2010
Cronologia do Tempo do Fim
Categoria (Sinais Proféticos) por Geração Maranata em 02-08-2010
Tag: sinais proféticos
por Jack Kelley
Quatro eventos principais que ainda ocorrerão à medida que nos aproximarmos do final da era envolvem Israel e/ou a Igreja, eles são:
1. O Arrebatamento da Igreja
2. A Batalha descrita em Ezequiel 38-39
3. A 70ª Semana de Daniel 9 incluindo a Grande Tribulação
4. O Retorno de nosso Senhor para julgar o mundo e estabelecer Seu Reino
Quatro outros envolvem principalmente o mundo gentílico:
1. O Império Romano Ressurgido
2. O governo mundial único do anticristo
3. A igreja apóstata unificada
4. O reaparecimento de Babilônia
Nós acompanhamos alguns destes em nossas atualizações dos 7 sinais, juntamente com outros já em algum estágio de cumprimento. Neste estudo, demonstrarei que listei os quatro que dizem respeito à Igreja e Israel em ordem cronológica.
O Tempo do Fim de acordo com Jesus
No discurso do Monte das Oliveiras, em Mateus 24-25, o Senhor menciona a Grande Tribulação (e por implicação a 70ª semana) e a 2ª vinda incluindo Seus Julgamentos e o começo de Seu Reino. Ele está respondendo à pergunta “que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” descrevendo eventos até e incluindo o começo do Milênio.
Nós na Igreja vemos o arrebatamento como um enorme sinal de que o fim dos tempos chegou, e para nós ele terá, mas o Senhor não o incluiu em Sua apresentação. Isso é prova para duas coisas:
1. Ele está falando através dos Discípulos Judeus a Israel, e
2. O Arrebatamento da Igreja não está diretamente conectado com outros eventos do tempo do fim.
Nove “marcos” em Mateus 24.15, 21, 23, 29, 30, 36 e 25.1, 14 e 31 referem-se à Grande Tribulação e Sua 2ª vinda. Através disso podemos deduzir que o Arrebatamento e a Batalha de Ezequiel 38 já terão acontecido e a 70ª semana está pela metade. Mas a Bíblia nos dá algum apoio direto para esta visão?
Vamos Pegar um Fácil Primeiro
Daniel 9 diz que na metade do último período de sete anos, o anticristo fará uma abominação que causa desolação. Em Mateus 24 Jesus diz a Seus discípulos que quando eles (Israel) virem a abominação que causa desolação de que falou Daniel o profeta, a Grande Tribulação começará. Então a primeira coisa que sabemos é que a 70ª semana estará pela metade quando a Grande Tribulação começar.
Um Relato Não Considerado
Lucas 17.20-37 é uma passagem frequentemente desconsiderada que contém uma discussão a respeito Reino Vindouro. Uma vez que algumas das frases são idênticas àquelas vistas na passagem do Sermão do Monte, ela é normalmente vista como redundante, mas eu acho que está lá por uma razão específica. Vamos dissecar o assunto.
Nos versos 20-21 o Senhor é inquirido pelos Fariseus sobre o reino vindouro e lhes diz que está “dentro” deles. Espera um minuto. Esses Fariseus, não seguidores, como poderia Ele dizer “dentro” deles? Bem, esse é um daqueles casos fascinantes de duplo significado. A palavra grega 'en' também é traduzida como 'entre', e ambos os significados estão à vista aqui. Por um lado, Ele nos está dizendo para olharmos dentro dos nossos corações para encontrar o Reino interior. Pelo outro, Ele os está instruindo para olhar para Ele. A Personificação do Reino estava entre eles; Ele cresceu entre eles. Em nenhum dos casos havia qualquer sinal presente. Era uma pista de que o Reino viria em duas fases, e Ele estava falando da primeira delas.
Outra pista segue imediatamente. Nos vs. 22-25 Ele diz a Seus discípulos que o Seu Dia será como um relâmpago brilhando através de um céu escuro; um evento repentino e espetacular visível a todos simultaneamente. Mas primeiro, Ele precisa sofrer e ser rejeitado. Aqui Ele está obviamente se referindo à segunda fase.
Como Foi Nos Dias de Noé
A seguir vêm os vs. 26-27, uma cópia da frase em Mateus 24 sobre os dias de Noé. Uma leitura cuidadosa de Gênesis 7.1-4 nos diz que o Senhor deu a Noé sete dias para fazer as preparações finais para o julgamento. Pelos próximos sete dias eles arrebanharam todos os animais dentro da arca que construíram enquanto o povo ao redor ria deles em escárnio. Então, no verso 7.13 nos é dito que no mesmo dia em que eles entraram na arca a inundação veio, e somente Noé, seus três filhos e as esposas deles foram salvos. Muitos vêem Noé e sua família como um modelo do remanescente de Israel, preservados através do julgamento.
Desde o começo da 70ª semana de Daniel, haverá muitos sinais de que o mundo está sendo preparado para o julgamento, e então, no dia que o remanescente crente fugir de Jerusalém, havendo visto a abominação que causa desolação, a Grande Tribulação começará. (O arrebatamento terá ocorrido algum tempo antes, ou não haveria nenhum remanescente crente para fugir. A igreja será guardada do tempo, do lugar e de qualquer relação com o julgamento, e tem que haver tempo para conversões pós-igreja.) Mesmo durante o tempo da Grande Tribulação, as pessoas estarão dando seu melhor para levar a vida como de costume, ignorando os sinais à volta sobre o julgamento eminente. Então, no dia que virem o sinal do Filho do Homem vindo sobre as nuvens em grande glória, todas as nações na terra lamentarão. Eles se darão conta de que esperaram demais.
Você Tem que Sair, Ló
Os versos 28-29 parecem ao leitor casual ser somente um outro exemplo da mesma coisa, mas sabemos mais do que isso. A história de Ló e sua família contem diferenças marcantes da história de Noé. Ao invés de ser duas formas de dizer a mesma coisa, elas na verdade descrevem dois conjuntos diferentes de condições. Em Gênesis 19.22 os anjos dizem a Ló que não lhes é permitido fazer nada até que ele e sua família tenham ido embora. Em 1 Tes 1.10 onde Paulo promete que a igreja será resgatada da ira por vir, a palavra foi traduzida do grego apo. Ela significa do tempo, lugar e qualquer relação com o evento. Talvez Ló seja um modelo da igreja; removida do tempo, lugar e de qualquer relação com o julgamento antes que ele possa começar.
Os versos 30-33 nos trazem um círculo completo. Onde está o tesouro de um homem, lá está seu coração. Voltar atrás, ou até mesmo olhar para trás, é um indicador de seus motivos. Descubra em que uma pessoa presta atenção, e logo você descobrirá quais são as suas intenções.
Isso é Grego Para Mim
Os versos 34-36 confundem muitas pessoas, porque nós não estudamos o grego. A palavra traduzida como tomado significa receber para si mesmo, e a que foi traduzida como deixado significa enviar. Isso não pode ser o Arrebatamento porque as palavras não se encaixam no evento. Certamente que a Igreja é recebida pelo Senhor no Arrebatamento, mas o resto não é enviado a lugar algum. Essa passagem explica a disposição de “ovelhas e bodes” na parábola em Mat 25. Aqueles tomados (recebidos) referem-se às ovelhas que viverão no Reino e aqueles deixados (enviados) referem-se aos bodes que são removidos para o lugar preparado para o diabo e seus anjos. Tanto as ovelhas quanto os bodes recebem o destino definido pela intenção de seus corações no final da Grande Tribulação, bem no princípio do Milênio.
O ultimo verso, “Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias” é uma parábola. Um corpo morto é o objeto do interesse de uma águia. A pergunta, “Onde, Senhor?” diz respeito a ambos os grupos, os tomados e os deixados. O Senhor está confirmando que a disposição de cada um será de acordo com o objeto do seu interesse. Se o objeto não é o céu, então por padrão ele se torna o inferno.
No final dos tempos, o Senhor mandará avisos claros de que um tempo de julgamento está vindo. Muitos vêem sinais antecipados desse aviso nos eventos de hoje. Antes de executá-lo, Ele fará preparativos para preservar um remanescente de Israel através do julgamento (Noé), e extrairá Sua igreja dele (Ló). Use a história como o seu guia.
Uma Lição de Profecia
Como conseqüência da rejeição do Messias, Jesus predisse destruição para Jerusalém e para o Templo (Lucas 19.41-44), e os profetas falaram anteriormente do espalhamento do povo também. Dentro de 38 anos após a Crucificação, a cidade e o Templo haviam sido destruídos e o espalhamento começou. O Senhor usou a derrota de Israel em 70 AD para mostrar que os estava abandonando. Durante esse período de tempo a igreja nasceu e se tornou o objeto do foco do Senhor, e logo Israel desapareceu como nação. Tudo isso aconteceu durante o tempo de vida da geração em que Jesus nasceu.
Vários profetas falaram de um futuro reagrupamento do povo e Jesus disse que Jerusalém seria restaurada quando o tempo dos gentios estivesse completo. Tiago esclareceu em Atos 15 que isso ocorreria após o Senhor ter tirado um povo do meio dos gentios por amor de Seu próprio nome. O reagrupamento tornou-se oficial em 1948, e Jerusalém foi devolvida a Israel em 1967.
O Senhor também proclamou que usará a Batalha de Ezequiel 38-39 para provar a Israel e às nações que Ele está voltando para eles. Portanto, essa batalha tem que acontecer antes de a 70ª semana começar. O tratado que põe fim à batalha deve, de fato, preceder a 70ª semana.
Como não podemos conhecer o futuro, a Bíblia nos instrui a aprender com o passado. Se os eventos da 2ª Vinda são uma imagem espelhada dos da Primeira, a Igreja precisa desaparecer, e então a Batalha de Ezequiel, a 70ª semana, o novo Templo, a Grande Tribulação, e a 2ª Vinda, tudo acontece durante a vida da geração nascida entre o renascimento de Israel em 1948 e a recuperação de Jerusalém em 1967.
www.gracethrufaith.com
A Bíblia diz em Daniel 11:29a “No tempo determinado [o rei do norte = Rússia] voltará.” Significa também a desintegração da União Europeia e da NATO. Pouco tempo depois, haverá uma guerra nuclear à escala mundial. (Daniel 11:29b, 30a; Mateus 24:7; Números 24:23, 24; Apocalipse 6:4) “Uma grande espada” = a espada nuclear. Isto será “o princípio das dores de parto”. (Marcos 13:8)
“A abominação da desolação” = “a besta” = o futuro governo mundial. (Daniel 11:31; Mateus 24:15, 21, 22; Apocalipse 11:2, 7; 13:1, 2, 7)
Daniel 11:40-43 = a Quarta Guerra Mundial. (Mateus 24:29; Lucas 21:25; Apocalipse 6:12, 13:3; Isaías 5:26-30; Daniel 7:11; Ezequiel 32:2-16; Habacuque 1:5-17; Sofonias 1:14-18; Joel 2:1-11)
O Apóstolo Paulo em Romanos 15:4 disse que tudo o que foi escrito ao nosso proveito foi (…) !
Paulo tinha o costume de usar fatos históricos da Bíblia e apresenta-los sob um perspectiva figurativa, simbológica, alegórica ou ainda como SOMBRAS.
Jesus também fez o ” uso de SOMBRAS ” ou Tipologias: Ex. Jonas,A serpente de metal,ec,etc. O escritor de Hebreus fala que muitos acontecidos ao povo de Israel, servem de exemplo, sombras, etc.
Dito isto, concordo com alguns irmãos que de uma forma ou de outra, fatos do passado tornam-se sombras do futuro (não generalisando).
Ex. O encontro de Isaque com Rebeca ( bodas ) – no meio do caminho – é um tipo ou sombra do encontro de Jesus com Sua Igreja nos ares – entre nuvens – como Paulo afirmou.
A Morte de Sara e o novo casamento de Abraão com Quetura, poderia representar o ” Primeiro Israel que rejeitou Jesus e o ” Segundo Israel ” – remanescente o que voltou a Casar – Nesse assunto Paulo faz uma analogia em Romanos 11 – O Zambujeiro ( A Igreja Enxertada ), os Ramos cortados ( Israel rejeitado ) e por fim, os ramos remanescentes dos últimos dias ( Israel ) novamente enxertado o que concorda com as Profecias específicas de Zacarias 12-14, ou seja: A Salvação Nacional de Israel.
Claro ! Nem todos serão salvos pois tanto Zacarias como Ezequiel trata desse assunto no cap. 20 vers.32 ao 44 que está também em perfeita consonância com Isaias cap. 63.
Esses textos apontam ao cerco,fuga,sofrimento, perseguição, julgamento, aliança e salvação de Israel. ( Os rebeldes não voltarão )
…
Mais um exemplo: A vida de José do Egito aponta como uma figura de Cristo, que foi rejeitado, vendido, mas que no decorrer do tempo, todos tiveram que se ajoelhar e reconhecer o irmão, pois na primeira apresentação eles não se deram conta de quem fizera tanto bem, era de fato irmão deles.
Enfim ! Há uma coletãnea de livros denomidado ” O Pentateuco ” de um escritor irlandês chamado C.H.Machintoch que consegue mostrar nos cinco primeiros livros da Bíblia todo o plano de Deus à salvação e redenção da humanidade, por intermédio de figuras, tipos, alegorias, etc,etc,.
Também outro escritor chamado Abraão de Almeida em seu livro – O Tabernáculo e a Igreja, mostra Jesus, Sua vida, Seu Sacrifício, etc, etc,.
Tudo que Deus ordenou a Moisés tem significado. Até mesmo a disponibilização dos objetos dentro do tabernáculo apontam à Israel e A igreja, lado-a-lado e a distribuição da mobília em formato de cruz aonde a câmara do Santo dos Santos está a ” cabeça ”
Quem ler entenda Efézios 2:11-22. O Candelabro significa ( entre outras coisas ) A Igreja – Sete Ramificações, a mesa com os 12 pães da proposição as Tribos de Israel e ou Apóstolos de Cristo, como de fato aparecem novamente seus nomes na Nova Jerusalém.
O que pretendo dizer com tudo isto ?!!!
Se olhar-mos à Bíblia, como Jesus, Paulo, Pedro e outros olharam, não haverá tantas discordâncias quanto às profecias, pois tudo o que já se cumpriu e está por se cumprir, um dia foi fato, que virou história e que serve de sombras do futuro e nenhuma ” Tese Teológica ” terá poder de subsituir o que já aconteceu e serve como um ” holograma ou marca d’água “, ou ainda uma ” Digital Profética ” que não pode ser alterada.
Seria exaustivo de minha parte exemplificar muitos outros textos, mas vou sitar apenas três Salmos que apontam diretamente para Jesus,Sua obra redentora, Sua ressurreição e Sua entrada triunfal na Glória de Deus, como fora revelada a Estevão – O primeiro Martir da Igreja Primitiva.
Salmos 22 ( Messias Sofredor ), Salmos 23 ( Messias Ressurreto ) e Salmo 24 ( Messias Glorificado )
Outro Salmo Profético que aponta diretamente para Israel quando estiver no dia de sua angústia final como falou o Profeta Jeremias:
Salmo 46 ( Dos filhos de Coré ) e Jeremias 30:7 ( A angústia de Jacó )
Mas… para não falar-mos apenas das tragédias, descansemos e nos alegremos no futuro inimaginável previsto por Isaias num pequeno esboço do que está por vir: Isaias cap. 62
O texto deixa muito claro que se refere a Israel, seu povo e à Cidade de Jerusalém.
Claro que a Igreja ( A Noiva ) estará participando ativamente do Reino Milenial de Nosso Senhor Jesus, que é o quinto reino das Profecias de Daniel e que jamais terá fim.
Maranata !!!
P.S. Para que não haja dúvidas que Deus trata Israel e a Igreja de formas peculiares, mas que ambos estão unidos a Cristo, confira Zacarias cap. 4 ” O Castiçal e as Duas Oliveiras “, As Duas Testemunhas de Apocalipse e também os 24 anciãos que estão na glória.