ovelhas. Nele, as ovelhas serão convidadas a possuir o Reino Milenar (Mat. 25:34), e os bodes serão excluídos dele (Ap. 20:5-6).
Ao passo que, os galardões, serão distribuídos somente dentro do Reino Milenar, após o Senhor tomar o mundo de Satanás na Batalha do Armagedom, antes do Tribunal.
“E aconteceu que, voltando ele, DEPOIS DE TER TOMADO O REINO, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando”. Luc. 19:15
3. A IGREJA IRÁ PARA AS BODAS DO CORDEIRO NOS SETE ANOS DA GR. TRIBULAÇÃO (?)
Não, os pré erram também em mais esse quesito:
a. As Bodas do Cordeiro, jamais acontecerá nos sete anos das duas bestas (não existe nenhuma base bíblica para isso), mas somente após o final da Gr. Tribulação, depois da Batalha final, a do Armagedom, e após o Tribunal de Cristo. Ap.19:7-8.
b. A Gr. tribulação não será somente de sete anos, mas a cronologia bíblica mostra que a G.T. chegará perto dos 21 anos.
Os sete anos mencionados por Daniel, nem é chamado de Gr. tribulação, como também eles não representam toda a G.T; apenas, destaca os sete anos últimos de aflições para “O POVO DE DEUS” (Dn. 9:24 e 27), dentro da Gr. Tribulação. Aliás, os 69 anos antes, das mesmas setenta semanas, foram de aflições para o povo de Deus, e não para o mundo, conforme interpretam erroneamente os pré.
Note que o Senhor Jesus, falou “das aflições daqueles dias” para seu povo (Mt. 24:9-10), antes de sua vinda, no verso (29).
“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”. Mt. 24:29-30
c. Portanto, nos sete anos das duas bestas a Igreja ainda estará no mundo, e passará pela perseguição mundial nos 42 meses da 1ª besta (Ap. 13:7), depois será levada ao deserto, onde será protegida por 1.260, quase todo o período da 2ª besta – anticristo (Ap. 12:6); voltando ao cenário mundial; a exemplo de José no Egito, a Igreja também terá a missão de alimentar com “o pão da vida”, a pregação do Evangelho, os remanescentes israelitas, até ao tempo da sétima ou última trombeta, o do arrebatamento. Somente nesse tempo, que a seara da terra, estará madura e completa, formando com os israelitas, “UM SÓ CORPO – O ISRAEL DE DEUS”.
4. A SEGUNDA FASE OU ETAPA DA VINDA DE JESUS (?)
Mais outra falácia dos pré: Eles ensinam que nessa segunda fase da vinda de Jesus, Ele descerá do céu com seus santos (a Igreja), e todo olho o verá, para o reinar o Milênio na terra (?); citando um verso indefinido de Judas.
“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos”. Jud. 14
O que diz as Escrituras?
Baseado em versos definidos, Elas afirmam que Jesus virá acompanhado dos “seus santos anjos”, tanto na sua próxima vinda…
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, E TODOS OS SANTOS ANJOS COM ELE, então se assentará no trono da sua glória”. Mat 25:31
Como também ao final da Gr. Tribulação quando Ele descerá do céu, não com sua Igreja mas, com “seus exércitos de anjos”, em cavalos brancos na região de Jerusalém, para a Batalha do Armagedom.
Apoc. 19:
“11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro”.
Além desses erros grosseiros acima, a teoria pré-tribulacionista esbarra no seu maior erro:
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.
Os pré, não conseguem apresentar nas Escrituras, uma ressurreição de cunho global, “ANTES DO ÚLTIMO DIA, ou consumação dos séculos”. Pois o Senhor Jesus, ensinou várias vezes que até ao fim deste século mau, haverá somente uma ressurreição global (Mt. 24:31- 1Co. 15:51-52 – 1 Ts. 4:16-17).
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer: e eu o ressuscitarei no último dia”. Jo. 6:44 – 39,40,45 e 54.
Jesus foi claro a dizer que estaria com sua Igreja, não até antes, nem até ao meio da Gr. Tribulação, mas até a consumação dos séculos.
“Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”. Mt. 28:20.
Os pré querem a todo o custo que haja um arrebatamento, antes da RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA, independente da ordem bíblica. No entanto, a ordem da ressurreição foi colocada “ANTES” do arrebatamento…
“…E os que morreram em Cristo RESSUSCITARÃO PRIMEIRO.
depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1Ts. 4:16-17
João ao apresentar a mesma RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA relatando os últimos acontecimentos do Apocalipse, e claramente a chamou de PRIMEIRA RESSURREIÇÃO
“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. ESTA É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO”. Ap. 20:5
Anulando qualquer possibilidade de haver uma outra ressurreição ou outro arrebatamento global, antes ou no meio da Gr. tribulação, conforme querem os pré, e também os meso-tribulacionistas. Portanto, essa ordem, é outra grande barreira contra a teoria pré, pois Jesus, ou seus discípulos, jamais ensinaram “UMA SEGUNDA RESSURREIÇÃO PARA SALVOS”.
Uma vez que, não há nas Escrituras nenhuma menção de outra ressurreição global, até ao fim desse século mau; e sim, apenas uma ressurreição e um arrebatamento, o do último dia; a teoria pré, e meso, por si só, se anulam no tema RESSURREIÇÃO, pois se a Igreja fosse mesmo arrebatada antes da G.T. então, não haveria mais nem ressurreição e nem arrebatamento global para os israelitas, mortos e vivos no Senhor, os quais, se converterão no período da Ira do Cordeiro (Apoc. 9:4).
Para mascarar essa realidade, os pré apenas mesclam uma ressurreição mágica ao seu arrebatamento teórico, citando os versículos preferidos (1Co. 15:51-52 e 1ts. 4:18-17), sem mencionar para os leigos, que quanto ao tempo profético, eles pertencem A RESSURREIÇÃO DO ÚLTIMO DIA.
E ainda, a pregação pré e meso ignoram que, os israelitas como ramos naturais da Oliveira, também farão parte da mesma promessa e portanto, participarão novamente da Igreja, a partir de sua conversão, na vinda de Jesus no período da Ira do Cordeiro.
“E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E ASSIM TODO O ISRAEL SERÁ SALVO, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades”. Rm.11:23; 25 e 26
Nesse tempo, muitos deles ainda serão degolados pelo anticristo, por amor do Senhor na pregação do Evangelho aos seus, até ao tempo da última trombeta, o tempo do arrebatamento. Portanto, os remanescentes israelitas, também hão de ressuscitar na primeira ressurreição, e os vivos salvos, hão de ser aperfeiçoados – arrebatados nesse tempo, juntamente com “A IGREJA GENTÍLICA”, nas nuvens a encontrar com o Senhor nos ares.
“Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, PARA QUE ELES SEM NÓS NÃO FOSSEM APERFEIÇOADOS”. Hb. 11:40.
Que Deus tenha misericórdia dos que aprendem profecias erradamente, como também daqueles que ensinam conscientemente o engano profético.
Jaime e Júlio – Curitiba Pr. Receba gratuitamente os sete gráficos do Apocalipse – SEMINÁRIO ESCATOLÓGICO PÓS-TRIBULACIONISTA GRATUITO – Email Jaime.ap@hotmail.com
@Jaime e Júlio,
Amado Irmão em Cristo,
Conforme explicado no comentario anterior(http://geracaomaranata.com.br/2011/04/arrebatamento-pre-tribulacionista/#comment-10001), mais importante do que debates teológicos baseados em teorias escatológicas é estarmos preparado para sermos dignos de estar diante do Trono do Cordeiro: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lucas 21:36)
Reafirmo que, apesar das diferenças, adoramos ao mesmo Deus, cremos na salvação em Jesus Cristo e temos a mesma bendita esperança: a Volta de Cristo (Tito 2:13).
Isso, na minha visão, é o que importa.
Maranata!
Irmãos, concordo com a posição Pré-Tribulacionista, assim como não tem um versículo para confirmar o pre, não tem para os pos, também, fica por conta da interpretação, onde a lógica favorece o pré.
Para os pos: Qual seria a finalidade de arrebatar a igreja, se Cristo já voltou? ele ficaria aqui e nós no céu?
esta cor de fundo mamarelo doi minha vista kk seria bom por uma cor de fundo branca e almentar as letra k
Olá
O fundo dos posts é branco e o tamanho da letra é 14. Talvez vc tenha que ajustar a configuração do seu micro.
Fica na Paz.
A paz do Senhor Jesus aos irmãos em Cristo.
Digo sem sombra de dúvidas, baseado na bíblia, que o Senhor virá depois da grande tribulação. Ao contrário do que lhe disseram MAGNO existem muitos versículos dizendo claramente que Jesus virá depois da grande tribulação. Veja alguns:
MATEUS 24:21,29-30… Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. 29 E, logo depois da aflição daqueles dias, … 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem… E verão o Filho do homem…
MARCOS 13:19… Porque naqueles dias haverá uma aflição tal,… 24… Depois daquela aflição, … 26 E então verão vir o Filho do homem nas nuvens…
Que o Senhor continue alertanto os seus servos sobre os riscos de pregarem contra a profecia para que não venha ter o nome riscado do livro da vida. Quem prega pré-tribulação e mid-tribulação está se expondo a JUIZOS CONDENATÓRIOS.
Veja:
APOCALIPSE 22:18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Tenho dois estudos (de 167 a 200 páginas), fundamentando na bíblia que o Senhor virá VISÍVEL UMA SEGUNDA E ÚNICA VEZ DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO. LEIAM http://WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
apsjc.
O ensino racional dispensacionalista do qual faz parte a pré-tribulação foi inventado pelos teólogos e falsos profetas John Nelson Darby, (1800/1882) e adotado por Cyrus Ingerson Scofield (1843/1921). Esse ensino é uma HERESIA APOSTATA. Todos os seus muitos tentáculos doutrinários humanos contém desprezo ao que o Senhor ensina nas sagradas escrituras.
Infelizmente essas filosofias têm sido amplamente aceitas em quase todas as igrejas evangélicas. Alguns por não conhecer a verdade sobre essa filosofia teológica acham que é o “mais certo”.
Muitos evangélicos esquecem que frente à bíblia NÃO EXISTE O MAIS CERTO, pois uma doutrina se é bíblica ELA É TOTALMENTE CERTA, É VERDADEIRA.
Se algo contém fermento HUMANO OU DEMONÍACO não é o mais certo, nem menos certo, É SIMPLESMENTE ERRADO, HERÉTICO, IDÓLATRA, porque contém desrespeito à palavra de Deus.
Vejamos alguns dos inventos dos teólogos dispensacionalistas Darby e Scofield para sabermos por que eles apostataram da fé bíblica ao ensinarem as mentiras abaixo listadas:
Pregam que haveria salvação por obras da lei de Moisés durante a grande tribulação, mas a bíblia ensina que a lei não pode salvar a ninguém. Jesus é o único caminho de salvação:
GÁLATAS 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada;
JOÃO 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”;
GÁLATAS 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 30 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei…
ROMANOS 9:31,32 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço.
Pregam que o Senhor estará salvando somente Judeus, no período da grande tribulação, MAS a bíblia ensina que haverá salvação de Judeus e de gentios durante toda a grande tribulação. Deus não faz acepção de pessoas para salvar.
Pregam por erro que a IRA SERIA A GRANDE TRIBULAÇÃO, mas a bíblia ensina que a ira, o lagar da ira, o dia da ira é uma referência julgamento dos condenados no tribunal de Cristo, tendo como consequência o lago de fogo eterno. A ira não é coisa passageira sobre o corpo físico, mas uma condenação sobre espíritos no lago de fogo eterno:
APOCALIPSE 20:15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi LANÇADO NO LAGO DE FOGO. (14)… Esta é a segunda morte;
O senhor destinou o homem para vida eterna, para o louvor da sua gloria.
I TESSALONICENSES 5:9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo;
ROMANOS 2:5-6,7 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesoura ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus 6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: 7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; 10 Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem…;
Como vemos aqui, o dia da ira está relacionado com a condenação. Terá a confirmação na “manifestação do juízo de Deus”.
I TESSALONICENSES 1:10 E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
Pregam salvação durante a grande tribulação sem a presença do sangue do cordeiro, sem o Espírito Santo. No entanto, a bíblia é clara em dizer que sem o Espírito Santo não há salvação. Quem não tem o Espirito não pertence a Cristo, portanto não teria o selo da redenção:
EFÉSIOS 4:30 … O Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção;
EFÉSIOS 1:7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça;
ROMANOS 8:9 …Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele;
João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer… Do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Pregam o erro pelo qual Jesus viria em segredo, INVISÍVEL, antes da grande tribulação, e levaria o Espírito Santo e a igreja, mas a bíblia ensina o que Jesus virá visível na segunda vez:
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo,…, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
I TIMÓTEO 6:14-15 Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; 15 A qual a seu tempo mostrará…
II TESSALONICENSES 1:10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem…;
LUCAS 17:24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia;
MATEUS 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
APOCALIPSE 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá…
Pregam por erro que Jesus viria invisível e daria a coroa da justiça APENAS PARA OS SALVOS antes da grande tribulação, e os judeus salvos durante a grande tribulação receberiam a coroa da justiça na vinda VISÍVEL DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO. No entanto, ensina a bíblia que TODOS OS SALVOS RECEBERÃO A COROA DA JUSTIÇA, “juntos”, de uma só vez, no dia do Senhor. Jesus aparecerá na segunda vinda a todos os salvos, “AOS QUE O ESPERAM” para serem “reunidos” com o Senhor:
II TIMÓTEO 4:8 Desde agora, a coroa da justiça… O Senhor,… Dará naquele dia;… A todos os que amarem a sua vinda.
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo,…, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
Pregam erradamente que Jesus viria antes da grande tribulação, outros dispensacionalistas dizem que Jesus viria no MEIO da grande tribulação. No entanto, a bíblia ensina que Jesus virá a “segunda vinda” somente depois da grande tribulação e dará a coroa da vida a todos os salvos:
MATEUS 24:21… Porque haverá então grande aflição, E, logo depois da aflição daqueles dias,… Então verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos,… (Mc13:5,26,27)
Pregam que Jesus viria ao ser tocado a quarta trombeta, mas O Espírito Santo diz que Jesus virá durante/ante o toque da sétima trombeta:
APOCALIPSE 10:6,7 E jurou … Que não haveria mais demora; 7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus,…
(Segredo de Deus porque somente Deus Pai sabe o dia e a hora que ocorrerá o arrebatamento).
I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Pregam que haverá salvação após a ressurreição do corpo de Cristo, mas Jesus disse que depois do arrebatamento, da “reunião”, dos salvos com Cristo, não haverá mais salvação, (tal qual conhecemos hoje), porque a porta de salvação estará fechada:
MATEUS 25:10-12 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também às outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço;
CÂNTICOS 5:6 Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.
Pregam por erro que Jesus viria antes da presença do anticristo, mas o Senhor Jesus, o apóstolo Paulo, o apóstolo João pregam que Jesus virá somente depois de está presente o anticristo no lugar santo. O anticristo será conhecido somente depois de iniciada a grande tribulação. Paulo, pelo Espírito, ensinou que crer numa segunda vinda de Jesus antes da manifestação do anticristo seria nos deixar ENGANAR:
MATEUS 24:15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
II TESSALONICENSES 2:… Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha à apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição;
I JOÃO 2:18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo,...
Pregam por erro que o arrebatamento seria num abrir e fechar de olhos, seria rápido como um relâmpago, mas a bíblia ensina que é a transformação, o recebimento de corpos espirituais, que será como um piscar de olhos. O que é como um relâmpago é a visibilidade nas nuvens da segunda vinda:
I CORÍNTIOS 15:51… Todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos,…;
LUCAS 17:24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia;
MATEUS 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pregam por erro que Jesus viria escondido e não eliminaria o anticristo. No entanto, a bíblia ensina que o Senhor eliminará o anticristo quando Jesus vier glorioso, na sua segunda vinda:
II TESSALONICENSES 2:8;… O iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
Pregam por erro que Jesus viria e não prenderia o “dragão”, apenas levou às escondidas a igreja, mas a bíblia ensina que é na segunda vinda de Jesus que o Senhor prenderá o adversário:
APOCALIPSE 20:2,3 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
Pregam erradamente que haverá duas ressurreições de Justo, mas a bíblia ensina que haverá somente uma:
LUCAS 14:14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.
APOCALIPSE 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte…
Pregam contrários à bíblia ensinado que Jesus viria secretamente, e não estabeleceria o reinado milenar. Jesus somente estabeleceria o reino numa terceira vinda não prevista. No entanto, a bíblia diz que ao som da sétima trombeta, na segunda vinda, os reinos vieram a ser do Senhor:
MATEUS 25:31(b) E quando o Filho do homem vier em sua glória,… Então se assentará no trono da sua glória;
APOCALIPSE 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
Pregam por erro que haveria ressurreição de vivos-salvos antes dos salvos que serão mortos durante a grande tribulação, mas a bíblia ensina que os salvos que morreram fisicamente ressuscitarão primeiro:
I TESSALONICENSES 4:16… Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Pregam por erro que haveria um arrebatamento secreto da igreja e um arrebatamento ao vivo de Judeus, mas a bíblia ensina que os filhos de Israel, (os judeus salvos e os gentios salvos), serão arrebatados juntos, subirão juntos para encontrar com Jesus, nas nuvens:
OSEIAS 1:10-11 Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo. 11 E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.
Pregam por erro que Jesus viria junto com a igreja para buscar a igreja. No entanto, a bíblia ensina que Jesus virá JUNTO COM OS SEUS SANTOS ANJOS para buscar a sua descendência única, para reunir TODOS OS SALVOS:
MATEUS 25:31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, “e todos os santos anjos com Ele”, então se assentará no trono da sua glória;
LUCAS 9:26-27… ”O Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.”
Pregam por erro que haveria uma boda de sete anos, (pré-tribulacinistas), ou de três anos e meio, (mid-tribulacionistas). No entanto, a bíblia ensina que o casamento, a união, o desposa do corpo de israelita de Cristo com Jesus será um casamento eterno:
OSEIAS 2:19-20 E desposar-te-ei comigo ”para sempre”; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor;
Pregam por erro que a igreja não passará pela grande tribulação. No entanto, a bíblia ensina que a igreja estará na grande tribulação. Se ela não estivesse na grande tribulação não teria como cumprir a profecia do sofrimento, mortandade de servos, não haveria salvação durante a grande tribulação:
APOCALIPSE 2:10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias…;
MATEUS 24:9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
Pregam por erro uma dispensação para a igreja e uma para os judeus. Pregam separação entre judeus salvos e igreja gentílica salva, mas a bíblia ensina que o povo israelita de Deus é um só povo, um corpo único de sacerdotes espirituais cheios do Espírito Santo. Jesus tem uma só descendência, um só corpo:
ROMANOS 12:4,5 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
APOCALIPSE 2:9 Conheço… A blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas é a sinagoga de Satanás.
I CORÍNTIOS 12:12-27 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
ROMANOS 2:29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito,
COLOSSENSES 3:15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo,…
MALAQUIAS 2:15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus…
ROMANOS 9:6-8 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Pregam contra a profecia do livro de apocalipse ao ensinarem que haverá bem aventurança, livramento do lago de fogo, para quem não participou da primeira ressurreição. No entanto, a bíblia ensina que o livramento do lago de fogo SERÁ PARA QUEM PARTICIPAR DA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO:
APOCALIPSE 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; “sobre estes” não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Pregam por erro uma mistura dos sinais do princípio das dores com toque de trombetas do apocalipse. Toques de trombetas, aberturas de selos, estão relacionados com a grande tribulação. Os sinais antes da grande tribulação têm a ver com o princípio das dores:
TESSALONICENSES 5:2,3 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, …;
ROMANOS 8:22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora;
MATEUS 24:8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores;
MARCOS 13:8 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.
Pregam por erro que os judeus estariam debaixo da lei de Moisés durante a grande tribulação e mesmo assim seriam salvos. No entanto, a bíblia ensina que todos os quais estiverem debaixo da lei estarão de baixo da MALDIÇÃO, de CONDENAÇÃO DA LEI e não de salvação:
GÁLATAS 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 30 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei…
Pregam por erro que haveria possibilidade de recebimento de Espírito santo através da lei, ou pior, ignoram que não há como receber o Espírito santo pelas obras da lei. A bíblia ensina que o Espírito Santo vem pela fé em Jesus, e que sem o Espírito Santo não há salvação:
GÁLATAS 3:1-3 O insensatos GÁLATAS! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? 2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Pregam erroneamente que haveria salvação do homem por esforço humano. Esqueceram o ensino de Jesus o qual disse que é impossível ao homem “SE” salvar:
MATEUS 19:25,26 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Pregam por erro que os judeus estariam vivendo a lei sendo salvos pelas obras da lei de Moisés. Esqueceram o ensino bíblico o qual diz que os judeus tropeçaram e não alcançaram a justiça de Deus porque buscaram justiça através de OBRAS, por isso tropeçara na pedra, em Jesus:
ROMANOS 9:31,32 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço.
Pregam por erro que haveria santificação sem o Espírito Santo, sem o Sangue do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. No entanto, a bíblia ensina que sem o sangue de Jesus não existe remissão, perdão:
HEBREUS 9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Pregam por erro que Jesus viria antes da grande tribulação, antes de completar o número de salvos. No entanto, a bíblia ensina que o número de salvos será completado com os salvos durante a grande tribulação:
APOCALIPSE 6:11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
Jesus só virá quando completar o número de salvos. Não haverá uma ressurreição fatiada em pedaços. Caso Jesus viesse buscar o seu corpo de israelitas espirituais, antes, ou no meio, da Grande Tribulação, o número de salvos ainda não estaria completo.
Pregam por erro uma segunda vinda em secreto e uma terceira vinda diante de todos os olhos.
Ensinar que Jesus virá uma vez em secreto e uma vez ao vivo é ensinar fábulas racionais, É INCLUIR PALAVRAS NA PROFECIA DO livro de APOCALIPSE.
Pois bem, na verdade o arrebatamento ocorrerá na segunda vinda, depois da grande tribulação. Portanto, arrebatamento não é o mesmo que segunda vinda de Jesus. A segunda vinda de Jesus será um evento complexo onde o arrebatamento é, apenas, uma parte do que o Senhor irá fazer na sua segunda vinda. Clareando: Arrebatamento e ressurreição são atos espirituais diferentes, PORÉM INSEPARÁVEIS.
Jesus não veria uma vez para fazer SOMENTE O ARREBATAMENTO, isso não existe na bíblia.
MAIS DETALHES:WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
O ensino racional dispensacionalista do qual faz parte a pré-tribulação foi inventado pelos teólogos e falsos profetas John Nelson Darby, (1800/1882) e adotado por Cyrus Ingerson Scofield (1843/1921). Esse ensino é uma HERESIA APOSTATA. Todos os seus muitos tentáculos doutrinários humanos contém desprezo ao que o Senhor ensina nas sagradas escrituras.
Infelizmente essas filosofias têm sido amplamente aceitas em quase todas as igrejas evangélicas. Alguns por não conhecer a verdade sobre essa filosofia teológica acham que é o “mais certo”.
Muitos evangélicos esquecem que frente à bíblia NÃO EXISTE O MAIS CERTO, pois uma doutrina se é bíblica ELA É TOTALMENTE CERTA, É VERDADEIRA.
Se algo contém fermento HUMANO OU DEMONÍACO não é o mais certo, nem menos certo, É SIMPLESMENTE ERRADO, HERÉTICO, IDÓLATRA, porque contém desrespeito à palavra de Deus.
Vejamos alguns dos inventos dos teólogos dispensacionalistas Darby e Scofield para sabermos por que eles apostataram da fé bíblica ao ensinarem as mentiras abaixo listadas:
Pregam que haveria salvação por obras da lei de Moisés durante a grande tribulação, mas a bíblia ensina que a lei não pode salvar a ninguém. Jesus é o único caminho de salvação:
GÁLATAS 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada;
JOÃO 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”;
GÁLATAS 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 30 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei…
ROMANOS 9:31,32 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço.
Pregam que o Senhor estará salvando somente Judeus, no período da grande tribulação, MAS a bíblia ensina que haverá salvação de Judeus e de gentios durante toda a grande tribulação. Deus não faz acepção de pessoas para salvar.
Pregam por erro que a IRA SERIA A GRANDE TRIBULAÇÃO, mas a bíblia ensina que a ira, o lagar da ira, o dia da ira é uma referência julgamento dos condenados no tribunal de Cristo, tendo como consequência o lago de fogo eterno. A ira não é coisa passageira sobre o corpo físico, mas uma condenação sobre espíritos no lago de fogo eterno:
APOCALIPSE 20:15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi LANÇADO NO LAGO DE FOGO. (14)… Esta é a segunda morte;
O senhor destinou o homem para vida eterna, para o louvor da sua gloria.
I TESSALONICENSES 5:9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo;
ROMANOS 2:5-6,7 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesoura ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus 6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: 7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; 10 Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem…;
Como vemos aqui, o dia da ira está relacionado com a condenação. Terá a confirmação na “manifestação do juízo de Deus”.
I TESSALONICENSES 1:10 E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
Pregam salvação durante a grande tribulação sem a presença do sangue do cordeiro, sem o Espírito Santo. No entanto, a bíblia é clara em dizer que sem o Espírito Santo não há salvação. Quem não tem o Espirito não pertence a Cristo, portanto não teria o selo da redenção:
EFÉSIOS 4:30 … O Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção;
EFÉSIOS 1:7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça;
ROMANOS 8:9 …Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele;
João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer… Do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Pregam o erro pelo qual Jesus viria em segredo, INVISÍVEL, antes da grande tribulação, e levaria o Espírito Santo e a igreja, mas a bíblia ensina o que Jesus virá visível na segunda vez:
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo,…, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
I TIMÓTEO 6:14-15 Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; 15 A qual a seu tempo mostrará…
II TESSALONICENSES 1:10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem…;
LUCAS 17:24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia;
MATEUS 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
APOCALIPSE 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá…
Pregam por erro que Jesus viria invisível e daria a coroa da justiça APENAS PARA OS SALVOS antes da grande tribulação, e os judeus salvos durante a grande tribulação receberiam a coroa da justiça na vinda VISÍVEL DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO. No entanto, ensina a bíblia que TODOS OS SALVOS RECEBERÃO A COROA DA JUSTIÇA, “juntos”, de uma só vez, no dia do Senhor. Jesus aparecerá na segunda vinda a todos os salvos, “AOS QUE O ESPERAM” para serem “reunidos” com o Senhor:
II TIMÓTEO 4:8 Desde agora, a coroa da justiça… O Senhor,… Dará naquele dia;… A todos os que amarem a sua vinda.
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo,…, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
Pregam erradamente que Jesus viria antes da grande tribulação, outros dispensacionalistas dizem que Jesus viria no MEIO da grande tribulação. No entanto, a bíblia ensina que Jesus virá a “segunda vinda” somente depois da grande tribulação e dará a coroa da vida a todos os salvos:
MATEUS 24:21… Porque haverá então grande aflição, E, logo depois da aflição daqueles dias,… Então verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos,… (Mc13:5,26,27)
Pregam que Jesus viria ao ser tocado a quarta trombeta, mas O Espírito Santo diz que Jesus virá durante/ante o toque da sétima trombeta:
APOCALIPSE 10:6,7 E jurou … Que não haveria mais demora; 7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus,…
(Segredo de Deus porque somente Deus Pai sabe o dia e a hora que ocorrerá o arrebatamento).
I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Pregam que haverá salvação após a ressurreição do corpo de Cristo, mas Jesus disse que depois do arrebatamento, da “reunião”, dos salvos com Cristo, não haverá mais salvação, (tal qual conhecemos hoje), porque a porta de salvação estará fechada:
MATEUS 25:10-12 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também às outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço;
CÂNTICOS 5:6 Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.
Pregam por erro que Jesus viria antes da presença do anticristo, mas o Senhor Jesus, o apóstolo Paulo, o apóstolo João pregam que Jesus virá somente depois de está presente o anticristo no lugar santo. O anticristo será conhecido somente depois de iniciada a grande tribulação. Paulo, pelo Espírito, ensinou que crer numa segunda vinda de Jesus antes da manifestação do anticristo seria nos deixar ENGANAR:
MATEUS 24:15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
II TESSALONICENSES 2:… Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha à apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição;
I JOÃO 2:18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo,...
Pregam por erro que o arrebatamento seria num abrir e fechar de olhos, seria rápido como um relâmpago, mas a bíblia ensina que é a transformação, o recebimento de corpos espirituais, que será como um piscar de olhos. O que é como um relâmpago é a visibilidade nas nuvens da segunda vinda:
I CORÍNTIOS 15:51… Todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos,…;
LUCAS 17:24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia;
MATEUS 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pregam por erro que Jesus viria escondido e não eliminaria o anticristo. No entanto, a bíblia ensina que o Senhor eliminará o anticristo quando Jesus vier glorioso, na sua segunda vinda:
II TESSALONICENSES 2:8;… O iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
Pregam por erro que Jesus viria e não prenderia o “dragão”, apenas levou às escondidas a igreja, mas a bíblia ensina que é na segunda vinda de Jesus que o Senhor prenderá o adversário:
APOCALIPSE 20:2,3 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
Pregam erradamente que haverá duas ressurreições de Justo, mas a bíblia ensina que haverá somente uma:
LUCAS 14:14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.
APOCALIPSE 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte…
Pregam contrários à bíblia ensinado que Jesus viria secretamente, e não estabeleceria o reinado milenar. Jesus somente estabeleceria o reino numa terceira vinda não prevista. No entanto, a bíblia diz que ao som da sétima trombeta, na segunda vinda, os reinos vieram a ser do Senhor:
MATEUS 25:31(b) E quando o Filho do homem vier em sua glória,… Então se assentará no trono da sua glória;
APOCALIPSE 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
Pregam por erro que haveria ressurreição de vivos-salvos antes dos salvos que serão mortos durante a grande tribulação, mas a bíblia ensina que os salvos que morreram fisicamente ressuscitarão primeiro:
I TESSALONICENSES 4:16… Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Pregam por erro que haveria um arrebatamento secreto da igreja e um arrebatamento ao vivo de Judeus, mas a bíblia ensina que os filhos de Israel, (os judeus salvos e os gentios salvos), serão arrebatados juntos, subirão juntos para encontrar com Jesus, nas nuvens:
OSEIAS 1:10-11 Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo. 11 E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.
Pregam por erro que Jesus viria junto com a igreja para buscar a igreja. No entanto, a bíblia ensina que Jesus virá JUNTO COM OS SEUS SANTOS ANJOS para buscar a sua descendência única, para reunir TODOS OS SALVOS:
MATEUS 25:31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, “e todos os santos anjos com Ele”, então se assentará no trono da sua glória;
LUCAS 9:26-27… ”O Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.”
Pregam por erro que haveria uma boda de sete anos, (pré-tribulacinistas), ou de três anos e meio, (mid-tribulacionistas). No entanto, a bíblia ensina que o casamento, a união, o desposa do corpo de israelita de Cristo com Jesus será um casamento eterno:
OSEIAS 2:19-20 E desposar-te-ei comigo ”para sempre”; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor;
Pregam por erro que a igreja não passará pela grande tribulação. No entanto, a bíblia ensina que a igreja estará na grande tribulação. Se ela não estivesse na grande tribulação não teria como cumprir a profecia do sofrimento, mortandade de servos, não haveria salvação durante a grande tribulação:
APOCALIPSE 2:10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias…;
MATEUS 24:9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
Pregam por erro uma dispensação para a igreja e uma para os judeus. Pregam separação entre judeus salvos e igreja gentílica salva, mas a bíblia ensina que o povo israelita de Deus é um só povo, um corpo único de sacerdotes espirituais cheios do Espírito Santo. Jesus tem uma só descendência, um só corpo:
ROMANOS 12:4,5 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
APOCALIPSE 2:9 Conheço… A blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas é a sinagoga de Satanás.
I CORÍNTIOS 12:12-27 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
ROMANOS 2:29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito,
COLOSSENSES 3:15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo,…
MALAQUIAS 2:15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus…
ROMANOS 9:6-8 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Pregam contra a profecia do livro de apocalipse ao ensinarem que haverá bem aventurança, livramento do lago de fogo, para quem não participou da primeira ressurreição. No entanto, a bíblia ensina que o livramento do lago de fogo SERÁ PARA QUEM PARTICIPAR DA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO:
APOCALIPSE 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; “sobre estes” não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Pregam por erro uma mistura dos sinais do princípio das dores com toque de trombetas do apocalipse. Toques de trombetas, aberturas de selos, estão relacionados com a grande tribulação. Os sinais antes da grande tribulação têm a ver com o princípio das dores:
TESSALONICENSES 5:2,3 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, …;
ROMANOS 8:22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora;
MATEUS 24:8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores;
MARCOS 13:8 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.
Pregam por erro que os judeus estariam debaixo da lei de Moisés durante a grande tribulação e mesmo assim seriam salvos. No entanto, a bíblia ensina que todos os quais estiverem debaixo da lei estarão de baixo da MALDIÇÃO, de CONDENAÇÃO DA LEI e não de salvação:
GÁLATAS 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 30 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei…
Pregam por erro que haveria possibilidade de recebimento de Espírito santo através da lei, ou pior, ignoram que não há como receber o Espírito santo pelas obras da lei. A bíblia ensina que o Espírito Santo vem pela fé em Jesus, e que sem o Espírito Santo não há salvação:
GÁLATAS 3:1-3 O insensatos GÁLATAS! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? 2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Pregam erroneamente que haveria salvação do homem por esforço humano. Esqueceram o ensino de Jesus o qual disse que é impossível ao homem “SE” salvar:
MATEUS 19:25,26 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Pregam por erro que os judeus estariam vivendo a lei sendo salvos pelas obras da lei de Moisés. Esqueceram o ensino bíblico o qual diz que os judeus tropeçaram e não alcançaram a justiça de Deus porque buscaram justiça através de OBRAS, por isso tropeçara na pedra, em Jesus:
ROMANOS 9:31,32 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço.
Pregam por erro que haveria santificação sem o Espírito Santo, sem o Sangue do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. No entanto, a bíblia ensina que sem o sangue de Jesus não existe remissão, perdão:
HEBREUS 9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Pregam por erro que Jesus viria antes da grande tribulação, antes de completar o número de salvos. No entanto, a bíblia ensina que o número de salvos será completado com os salvos durante a grande tribulação:
APOCALIPSE 6:11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
Jesus só virá quando completar o número de salvos. Não haverá uma ressurreição fatiada em pedaços. Caso Jesus viesse buscar o seu corpo de israelitas espirituais, antes, ou no meio, da Grande Tribulação, o número de salvos ainda não estaria completo.
Pregam por erro uma segunda vinda em secreto e uma terceira vinda diante de todos os olhos.
Ensinar que Jesus virá uma vez em secreto e uma vez ao vivo é ensinar fábulas racionais, É INCLUIR PALAVRAS NA PROFECIA DO livro de APOCALIPSE.
Pois bem, na verdade o arrebatamento ocorrerá na segunda vinda, depois da grande tribulação. Portanto, arrebatamento não é o mesmo que segunda vinda de Jesus. A segunda vinda de Jesus será um evento complexo onde o arrebatamento é, apenas, uma parte do que o Senhor irá fazer na sua segunda vinda. Clareando: Arrebatamento e ressurreição são atos espirituais diferentes, PORÉM INSEPARÁVEIS.
Jesus não veria uma vez para fazer SOMENTE O ARREBATAMENTO, isso não existe na bíblia.
MAIS DETALHES:WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
Muito interessante se bem que nem a escatologia pôs tribulação está certa. Fica na paz de Cristo Jesus.