ראש Ro’sh
Rôs = “cabeça”
חדש chodesh
1) a lua nova, mês, mensal
1a) o primeiro dia do mês
1b) o mês lunar
Yom Teru'ah e seu cumprimento profético
A Festa das Trombetas ocorre três meses após a última Festa da Primavera, o Pentecoste (Shavuot).
As três Festas anteriores culminaram com a formação da Igreja, logo o intervalo entre Shavuot e Yom Teru'ah representa o tempo dos Gentios e da Graça.
Yom Teru'ah ocorre no 1º dia da Lua Nova, considerada a noite mais escura do mês, por isso não era fácil identificá-la, pois sua face escura está voltada para a Terra e sem acesso ao sol. Este dia é referido como o 'tempo de angústia para Jacó' e o 'Dia da Ira do Senhor'.
"O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas." (Sofonias 1:14-16)
O soar das trombetas anunciará a chegada da noite mais escura da humanidade, ou seja, o início do Dia do SENHOR:
“Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a Terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos” (Isaías 13.9-11).
Não há um consenso de como se dará o cumprimento profético de Yom Teru'ah.
Exitem duas teorias: 1) Os que acreditam que será cumprido com o Arrebatamento da Igreja; 2) Os que acreditam que ela se cumprirá com o retono de Cristo à terra.
1) Yom Teru'ah e o Arrebatamento da Igreja
Toque do Shofar
Os que acreditam que a Festa das Trombetas será cumprida com o Arrebatamento da Igreja, atribuem o significado da "última trombeta" com a trombeta tocada em Yom Teru'ah:
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Tessalonicenses 4:16,17)
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:51-52).
O toque do shofar seria o símbolo da partida da Igreja deste mundo.
Yom Teru'ah e Yom Kippur são dias tão sagrados, que os judeus tinham que se preparar um mês antes, ou seja, desde o primeiro dia do mês judaico Elul (geralmente agosto em nosso calendário). Elul é um mês de verão e é reservado para arrependimento, perdão e preparação para o Dia do Julgamento (Yom Kippur) que estava por vir.
Durante o mês de Elul, a trombeta era tocada toda manhã, exceto no dia anterior ao Yom Teru'ah. No dia de Yom Teru'ah, as trombetas são tocadas ao longo de todo o dia e algumas vezes no segundo dia. A última trombeta era tocada prolongadamente, por isso é conhecida como 'Tekiáh-Gdolah' (Grande Toque).
תקע taqa ̀
1) soprar, bater palmas, bater, fazer soar, empurrar, soprar, soar
גדול gadowl ou (forma contrata) גדל gadol
1) grande
שופר showphar ou שׂפר shophar
1) chifre, chifre de carneiro
Nota: É interessante notar que Elul é um mês de verão, na verdade é o último mês de verão antes de iniciar o Outono com o mês Tishrei. Acredito que os meses de verão que antecedem as três últimas Festas Judaicas têm conexão com o que Jesus nos advertiu: "Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão." (Mateus 24:32) . Veja a explicação mais completa no estudo de Yom Kippur "A Figueira Israel".
Lua Nova
Outro indício de que o Arrebatamento poderá acontecer em Yom Teru'ah é o fato dela ocorrer na noite mais escura do mês, onde não era fácil identificar o início da Lua Nova, precisando de duas testemunhas para a certificação. Portanto ninguém 'sabia o dia e a hora' do início da Festa das Trombetas até que ela fosse anunciada ao som de trombetas, conectando-se com o que Jesus disse: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. (Mateus 25:13)
A Lua Nova só podia ser identificada durante o dia e não à noite, então quando finalmente era certificada, já havia se perdido parte da Festa, por isso a celebração por dois dias. Outra vez essa característica conecta-se com o que Paulo disse: "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite… Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. (1 Tessalonicenses 5:1-2, 4-5)
Dia do Juízo
Yom Teru'ah é um dia de julgamento, conhecido como Yom Ha-Din ou o início dos dias de terror. Em Yom Teru'ah inicia-se os dez dias de arrependimento que culminaria com o Yom Kipur (dia da Expiação ou Perdão).
Yom Teru'ah marcará o início do período da Tribulação, o tempo da 'Angústia de Jacó', que levará os judeus ao arrependimento e à prepararão para o Dia da Expiação: "… e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10)
Abertura dos Portões
"Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão." (Salmos 118:19-20)
Yom Teru'ah é o dia que os portões dos Céus são abertos, o que torna-se um forte argumento para sustentar que o Arrebatamento ocorrerá por ocasião desta Festa.
Casamento Judaico
Era costume judaico que o casamento fosse celebrado no período da Lua Nova. Os noivos entravam em uma câmara (quarto) e ali ficavam por sete dias. Uma clara alusão a Bodas do Cordeiro por ocasião do Arrebatamento da Igreja (noiva) que ao encontrar Cristo (noivo) no céu (câmara) ficarão por sete anos (tribulação). "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou." (Apocalipse 19:7).
A consumação do casamento (em hebraico 'nissuin' ou 'laqach') é quando o noivo (Jesus), liberado pelo pai (Deus Pai), com um toque do shofar, vai buscar a noiva (Igreja) em casa dos pais dela, erguendo-a (nissuin) no ar e tomando-a (laqach) para si (Arrebatamento), para levá-la à casa que Ele preparou para eles, junto à casa do Pai dEle: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (João 14.2,3).
נשואה n ̂esuw’ah ou antes נשׁאה n ̂esu’ah
1) o que é levado ou carregado, carga
לקח laqach
1) tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar
2) Yom Teru'ah e a Segunda Vinda de Cristo
Esta visão entende que, uma vez que o ciclo de Festas da Primavera foi cumprido por Cristo em sua Primeira Vinda, o ciclo das Festas do Outono será cumprido em eventos relativos à Segunda Vinda de Cristo.
Neste caso, as Festas judaicas são relacionas apenas à israel e não há eventos relacionados à Igreja. Por este motivo a Festa das Trombetas não será cumprida no Arrebatamento e sim na Segunda Vinda. O Arrebatamento é um mistério que só foi revelado no Novo Testamento e é relacionado apenas à Igreja, portanto não há conexão com as Festas Judaicas.
"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:52)
Última Trombeta
A trombeta mencionada por Paulo faz referência à 7a e última trombeta descrita em Apocalipse 11:15: "E o sétimo anjo tocou a sua trombeta…"
Ao toque desta última trombeta os eleitos do céu e terra se reunirão. Note que a trombeta será tocada após a tribulação:
"Imediatamente depois da tribulação daqueles dias "'o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz;. as estrelas cairão do céu, e os corpos celestes serão abalados' "Naquela época, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e todas as nações da terra se lamentarão. Eles verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu , com poder e grande glória. Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta , e eles reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma extremidade dos céus para o outro" (Mateus 24:29-31).
Paulo também escreveu nas Cartas aos Coríntios que havia um mistério relacionado à última trombeta:
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:51-52)
No livro de Apocalipse uma série de trombetas são tocadas e na última trombeta é revelado o mistério:
"Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo (mistério) de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos." (Apocalipse 10:7)
O cumprimento do mistério é o Arrebatamento que ocorrerrá na última Trombeta quando os santos encontrarão Cristo nos ares, que retornará e estabelecerá o Seu Reino na Terra:
"E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre." (Apocalipse 11:15)
Dias de Terror
Os dez dias que se iniciam com a Festa das Trombetas e culminam com a outra Festa, o Yom Kippur, serão dias de pavor, de arrependimento e de preparação para o Dia da Expiação. Esse intervalo de dias entre Yom Teru'ah e Yom Kippur faz conexão com o que Jesus disse em Apocalipse 2:10 o que pode confirmar o cumprimento depois da Tribulação, ou seja, na Segunda Vinda: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10)
Outros Eventos relacionados
A partir de Yom Teru'ah, onde ocorrerá a Segunda Vinda, outros eventos tomarão lugar:
– O Senhor levantará o Tabernáculo de Davi: "Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo." (Atos 15:16)
– E o restante do seu povo será resgatado: "E será naquele dia que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito, tornarão a vir, e adorarão ao SENHOR no monte santo em Jerusalém." (Isaías 27:13)
Conclusão
A controvérsia de Yom Teru'ah poder estar relacionada à Igreja, por isso a questão do Arrebatamento antes da Tribulação, ou de estar relacionada apenas à Israel e portanto seu cumprimento será após a Tribulação, não nos exime de nos aprontarmos como Noiva para o encontro do Noivo (Jesus), seja em cumprimento de Yom Teru'ah ou não.
O fato é que Jesus voltará durante a Festa das Trombetas e sem dúvida será um dia de alegria para o povo de Deus e de trevas para os ímpios.
Como gosto sempre de dizer o mais importante mesmo é o seguinte: "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. (Lucas 21:34-36)
Maranata !
Fontes Pesquisadas:
A Festa das Trombetas – Vítor Quinta
http://shofar-hagadol.blogspot.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosh_Hashan%C3%A1
http://www.torahviva.org/
Amigo, aqui você pisou na bola mais uma vez.
O retorno de Cristo e o arrebatamento dos escolhidos (Mateus 24:31) é um evento só no último dia dos sete anos finais (não vai existir arrebatamento antes da grande tribulação para passar seta anos no céu) e o arrebatamento dos escolhidos ocorrerá ante a última trombeta (um rijo clamor de trombeta) e isto remete-nos a Rosh Hashaná de um mês de setembro no futuro qualquer.
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Amigo,
O joio e o trigo serão colhidos no fim dos séculos.
36
Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
37
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
38
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
39
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
40
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
42
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes
Amigo a 'CEIFA' É O FIM DE TUDO, ou seja, o 'último dia' dos sete anos da grande tribulação e não antes.
Não vai haver arrebatamento ANTES da grande tribulação!
Em Mateus 25:31, Jesus Cristo se sentará no trono no dia de Yon Kippur, na qual julgará as nações.
Mateus 28:20
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
'e eis que estou convosco ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SECULOS'.
Amigo, a igreja verdadeira 'o trigo' ficará na terra ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS'.
O retorno de Cristo a terra só se dará uma vez (não duas). A ceifa, o arrebatamento é no FIM DOS SÉCULOS!
HEBREUS 9:28
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
JESUS CRISTO, só aparecerá somente 'mais uma vez', não dua de acordo com o verso acima da carta aos Hebreus.
Não existe uma vinda "secreta".
Jesus Cristo vem é com muito barrulho (ALARIDO).
I Tess 4:16
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro
http://www.apologiajudaica.blogspot.com.br/
…………
@Elysilva,
Shalom!
O objetivo do blog é apresentar todas as posições escatológicas sobre as diversas teorias existentes. Todas de certa forma tem seus prós e contras. Também não se pode afirmar que alguma delas está totalmente correta ou mesmo TODAS podem estar, até certo ponto, erradas. Cabe a cada um se posicionar em alguma dela.
Mas uma coisa posso afirmar: seja Antes(Pré), Durante(Meso) ou Depois (Pós) o fato é que todos devemos estar preparados como disse nosso Senhor:
“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” Lucas 21:36 Maranata!
No meu entender Mateus 24:31 não tra de arrabatamento da igreja, mas sim de ajuntamento dos escolhidos que serão os judeus espalhados no mundo que crerão no Messias no fim da grande tribulação.
Eu creio que haverá o arrebatamento da igreja antes do acordo dos sete anos, I Tessalonicenses 5:9 Paulo deixa claro que não nos destinou a ira futura , ou seja a ira do cordeiro passar ela.
Obridada por fornecerem essas informações que me ajudaram a formar minha opinião a respeito desse assunto. Passo-a, agora, a vocês para que sejam ainda mais edifcados. Paz do Senhor!
1) PÁSCOA[Levítico 23: 5; dia 14 do mês de Nissan (entre março/abril)]: morte de Jesus.
2) PRIMÍCIAS (Levítico 23: 11; “no dia seguinte ao sábado” da semana da Páscoa): ressurreição de Jesus.
3) PENTECOSTES [Levítico 23: 15, no quinquagésimo dia contado a partir do domingo da semana de Páscoa (entre maio/junho)]: descida do Espírito Santo.
4) PÃES ASMOS (Levítico 23: 6;do dia 15 ao 21 do mês de Nissan): tempo, que ficou lá no passado, no qual a Igreja“comeu” o “pão” da Palavra de Deus sem “fermento”, isto é, sem falsas doutrinas: “Então compreenderam que não dissera que se acautelassem do FERMENTO do pão, mas da DOUTRINA dos fariseus” (Mateus 16: 12).
5) TOQUE DE TROBETAS [Números 29: 1; 1º dia do mês de Tishrei (entre setembro/outubro)]: início da Grande Tribulação, na qual os atos do Anticristo, contra todo tipo de religião, soarãocomo trombetas avisando que a “parousia” do Senhor se dará em poucos dias [“Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarme no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está perto” (Joel 2: 1) – “O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito. Ouvi! Amargo será o clamor no dia do Senhor, o clamor do homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia, e dia de alvoroço e desolação, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e densas trevas. Dia de trombeta e alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas” (Sofonias 1: 14 a 16)].
6)EXPIAÇÃO (Números 29: 7; dia 10 do mês de Tishrei): o Yom Kippur em que todos os do “Israel de Deus” (Gálatas 6: 16) que forem deixados para trás no dia do arrebatamento, já terão se convertido ao Senhor de todo o coração [“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, e dar fim aos pecados, e para EXPIAR a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos” (Daniel 9: 24) – “E assim todo o Israel será salvo” (Romanos 11: 26) – “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver prestes a tocar a sua trombeta, se cumprirá o mistério de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos” (Apocalipse 10: 7)].
7) TABERNÁCULOS (Números 29: 12; do dia 15 até o dia 22 do mês de Tishrei): num dia, que ninguém sabe qual exatamente, pois, “a respeito daquele dia e hora ninguém sabe” (Mateus 24: 36),de uma semana entre setembro e outubro, acontecerá a “parousia” do Senhor e o arrebatamento dos eleitos fiéis; OBS: “dia e hora”, não ANO, MÊS, ou SEMANA.
Mesmo se Jesus tivesse dito o dia e a hora em que voltaria, ainda assim, aqueles que não creem, seriam pegos de surpresa nesse dia, pois, vivem nas “trevas” da falta de fé.
“MAS VÓS, IRMÃOS, JÁ NÃO ESTAIS EM TREVAS, PARA QUE ESSE DIA VOS SUPREENDA COMO UM LADRÃO” (I Tessalonicenses 5: 4).
Conheçam o meu blog: O RENOVO, junianeynogueira.blogspot.com
Paz do Senhor!
Só gostaria de citar uma coisa no caráter de Deus. Em todas as vezes em que Ele fez um julgamento contra um povo, antes ele avisou o Seu povo, os retirou do lugar, livrando-os da ira e da destruição. Somente após esse ato o Senhor mandava a destruição ao povo…sendo assim, eu acredito que esse mesmo Deus há de livrar o seu povo amado, a sua santa noiva, antes de mandar destruições e punições à terra. O Deus do amor que zela pela sua igreja jamais permitirá que a igreja sofra junto dos ímpios, na mesma medida. Nós já vivemos momentos muito difíceis hoje na terra, vai ficar pior, mas creio no fundo do meu coração que seremos arrebatados antes da fúria do Senhor cair sobre a terra. Da mesma forma que ele livrou Noé e sua família, livrou Ló e sua família de sodoma e gomorra…por aí vai. O Senhor dá livramento aos seus ungidos…estamos anseiosos pelo arrebatamento, pelo dia em que seremos levados desse mundo cruel. Esse é o desejo do meu coração e estou à espera do meu Senhor! Os anjos nos juntarão em toda a terra e partiremos desse mundo terrível, logo! Amém!
Existe uma profecia que diz que Jesus voltaria em um ano de jubileu. 2015 e um ano de jubileu.
Na minha humilde opiniao, Jesus, de forma disfarçada, disse exatamente quando voltaria: durante Hosh Hashanah, durante a ultima trombeta, ao por do sol (num "piscar de olhos" e uma expressao judaica que significa por do sol). Coincidentemente (ou nao), a ultima trombeta de Hosh Hashanah e tocada ao por do sol!
Sinto muito pelos irmaos que insistem que a frase "ninguem sabe o dia e a hora" indica que nao deveriamos saber, somente o Pai. Acontece que esta frase e simbolica do Hosh Hashanah! Acho que so fica na escuridao quem quiser, pois nos somos filhos da luz e nao da escuridao. Nao sejamos como as 5 virgens tolas! Jesus nos avisou!
Maranata!
@Desdemona,
Shalom meu irmão,
O retorno de Jesus por ocasião do Rosh Hashaná é uma das teorias abordadas no estudo, justamente por causa da frase “ninguém sabe o dia e a hora”, uma clara alusão à Festa, por ter justamente essa característica no passado.
Porém entender que o retorno será no dia de Rosh Hashaná é uma coisa e fixar qual ano, dia e hora é outra completamente diferente.
Sob esse aspecto de fato não sabemos qual data exata que o retorno ocorrerá ficando de exclusiva soberania do Pai.
Parabéns por se dedicar ao estudo das profecias bíblicas.
Maranata!
*Rosh Hashanah.
Yom Teruah é a festa mais importante do sétimo mês bíblico e a mais significativa para o povo de Deus, pois ela aponta para o arrebamento da igreja de Cristo, como cremos também em todos os ensinamentos passados por Deus através da tipoologia de que fala estas festas…
@João Henrique,
Shalom
Concordo plenamente.
Maranata!
Paz do Senhor Jesus Cristo, a todos os irmãos.
No que tange à lógica da palavra a qual pela misericórdia de Deus tenho orado, epela sua permissão o que é de ser entendido e revelado o seja e me tenho posto à sua disposição para sua vontade , pedindosabedoria do alto. Na parte que me cabe lendo estudando pois sem o assim fazer é impossível , o SENHOR pelo seu Espirito Santo tem me orientado a que se necessita observar detalhes mínimos para oesclarecimento .
Sobre a ligação das festas Judaicas fica claro na própria palavra narrada nos evangelhos que a trajetória de Jesus morte e resulreicão se conectam , vemostambém em Colossenses cáp 2 e Hebreus 10 está revelação que todo estes eventos e simbolismo cumprem-se em Jesus , nas 3 primeiras festas cumpriu se nos evento cruciais de Cristo na 4 festa de Pentecostes tem aqui um grande marco, pois aqui pois se conecta o cumprimento de Jesus junto a igreja que neste mesmo dia recebe o revestimento do Espírito Santo vinda da parte de nosso Senhor Jesus Cristo para a igreja , então se faz real que nas 3 festas restantes em ao menos as das Trombetas a igreja faça parte , é lógico diante da clara conecção da mesma na festa que de Pentecostes isto é irrefutável.
Important: Difereciar ira de Deus e dia do Senhor, onde em ambos periodos na bíblia à igreja fiel tem promessasde ser livrada entre muitos referente a ira I Tessalonicenses,5:9
Outro sim a passagem de Apocalipse ,10:7 onde o anjo toca a sétima trombeta, traz algo diferenciado o mistério(quanto há mistério estude seu significado e também, como também as vezes que está palavra mistério é utilizado na bíblia) no verso do texto é dito foi revelado aos PROFETAS , e não faz referência ao Apostolo Paulo cuge a ele foi revelado o mistério da transformação que receberá primeiro os mortos seguidos os vivos para o arrebatamento. Voltando ao detalhe a ser observado a trombeta está relacionado ao mistério revelado aos profetas e plural e a eles o que revela a palavra foi revelado com detalhes o dia do Senhor ou seja sua vinda no final da ira de Deus ou tribulação. Então fica mais lógico a alusão da sétima trombeta dar início ao dia do senhor o qual foi com total detalhes revelados as PROFETAS.
Outro detalhe a ser observado a vinda do Senhor para a igreja noiva fala de alegria, de triunfo de glória não com poder destruidor e de juízo o mesmo é dia desejado pela noiva e até pelo Espírito Santo que dizem vem Apocalipse 22:17 enquanto o dia do Senhor em que toda terra o verá será terrível de prantos , adverte o profeta Amós pra que adiantar o Dia do Senhor dia de trevas e não de luz Amós,5:18 aquele a uma ligação com o que é dito em :I Tessalonicenses,5.
Outro diferencial que não se faz é que a ira de Deus.( Pai) começano início da tribulação ao se revelar o anticristo e Deus começa sua ira permitinto a operação do erro enganar…leia II Tessalonicenses 2 e segue em todo período dos 7 anos intensificando com os selos, taças etc.de Deus… fica claro o que se refere Daniel e as 70 semanas destinadas especificamente a Israel e nações ímpias que rejeitaram a graça período da igreja, que deve sair de sena , estar com o noivo que foi preparar lugar para nova e na tradição 7 dias ou anos de festa….está palavra é dita pelo próprio Jesus entender outras…estão guanto na terra a ira de Deus manifestada no já citado terrível período e no final Jesus Cristo vem conquistando sua noiva que citada no AP. 19 recebe vestis de linho representando a justiça dos santos e note que Cristo descerá montado em um cavalo e com ele um exército vestido de linho, quem foi vestida de linho? Desce para o tão dito dia do Senhor em que a peleja será terrível vem pra guerrear como juiz está. E tudo que detalhadamente foi revelado aos profetas referindo a este dia…veja nas cartas ã igreja as promesas feitas aos que vencer e sua citação vai só até o cáp. 3 do Apocalipse na ira de Deus os sete anos revelados a João ela não é mencionada sera no 19 nas bodas e na discrição que se entende vir com Jesus para o milênio e o processo que se dará, lembre que ao buscar a igreja no arrebatamento é dito que estaremos para sempre juntos com o Senhor no que se segue…
Outro marco a se notar é que o do arrebatamento são os mortos e vivos transformados para este evento único, jáem Apocalipse,20:4-5 citam mortos que passaram a ira chamado tribulação. Não passarão pelo dia do Senhor, serão resucitados para entrar no milênio, note não serão arrebatados ao ceu não há vivos junto ao evento deles é entram para o milênio onde tudo já estará consumado pois no milênio paz alegria regência justa a igreja junto a seu noivo…até no final onde por mais um teste passará está que entram no milênio , tentando se pelo diabo que será solto por um pequeno período,guerra de goguee magoge triunfo, de Cristo, Juízo final onde só os ímpios en toda trajetória resulcitam para para jugamento. TUDO SE FAZ NOVO. novo céu e nova terra. Etc.
Muito bom, realmente me aajudou muito a aprender mais a respeito de festas judaicas.