2011
Quais as diferentes visões sobre o Arrebatamento? Pré-Tribulacionismo
Categoria (Métodos de Interpretação Profética) por Geração Maranata em 03-04-2011
Tag: meso-tribulação, pós-tribulação, pré-tribulação
Por Geração Maranata
- Arrebatamento Pré-Tribulacionista
- Arrebatamento Pós-Tribulacionista
- Arrebatamento Midi ou Meso-Tribulacionista
- Arrebatamento Parcial
- Sem Arrebatamento
Definições:
Pré Milenistas e Pós Milenista – Trata-se da interpretação dos mil anos de reinado de Cristo sobre a terra. Existem três visões básicas sobre o milênio: pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo.
Dispensacionalistas – Doutrina teológica e escatológica que afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra. A palavra "dispensação" deriva-se de um termo latino que significa "administração" ou "gerência", e se refere ao método divino de lidar com a humanidade e de administrar a verdade em diferentes períodos de tempo.
Amilenistas -O amilenismo clássico crê num milênio que iniciou-se com a primeira Vinda de Cristo, representando o período do Evangelho, que segue entre a Ressurreição de Cristo e a Segunda Vinda de Cristo.
Introdução
Arrebatamento do grego harpazo (αρπαζω), que significa: 1) pegar, levar pela força, arrebatar; 2) agarrar, reivindicar para si mesmo ansiosamente; 3) arrebatar.
"… depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor." (1 Tes 4:17)
"… salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne." (Jd 23)
Essa palavra não aparece na Bíblia, mas é usada para descrever a “rápida trasladação para cima”, “arrebatar do fogo”, “puxar com força para cima”.
Foi usada para descrever o arrebatamento de Filipe de uma cidade para outra, após a conversão do eunuco etíope:
"Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo." (At 8:39).
Isso é exatamente o que Cristo vai fazer com os cristãos, a Noiva do Cordeiro!
Conceito
Resumidamente a linha escatológica do Pré-Tribulacionismo defende que Cristo virá buscar seus fiéis, a Igreja, no chamado “Arrebatamento”. Os Pré-Tribulacionistas crêem que Cristo tirará a Igreja antes da Grande Tribulação e que esta tem como propósito encerrar o tempo dos gentios e preparar o povo de Israel para a restauração no milênio, governado por Cristo.
O Dispensacionalismo (Dispensação) ensina que há um tratamento diferente entre dois povos: judeus e gentios, visto que são grupos distintos, haverá um plano de Deus exclusivo tanto para Israel como para a Igreja, sendo que a Grande tribulação é uma Dispensação onde Deus tem como objetivo trabalhar com Israel e não com a Igreja, que já teve o seu período de salvação na Dispensação da Graça. A igreja é um mistério não-revelado no Antigo Testamento. Esse plano de mistério deve ser completado antes que Deus possa retomar seu plano com Israel e completá-lo. Essas considerações surgem do método literal de interpretação.
Neste caso, seria incoerente a Igreja passar pela Grande Tribulação devido esses propósitos, ou seja, o propósito da Grande Tribulação é preparar a conclusão do plano geral de Deus para a humanidade e não purificar ou testar a Igreja.
O Pré-Tribulacionismo acredita que Cristo voltará a qualquer momento para buscar sua Igreja. (Rm 8: 19-25; ICo 1:7; Fil 4:5; Tt 2:13; Tg 5:9; Jd 21: I Ts 4:18; etc).
Alicerces Bíblicos e Teológicos
- Interpretação Literal das Escrituras – A interpretação literal da Bíblia, significa explicar o sentido do texto apenas com o uso normal do texto, levando em consideração a gramática, o contexto histórico e o contexto da passagem. (Leia o post sobre Interpretação Literal e Alegórica aqui)
- Pré-Milenismo – Ensina que Jesus Cristo voltará antes do período milenar.
- Futurismo – Crença que todos os eventos ocorrerão no futuro, durante a Grande Tribulação, na Segunda Vinda e no Milênio.
- Diferença Entre Israel e a Igreja – Israel e a Igreja são vistos como dois organismos diferentes pela Bíblia, se fosse um apenas não haveria necessidade de restauração de Israel. Leia o estudo sobre as "Alianças Bíblicas e a Escatologia – Israel e a Igreja"
Principais Características
- O Método de Interpretação é Literal e não Alegórica;
- A Grande tribulação é a última das Setentas Semanas de anos de Daniel 9:24-27, portanto a Grande Tribulação terá a duração de sete anos.
- As Setenta Semanas de anos de Daniel 9:24-27 estão determinadas para Israel, e não para a Igreja, portanto a Igreja não passará pela Grande Tribulação.
- O Dispensacionalismo (Estudo das Dispensações) tem grande influência nas posições defendidas pelos Pré-Tribulacionistas, e pelos Pré-Milenistas, por crer que Deus não mistura as coisas, pelo contrário, ele tem um objetivo diferente em cada uma das Dispensações, e na Grande Tribulação seu maior objetivo é Repreender, castigar e educar a Israel com vara de juízo, preparando os Judeus para enfim aceitarem a Jesus Cristo como o Messias prometido, Ezequiel 20:37, Deuteronômio 4:30, visto que Israel não aceita a Jesus Cristo, mas fará acordo com o Anticristo Isaías 28:15, João 5:43, II Tes 2:3-4.
- A Grande Tribulação é conhecida como tempo da 'Ira de Deus', ou seja, o período em que Deus irá derramar a sua Ira sobre os gentios que não aceitaram o amor de Cristo, oferecido durante a Dispensação da Graça, e tratar com o povo Judeu pela rejeição do Messias, Jesus Cristo (I Tes 1:10 e 5: 9 e Apocalipse 6:16-17). Neste contexto, Deus não iria derramar a sua Ira sobre a Igreja, que aceitou o amor de Cristo, a ponto de ser comparada a sua Noiva
Argumentos Essenciais
1 – O método literal de interpretação
A controvérsia básica entre amilenistas e pré-milenistas é a questão do método de interpretação empregado no tratamento de profecias: interpretação literal x interpretação figurada. Caso o método literal de interpretação das Escrituras for o certo, então a interpretação pré-tribulacionalista é a correta.
Dessa maneira, a doutrina da volta pré-tribulacionalista de Cristo para instituir um reino literal resulta de métodos de interpretação literal das promessas e das profecias do Antigo Testamento. E natural, portanto, que o mesmo método básico de interpretação deva ser empregado na interpretação do arrebatamento.
2 – As Setenta Semanas de Daniel
Existem várias palavras usadas no Antigo e no Novo Testamento em referência ao período da septuagésima semana, as quais, quando examinadas em conjunto, oferecem a natureza essencial ou o caráter desse período:
1) ira (Ap 6.16,17; 11.18; 14.19; 15.1,7; 16.1,19; l Ts 1.9,10; 5.9; Sf 1.15,18);
2) julgamento (AP 14.7; 15.4; 16.5-7; 19.2);
3) indignação (Is 26.20,21; 34.1-3);
4) castigo (Is 24.20,21);
5) hora do julgamento (Ap 3.10);
6) hora de angústia (Jr 30.7);
7) destruição (Jl 1.15);
8) trevas (Jl 2.2; Sf 1.14-18; Am 5.18).
Essas referências abrangem todo o período, não apenas parte dele, de modo que todo o período é assim caracterizado.
Esse período testemunhará o derramamento da ira divina por toda a terra, embora esteja em questão toda a terra, esse período é particularmente dirigido a Israel. Jeremias 30.7, que chama esse período "tempo de angústia de Jacó", confirma isso. Os acontecimentos da septuagésima semana são acontecimentos do "Dia do SENHOR" ou "dia de Jeová". O uso do nome Jeová indica o relacionamento de Deus com a nação de Israel.
Esse período está sendo profetizado em Daniel 9: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade" (v. 24). Todo esse período faz, então, referência ao povo de Daniel, Israel, e à cidade santa de Daniel, Jerusalém.
Visto que muitas passagens do Novo Testamento como Efésios 3.1-6 e Colossenses 1.25-27 mostram claramente que a Igreja é um mistério e sua natureza como um corpo composto por judeus e gentios não foi manifestada no Antigo Testamento, a Igreja não poderia estar nessa e em nenhuma outra profecia do Antigo Testamento.
Já que a igreja não teve sua existência senão depois da morte de Cristo (Ef 5.25,26), senão depois da ressurreição de Cristo (Rm 4.25; Cl 3.1-3), senão depois da ascensão (Ef 1.19,20) e senão depois da descida do Espírito Santo em Pentecostes, com o início de todos os Seus ministérios a favor do crente (At 2), não poderia constar das primeiras 69 semanas dessa profecia. Já que a igreja não faz parte das primeiras 69 semanas, que estão relacionadas apenas ao plano de Deus para com Israel, ela não pode fazer parte da septuagésima semana, que está, mais uma vez, relacionada ao plano de Deus para Israel, depois que o mistério do plano de Deus para a Igreja for concluído.
A Bíblia indica que existem dois propósitos principais a ser cumpridos na septuagésima semana.
1. O primeiro propósito está declarado em Apocalipse 3.10: "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra". Esse período tem em vista "os que habitam sobre a terra", e não a Igreja. A mesma expressão ocorre em Apocalipse 6.10; 11.10; 13.8,12,14; 14.6 e 17.8. Na sua utilização, João oferece não uma descrição geográfica, mas sim uma classificação moral.
"A palavra "habitam" do grego 'katoikeo' é usada para descrever a totalidade do Deus que habitava em Cristo (Cl 2.9); é usada para a moradia permanente de Cristo no coração do crente (Ef 3.17) e dos demônios retornando para obter posse absoluta de um homem (Mt 12.45; Lc 11.26). Ela deve ser diferenciada da palavra 'oikeo', que é o termo geral para "habitar", e de 'paroikeo', que tem a idéia de transitório, "visitar". O termo 'katoikeo' inclui a idéia de permanência. Dessa maneira, o julgamento referido em Apocalipse 3.10 dirige-se aos habitantes da terra daquele dia, aos que se estabeleceram na terra como se fosse sua verdadeira casa, aos que se identificaram com o comércio e a religião da terra. (Henry C. THIESSEN, Will the church pass through the tribulation?, p. 28-9.)"
Visto que esse período está relacionado com os "que habitam a terra", os que se estabeleceram em ocupação permanente, não pode ter nenhuma referência à Igreja, que seria sujeita às mesmas experiências se estivesse aqui.
"Uma segunda consideração é o uso do infinitivo' peirasai' (tentar) para expressar propósito. A definição dessa palavra diz que Deus é o seu sujeito ao "infligir males a alguém para provar seu caráter e sua constância na fé". Como Deus vê a Igreja em Cristo e nEle aperfeiçoada, esse período não pode ter nenhuma referência a ela, pois sua legitimidade não precisa ser testada." (Henry C. THIESSEN)
"Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição." (Malaquias 4.5,6)
O profeta declara que o ministério desse Elias seria preparar para o Rei que estava prestes a vir. Em Lucas 1.17 promete-se que o filho de Zacarias "irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias" para atuar nesse ministério e "habilitar para o Senhor um povo preparado". Com respeito à vinda de Elias que deveria ter sido um sinal para Israel, o Senhor declara:
"Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as cousas; como, pois, está escrito sobre o Filho do homem que sofrerá muito e será aviltado? Eu, porém, vos digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como a seu respeito está escrito". (Mc 9.12,13).
Jesus mostra a seus discípulos que João Batista tinha o ministério de preparar o povo (de Israel) para Ele. "E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir" (Mateus 11.14).
Então o primeiro ministério de João Batista era preparar a nação de Israel para a vinda do Rei (Jesus). Só podemos concluir, então, que Elias, que está por vir antes do terrível Dia do Senhor, tem um único ministério: preparar um remanescente em Israel para a chegada do Senhor (A Segunda Vinda de Cristo).
Concluindo: esses dois propósitos, a provação dos habitantes da terra e a preparação de Israel para o Rei, não têm nenhuma relação com a Igreja. Essa é a evidência complementar de que a Igreja não estará na septuagésima semana.
Há ainda outra consideração.
A última Semana de Daniel 9 é dividida em duas partes de três anos e meio cada, porém a natureza e o caráter da Semana é uma só, formando uma totalidade. Logo não há como admitir a permanência da Igreja na primeira metade da última Semana (teoria Meso-Tribulacionista), pois como ela estaria isenta septuagésima semana (70a. semana de anos) e permanecer na primeira metade da semana?
A impossibilidade de incluir a igreja na última metade torna igualmente impossível incluí-la na primeira parte, pois, embora as Escrituras dividam o período da semana, não fazem distinção a respeito da natureza e do caráter das duas partes.
3 – A natureza da Igreja
Há distinções entre a Igreja e Israel e são claramente demonstradas nas Escrituras.
- Igreja e o Israel Nacional: a igreja é composta por aqueles que confessam a fé em Cristo e que tenham nascido de novo. Israel nacional baseia-se em nascimento físico, e todos os que pertencem a esse grupo e não forem salvos serão sujeitos à ira da tribulação.
- Igreja e o Israel Espiritual: Antes de Pentecostes, existiam indivíduos salvos, mas não existia Igreja, e eles faziam parte do Israel Espiritual, não da Igreja. Depois do Pentecostes e até o arrebatamento encontramos a Igreja, corpo de Cristo, mas não encontramos o Israel Espiritual. Depois do arrebatamento não encontramos a Igreja, mas novamente um Israel verdadeiro ou Espiritual.
- Igreja – mistério não-revelado: não era mistério que Deus proveria salvação para os judeus, nem que os gentios seriam abençoados com esta salvação. O fato de que Deus formaria de judeus e gentios um só corpo nunca foi revelado no Antigo Testamento e constitui o mistério citado por Paulo em Efésios 3.1-7, Romanos 16.25-27 e Colossenses 1.26-29. Todo esse novo plano não foi revelado até a rejeição de Cristo por Israel. É depois da rejeição que o Senhor faz a primeira promessa da futura igreja (Mateus 16.18). É depois da rejeição da cruz que a igreja tem seu início, em Atos 2. É depois da rejeição final de Israel que Deus chama Paulo para ser apóstolo aos gentios, e por meio dele o mistério da natureza da Igreja é revelado. Pode-se dizer que a Igreja é uma interrupção do plano de Deus para Israel, que não foi iniciada até que Israel rejeitasse a oferta do reino. Segue-se, logicamente, que esse plano de mistério deve ser concluído antes que Deus possa retomar Seu trato com a nação de Israel. O plano do mistério, tão distinto no seu início, certamente será separado na sua conclusão. Esse plano deve ser concluído antes que Deus retome e complete Seu plano para Israel. O conceito da Igreja como mistério leva, inevitável, ao arrebatamento pré-tribulacionista.
Evidências de um Arrebatamento Pré-Tribulacional
1 – Promessa de livramento da Ira de Deus
A Grande Tribulação é também chamada de “O Dia da Ira do Senhor”.
“O Dia da Ira do Senhor” vai chegar para o mundo inteiro (Sl 110:5; Is 13:6-13 e Ap. 6:16-17). Os cristãos sempre foram sujeitos à perseguições, porém será diferente na Grande Tribulação. As perseguições são causadas por homens maus e pelo diabo, enquanto que na Grande Tribulação de sete anos será um período referente à ira divina. (Ap. 6:16-17; 14:10).
Alguns acreditam que a Igreja (todos os cristãos que formam a Noiva de Cristo) não será poupada no tempo da Ira, mas será salva através da mesma. Porém a Bíblia revela que os que estiverem na Terra durante a Grande Tribulação não escaparão da Ira:
"Pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão". (1 Tess 5:3)
A Bíblia promete o livramento da presença da Ira:
“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21:36).
Desse forma, a Igreja deverá ser, fisicamente, removida da Terra, caso contrário, teria que suportar o dia da Ira. Deus promete a remoção em Apocalipse 3:10:
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”.
Este verso não diz que Deus vai guardar a Igreja através da provação, mas livrá-la dela.
2 – O Arrebatamento é iminente
Qual é a definição bíblica de iminência? Um acontecimento iminente é aquele que está sempre "pairando acima de alguém, constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua ocorrência" (Dr. Renald Showers – The Oxford English Dictionary, 1901, V. 66).
Assim, a iminência traz consigo o sentido de que algo pode acontecer a qualquer momento. Outras coisas podem acontecer antes do evento iminente, mas nada precisa acontecer antes que ele aconteça. Se alguma coisa precisa acontecer antes de determinado evento ocorrer, tal evento não é iminente. Em outras palavras, a necessidade de que algo ocorra antes destrói o conceito de iminência.
Cristo ensinou isto em Mt 24:42, 44; 25:13 e Mc 13:30.
Paulo ensinou isto em Fl 4:5 (“Perto está o Senhor”); Tt 2:13.
Tiago ensinou em Tg 5:8-9.
Pedro ensinou na 1 Pe 4:7.
A Igreja primitiva vivia na expectativa da volta de Cristo (1 Tes. 1:9-10). O apóstolo Paulo assim instruiu a igreja em Tessalônica:
“MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tes. 5:1-9).
A igreja não está aguardando o aparecimento do Anticristo, mas a volta do Filho de Deus.
3 – Igreja, mistério não revelado no Velho Testamento (Ef 3:1-11)
A Igreja não faz parte da cronologia dos eventos narrados pelos profetas do Velho Testamento. Eles profetizaram claramente a Primeira Vinda de Cristo, o Seu miraculoso nascimento, Sua vida, morte, ressurreição e ascensão. Os mesmos profetas descreveram a Segunda Vinda de Cristo em glória, precedida por um tempo de tribulação mundial, seguida pelo estabelecimento do glorioso reino messiânico, a partir de Jerusalém. Porém, esses profetas não viram o mistério da Igreja:
“O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” (Efésios 3:5).
Entre a Primeira e a Segunda Vindas, existe um intervalo que não foi visto pelos profetas do Velho Testamento. Este intervalo é a 'Era da Igreja'. Os profetas do VT não viram que Israel seria deixada, temporariamente, em compasso de espera, enquanto Deus iria chamar, entre todas as nações, um corpo especial de pessoas. Após ter completado este intento, e quando o tempo dos gentios chegar ao fim, Deus vai restaurar o relógio profético de Israel e cumprir todas as promessas do Velho Testamento em relação à Sua antiga nação escolhida, pois:
“…o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. (Rm 11:25).
A Grande Tribulação diz respeito a Israel, não à Igreja. Este período atual do mistério vai terminar com a remoção da Igreja da Terra. Então, o Senhor executará o Seu plano para a nação de Israel, quando cumprirá as profecias do Velho Testamento sobre o tempo das dores de Jacó, a vinda do Messias e o estabelecimento do reino messiânico.
4 – O Apocalipse mostra que a Igreja não estará na Terra durante a Grande Tribulação
- A igreja não é vista na Terra nos capítulos 4 a 18 do Apocalipse.
- Israel será a testemunha de Deus durante a Grande Tribulação e não a Igreja. (Apocalipse 7).
- As orações dos santos em Apocalipse 8 são de julgamento. Somente Israel faz orações deste tipo. A Igreja é ensinado a orar pelos seus inimigos e não contra eles (Lc 9:51-56). As orações do Apocalipse são as orações dos Salmos, embasadas nas promessas feitas a Abraão, de amaldiçoar os que amaldiçoassem Israel (Gn 12:1-3).
- Os gafanhotos com poder de escorpiões do Apocalipse 9 receberam permissão para atormentar os habitantes da Terra, exceto os judeus que tiverem na testa o sinal de Deus, colocado pelo anjo do Apocalipse 7. Se a Igreja estivesse na Terra estaria sujeita a este horrendo castigo de Deus.
- Apocalipse 10 identifica os eventos de Apocalipse 4 a 18 com os eventos profetizados pelos profetas do Velho Testamento – os dias da Grande Tribulação e o Dia do Senhor. A Igreja nunca esteve na visão destas profecias do Velho Testamento, pois era um mistério oculto. A Igreja tem um propósito e um programa diferentes da nação de Israel. Esta nação é que está focalizada nas profecias do Velho Testamento e em Apocalipse de 4 a 18.
- O ministério das duas testemunhas de Apocalipse 11 identifica-as com a nação de Israel e com as profecias do Velho Testamento sobre o “Dia do Senhor”. Estas duas testemunhas ministrarão em Jerusalém, a capital de Israel. A Igreja não tem Jerusalém como capital; sua cidade é celestial, não terrena (Cl 3:1-4; Fl 3:17-21). As duas testemunhas estão vestidas de pano de saco, o que é típico de Israel. Em parte nenhuma, a Igrejas se veste de pano de saco. Apocalipse 11:4 identifica as duas testemunhas com a profecia do Velho Testamento, Zacarias 4:3, 11, 14 (As duas Oliveiras) se refere a Israel, não à igreja. Além disso, as duas testemunhas invocam julgamento sobre os inimigos (Apocalipse 10:5-6). Jesus repreendeu os Seus discípulos por desejarem isto e instruiu os crentes da Igreja no sentido de que deviam orar pelo bem-estar dos seus inimigos, não pela sua destruição. (Lucas 9:54-56; Romanos 12:14; 17-21).
- O diabo persegue Israel, não a igreja, durante a Tribulação (Apocalipse 12). Não pode haver dúvida alguma de que a mulher neste capítulo é identificada como a nação de Israel. O verso 5 mostra uma mulher dando à luz Cristo; é óbvio que Jesus foi dado à luz por Israel, não pela igreja(Isaías 9:6-7; Romanos 9:5). Além disso, os símbolos de Apocalipse 12:1-2 lembram a familiar tipologia de Israel no VT, onde Israel é apresentada como uma mulher (Isaías 54:4-5). O sol, a luz e as doze estrelas lembram o sonho de José relativo a Israel (Gênesis 37:9). As palavras de Apocalipse 12:2 são quase uma exata citação de Miquéias 5:3, referindo-se ao trabalho de parto, que deu à luz o Messias. Estes símbolos não são usados nas Igrejas do Novo Testamento.
5 – A Purificação de Israel
A maioria das profecias sobre o Período da Tribulação encontra-se no Antigo Testamento e, portanto, é claramente destinada a Israel.
O Período da Tribulação objetiva fazer a purificação (ver Apocalipse 7:9 e 14:4) e preparar a conversão nacional de Israel (comparar com Ezequiel 20:37-38; Zacarias 13:1,8-9). Até mesmo esse mais terrível de todos os tempos será usado por Deus para o bem final, e levará a história em direção ao fim que Ele planejou. Apesar de todos os horrores desse tempo terrível, o objetivo é claro que ele levará ao livramento:
"Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela." (Jr 30:7).
6 – Casamento Judaico e a Igreja
Os paralelos entre o costume hebraico do casamento e o arrebatamento da igreja são inegáveis! A Noiva (a Igreja) deve esperar a vinda do Noivo (Jesus Cristo) na casa de seu pai (este mundo, controlado por Satanás). Quando o Noivo volta após um período de separação de dois anos (2.000 anos?), a Noiva é levada para a casa do Pai do Noivo (a casa do Pai Celestial) onde ocorre a cerimônia de casamento. A lua-de-mel na nova casa (as "moradas" de João 14:2) dura sete dias (corresponde aos sete anos do Período da Tribulação aqui na Terra).
A Importância do Arrebatamento Pré-Tribulacional
Cristo, Paulo, João e Pedro ensinaram que a volta de Jesus seria iminente e deveria ser esperada a qualquer momento (Mt 24:44; Fl 4:5; Tg 5:8-9 e 1 Pe 4:7). Os cristãos primitivos viveram na expectativa da volta de Cristo como um cumprimento literal das profecias:
“Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1 Tes. 1:9-10).
A doutrina de um Arrebatamento Pré-Tribulacional motiva à purificação da vida pessoal do cristão:
- Ela encoraja o crente nas tribulações e perseguições:
“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (1 Tes. 4:17-18).
- Ela coloca o foco da igreja na Grande Comissão (Mt 28:18-20; Mc 16:15; At 1:8). Ela nos ensina a pregar o evangelho, a ganhar pessoas para Cristo e a estabelecer igrejas, pois “a igreja do Deus vivo [é] a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3:15), como o assunto mais urgente. D. L. Moddy estava certo quando disse: “Vejo este mundo como um barco destruído. Deus me deu um bote salva-vidas e me disse: ‘Moody, salve tantos quantos você puder’”.
- Ela nos motiva a trabalhar na obra do Senhor (1 Co 15:58).
- Ela nos motiva a uma vida obediente (1 Tes 5:4-7; 1 Jo 3:1-3).
- Ela nos motiva a nos separarmos do mal (Tt 2:13-14).
- Ela mantém os crentes longe da heresia e da apostasia (2 Tm 4:3-4 e 1 Jo 2:24-28).
Leia também:
Quando uma profecia é cumprida na história? Futurismo
Para saber mais:
A Base nas Escrituras Para Esperarmos o Arrebatamento Antes da Tribulação
A verdade sobre o Arrebatamento
Cinqüenta Evidências do Arrebatamento Pré-Tribulacional
Fontes:
www.wayoflife.org – “The Pre-Tribulation Rapture” – David Cloud
www.espada.eti.br
www.wikipedia.org
Manual de Escatologia – J. Dwight Pentecost
Dicionário Bíblico Strong – Hebraico/Aramaico/Grego
Bíblia de Estudo das Profecias
www.acts17-11.com/portuguese/
www.chamada.com.br
www.solascriptura-tt.org
**Geração Maranata** Cite a fonte de for copiar
Diante da vontade de entender sobre essa questão do arrebatamento, decidi estudar o assunto, abordando diversos versículos da bíblia que tratam sobre a volta de Jesus. E analisando tudo, entendi claramente que não haverá arrebatamento pré-tribulacional. O arrebatamento só ocorrerá no último dia (quando Jesus descer do céu). Analisem com atenção:
1- “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:44
Os vivos só serão arrebatados, depois que os mortos forem ressuscitados. Como poderá ocorrer arrebatamento secreto antes do último dia (fim da tribulação), se os mortos têm que ressucitar primeiro?
2- “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1 Coríntios 15:51-52
Paulo também disse: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (I Tess. 4:16-18).
II Ped. 3:10 “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”.
“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:15-17
Essas passagens mostram claramento que a última trombeta soará no último dia, ou seja, no dia da volta do Senhor. E só quando ela soar é que os mortos ressucitarão e os vivos salvos serão arrebatados.
3- Apoc. 1:7 Assim diz a Palavra de Deus: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”.
Luc. 17:24 “Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.”
Jesus prometeu que todo olho verá a sua volta nas nuvens.
4- Apoc. 3:3 “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”
I Tess. 5:2-4 “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Estes trechos dizem claramente que o Senhor virá como um ladrão (derrepente) para os desprevinidos.
5- A igreja também presenciará a Grande Tribulação:
“por causa dos escolhidos tais dias (da grande tribulação) serão abreviados” (Mateus 24:21-22, 29).
Porém, os escolhidos serão poupados das sete pragas da ira de Deus: “E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.”
(Apocalipse 9:4)
6- “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21:36).
Isso, porque Deus poupará os seus servos de serem acometidos pelas pragas que serão lançadas sobre a terra.
Contudo, não tenho como continuar pensando que a igreja será arrebatada antes do fim.
@Brígida,
Olá Brigida,
Parabéns por seu interesse em estudar profecias bíblicas, pois o estudo nos alimenta, fortalece e prepara para encontrarmos nosso Deus.
Quanto a questão de posição escatológica é complicada mesmo, pois todas tem sua base bíblica.
A expressão ‘ultimo dia’ não é necessáriamente o dia final, na verdade os estudiosos indicam que os ‘últimos dias’começaram com a primeira Vinda do Senhor (Hebreus 1:1,2).
Um versiculo chave para mim é esse: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lucas 21:36).
Agora compare com Apocalipse 7:9: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos.”
O versiculo de apocalipse parece completar o que Jesus disse em Lucas. Se esses versiculos se completam mesmo, esse evento ocorrerá antes da grande tribulação, pois neste momento ainda não ocorreram o juizo das trombetas e nem as 7 taças.
Na minha visão os crentes em Jesus passarão por algum tipo de tribulação (os cinco primeiros selos podem indicar isso), mas não o juízo e a ira de Deus.
Mas o importante mesmo é perseverá até o fim, seja ele pré ou pós tribulação e alcançar a coroa da justiça.
Deus abençoe voce.
Maranata!
Amados venho aqui publicar um relato verdadeiro de uma amiga e irmã Em Cristo Marlene Rodrigues atualmente ela mora fora do Brasil; REVELAÇÃO DADA PELO SENHOR JESUS CRISTO À SUA SERVA:
MARLENE RODRIGUES.
Eis aqui a visão e as exortações recebidas da parte do Senhor Jesus, na manhã, dia 08 de agosto de 2012 perto de Paris na França.
Eu vi um enorme dragão com muita fúria soltar gigantescas flamas de fogo sobre a Terra.
Dentro delas, flutuavam milhares de seres com aparência humana.
Eu perguntei ao Senhor Jesus: Os seres
que o dragão está expulsando de sua boca são as almas dos perdidos?
O Senhor respondeu: Não. Eles não são almas humanas, são espíritos malignos que estavam alojados no ventre do dragão. Tanto o dragão como esses espíritos fazem parte do exército de Satanás.
Em seguida, minha visão foi transportada para outro lugar e pude ver uma imensa árvore, sua aparência era de uma beleza extraordinária.
Proxima a essa árvore estava uma multidão de seres que andavam em sua volta, eles eram os mesmos espiritos que tinham saido da boca do dragão.
Em pouco tempo eles foram se metamorfoseando, metade transformou-se em cupins e a outra metade em minúsculos corpos semitransparentes.
Em frações de segundos, os cupins penetraram no tronco da árvore sem deixar o minimo buraco visivel e começaram a beber a seiva e a comer as entranhas dessa árvore.
Com muita rapidez os outros demônios entraram no chão, exatamente no pé da árvore, infiltraram-se nas raízes. A presença maléfica desses demônios secaram suas raizes e ela não poderiam mais absorver e transportar a água e os sais minerais do solo para outras partes, nem poderia mais armazenar os seus nutrientes.
Para meu espanto, observei que a árvore frondosa, continuava com sua grande beleza, ela estava sendo destruida por dentro, mas seu aspecto exterior não tinha sido alterado, ela não sofria, não estava preocupada com o que estava acontecendo dentro das suas entranhas.
No entanto, essa árvore estava sendo destruida, corroída, devorada por dentro, se tornando vazia, sêca, sem vida interior, todavia ela não sofria.
Eu perguntei ao Senhor: Por que os demônios estavam destruindo aquela árvore? Qual foi o seu pecado? Qual foi a porta de entrada para tal maldição?
O Senhor disse: “Os pecados dessa árvore, representam os dois pecados imundos de minha igreja”
O pecado do orgulho e o pecado da idolatria. O pecado do orgulho de sua beleza e grandeza anestesiou sua consciência e o pecado da idolatria, secou suas raizes privando-a de água e de alimentação.
Minha Igreja é comparada a essa árvore de grande beleza exterior, porém seca e sem vida no seu interior, por causa das suas abominações não confessadas.
Minha Igreja se diz rica e se cobre de glórias, porém ela é pobre, cega e nua.
Meu povo é cego e não quer enxergar. Meu povo é surdo e não quer ouvir. Meu povo está doente e não quer ser curado.
Vós sois o Sal da Terra, mas o sal està insípido, sem sabor, com que se há de salgar?
Vós sois a luz do mundo. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, mais vossa luz não brilha nas trevas. Por causa das vossas obras más, os ímpios não me glorificam. Vossas almas estão corroídas pela ganancia e cobiça de dinheiro.
A árvore que não produz bom fruto será lançada ao fogo. Eu pedirei contas a todas as almas.
Porque o meu povo se alimenta daquilo que não satisfaz?
Eu sou O PÃO DA VIDA!
Porque meu povo bebe em cisternas rotas, que não retém águas?
Eu sou o Celeiro inesgotável de ÁGUAS VIVAS.
Oh! Virgens loucas! Encham vossas lampadas com o meu óleo santo, antes que chegue o grande dia.
Vossas visões do mundo espiritual são falsas e opacas, frutos de vossa imaginação carnal.
Minhas sentinelas dormem e muitos dos meus filhos vivem embrigados servindo outros deuses, amando os prazeres do mundo.
Filhos meus, arrependei-vos. Venham ofereçer-me um novo sacrifício. Um sacrifício de arrependimento, para que eu possa vos curar. Eu vos libertarei do jugo do opressor.
Que toda a congregação se arrependa. Homens, mulhers e crianças. Do menor ao maior sem exceção. Que toda a Assembléia confesse os seus pecados.
Aproximem-se de mim enquanto podem me achar. Arrependei-vos. Humilhai-vos com jejuns e súplicas. Venham e curvem-se diante de minha Glória. Dai a mim, vossas noites de vigilias. Prostrai-vos diante de mim com choros e lamentações.
Arrependei-vos. Santificai-vos.
Os céus jà sofrem as dores do parto. O tempo está próximo em que virei separar o joio do trigo, os bodes das ovelhas, os justos dos impios, os pastores dos mercenários. Procurai refúgio junto a mim, pois o dia se aproxima, quando as coisas invisíveis se tornarão para todos vos, realidades vivas terríveis.
Arrependei-vos. Eu colocarei meu balsamo em vossas chagas e perdoarei vossas iniqüidades.
Eu lavarei vossas vestes com o meu Sangue e purificarei vossos corações com o meu perdão.
Sem um coração puro, meu povo não poderá ver minha face. Eu sou Deus Santo. Enracinai-vos nas profundezas do meu amor.
Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso…
FIM
TRADUCÃO DO FRANCES PARA O PORTUGUES.
para a Edificação do Corpo de Cristo, que Deus abençõe e desperte cada um de nós.
MESO TRIBULACIONISMO:
SEGUNDA VINDA DE CRISTO – 09
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YV8oBfr9cj0#!
REFUTAÇÕES À TEORIA PRÉ-TRIBULACIONISTA:
Nos desculpe, mas a visão pré-tribulacionista apresenta muitos os erros, entre eles: Os pré, desconhecem totalmente os três principais fundamentos proféticos: Grande Tribulação, Vinda de Jesus e Arrebatamento da Igreja.
-O 1º ERRO PRÉ: Contemplam uma Grande Tribulação de sete anos, baseada apenas na “última semana de Daniel” (???). Dan. 9:24. Nem Daniel, e nem as demais Escrituras afirmaram jamais, que “toda a Gr. Trib.” será somente de “sete anos”, porém ela irá muito além.
A Escritura afirma que esses sete anos serão para o povo de Deus Israel/gentios dos últimos dias (como foi num primeiro plano, as 69 semanas sobre os ramos naturais), perfazendo apenas “dois períodos de tribulação”, dentro dos “QUATRO PERÍODOS” de toda a Grande Tribulação”.
Em Seu ensino de Mateus 24, Jesus revelou a Igreja os vários sinais, dos acontecimentos do fim, os quais aconteceriam não somente ao mundo pecador, mas principalmente para sua Igreja: De forma Minoritária – prefigurativa sobre a Igreja de seus dias, e majoritária – total, sobre a Igreja global da última geração.
-O 2º ERRO PRÉ: Eles desconsideram a ordem tribulacional, dando um pulo de canguru, sobre o Principio de Dores – terceira Guerra Mundial, que será o primeiro dos quatro períodos da Gr. tribulação, o qual vem antes da última semana de Daniel.
Mat. 24:
6 “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores”.
-O 3º ERRO PRÉ: Confundiem a 1ª Besta com a outra Besta – o Anticristo:
No Apocalipse 13 João foi claro ao mostrar duas bestas que dominarão o mundo, cada uma ao seu tempo. Porém, a pregação confusa dos pré, não conseguem discernir, qual Besta perseguirá quem? E qual Besta fará aliança com os israelitas?
Afirmam erroneamente que o Anticristo “FARÁ ALIANÇA COM ISRAEL”. Porém quem fará essa aliança com Israel, será a 1ª Besta, a qual virá antes do Anticristo.
Ao visualizarem só uma Besta, os pré afirmam, que ela perseguirá Israel, e não a Igreja (dizem que ela será arrebatada antes). Porém, esquecem que no período da 1ª Besta, Israel estará de aliança com ela. No entanto, quem será perseguida é a Igreja nos primeiros 42 meses.
A MANIFESTAÇÃO DA 1ª BESTA (Apoc. 13:1 a 10). Perseguição maciça de todos os cristãos em todo o mundo.
Depois “do primeiro período da G.T.” a 3ª guerra mundial (tempo indefinido, aqui?), inicia “o segundo período da G.T.” a contagem da primeira metade da “última semana de Daniel”, 42 meses da 1ª Besta (Apoc. 13:5), a qual fará uma aliança com Israel (Isa. 28:18), iniciando uma ferrenha perseguição aos cristãos em todo o mundo.
Mat. 24:
9 “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 NESSE TEMPO muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.
Jesus foi claro ao mostrar no v. 10, “O TEMPO” do cumprimento maior da perseguição, “a tribulação para a Igreja da ultima geração”(Mat. 24:34); ou seja: depois do Princípio de Dores, a partir da manifestação da 1ª Besta.
-A MANIFESTAÇÃO DA OUTRA BESTA – O ANTICRISTO (Apoc. 13:11 a 18).
Perseguição maciça aos israelitas em todo o mundo, após os 42 meses da 1ª Besta -“o segundo período da G.T.” inicia o “terceiro período” tribulacional, a outra metade da “última semana de Daniel”, os 1.290 dias da outra Besta – Anticristo, a qual romperá a aliança com Israel, feita pela 1ª Besta antes, dando início aos terríveis dias da “angústia para Jacó” (Jer. 30:7).
Mat.24:
15 “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.
Nesse “terceiro período tribulacional” – do Anticristo, a Igreja ainda estará presente no cenário mundial cerca de 30 dias, para testemunho das palavras do Senhor (Mat. 24:25“Eis que eu vo-lo tenho predito”); depois Ela fugirá e será protegida no deserto, fora da vista da serpente (Anticristo), onde será sustentada por 1.260; os dias finais do período absoluto do Anticristo (Apoc. 12:6). Então ele voltará e perseguirá “O RESTO DA SEMENTE DA MULHER – IGREJA”, os remanescentes israelitas (Apoc. 12:17).
-O 4º ERRO PRÉ: Não enxergam, e nem respeitam a sequência perfeita dos fatos tribulacionais, anunciados por Jesus em Mateus 24, do verso 5 ao 28. Também não querem enxergar, que (antes) dos versos 29,30 e 31, Jesus jamais falou para Sua Igreja de Sua Vinda e do arrebatamento.
Depois dos 1.290 dias do Anticristo (a outra metade da última semana), Jesus acentuou outra vez “a tribulação daqueles dias”, que viria antes de sua Vinda, sobre Seu povo: Igreja/Israel:
Mat. 24:
29 “E, LOGO DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”.
A GRANDE TRIBULAÇÃO ACABA COM A VINDA DO SENHOR?
Não! As escolas teológicas: Pré, Meso ou Pós-tribulacionistas, pregam erroneamente que a Grande Tribulação acaba com a vinda de Jesus. Porém, após a Vinda do Senhor ela acaba sim, mas para a Igreja…
Sofonias 2:
3 “Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor”.
Mas, ela começará para os ímpios.
Tes. 1:
8 "Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder"
.
A IRA DO CORDEIRO:
A partir da Vinda de Jesus, inicia “o quarto e último período da Gr.Tribulação,”a Ira do Cordeiro, o tempo mais temido pela Besta, Anticristo e todos os reis e pecadores da terra, pois perseguiram, derramaram o sangue do povo de Deus (gentios e israelitas) antes.
Apoc. 6:
15 “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
16 E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, E DA IRA DO CORDEIRO.
17 Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?"
Nesse tempo cumprir-se-á os dias da vingança, o grande dia do Senhor – confundido por muitos, com o momento de Sua vinda; por outros com um dia apenas de 24h. Porém as Escrituras afirmam que, será um longo tempo de Juízos de Deus (Isa.13:5 a 13), chamado, o dia da vingança do Nosso Deus sobre a cabeça dos ímpios (Isa. 35:4 – 66:18 – Jd. 14-15). A colheita “primeiro do joio” (Mat. 13:30;40,41 e 49).
Essa vingança do Senhor, Inicia a partir do toque da 1ª trombeta (Apoc. 8:7), das seis das pragas, sendo que a Sétima ou Última trombeta, é a do tempo da ressurreição dos mortos e do arrebatamento (Apoc. 11:15 a 18), e continua com o derramar das sete taças da ira de Deus (Apoc. 15), e acaba na Batalha do Armagedom na consumação dos séculos, antes do Milênio.
Jaime e Júlio – Curitiba Pr.
Peça gratuitamente os gráficos do Apocalipse pelo Email Jaime.ap@hotmail.com – SEMINÁRIO ESCATOLÓGICO GRATUITO
Querido Irmão,
Obrigado por seu comentário e por compartilhar conosco uma refutação à posição Pré-Tribulacionista.
O Blog respeita todas as posições escatológicas e por isso disponibiliza estudos sobre todos os pontos de vistas: ora defendendo, ora refutando.
O objetivo é levar conhecimento ao estudante de escatologia que poderá ler e confrontar todas essas correntes e se posicionar em alguma delas.
Nenhuma teoria escatológica pode requerer para si a expressão máxima da verdade, pois todas têm seus prós e contras, senão não haveria tantas teorias.
Não podemos afirmar que alguma delas está totalmente certa e que as outras estão totalmente erradas.
O que procuro passar a todos os leitores, independente da visão escatológica adotada (Pré, Meso ou Pós) é que todos devemos estar preparados como disse nosso Senhor: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lucas 21:36)
No final adoramos ao mesmo Deus e temos a mesma bendita esperança: a Volta de Cristo (Tito 2:13).
Maranata!
Convidamos conferir estudos sobre a visão Pós-Tribulacionista:
http://geracaomaranata.com.br/2011/09/quais-as-diferentes-visoes-sobre-o-arrebatamento-pos-tribulacionismo/
http://geracaomaranata.com.br/2011/05/ponto-de-vista-pos-tribulacionista/
@Geração Maranata,
Olá GeraçãoMaranata
Boa tarde
Poderia me tirar uam duvida por gentileza?
1) Os 7 anos ou 70 semanas serão a ira de Deus para todo omundo ou somente para Israel?
2)Se a ira de Deus está direcionada para Israel então não seria mais lógico pensar que o restante da humanidade não passará por essa ira visto que não tem nada haver com o povo de Israel?
3) Se Deus tem tanto amor e consideração para com Israel como realmente as Escrituras dizem que tem,então porque Deus levaria a Igreja =Corpo de Cristo e deixaria justamente o povo que Ele mesmo escolheu antes de os cristãos existissem para sofrerem com a ira do próprio Deus? Não seria mais lógico entender que o Israel deveria até subir antes da Igreja visto que teriamos uma distinção entre a Igreja e Israel?
4) A ira de Deus caindo sobre Israel não privilegiaria os não crentes que seriam no caso contemporâneos do Israel ? Imagina o Espirito Santo atuando no mundo e Israel sofrendo com a ira de Deus e os não crentes tranquilos sem ação da ira Divina podendo ter acesso ao Espirito Santo sem a mesma. Dá a impressão que quem são os privilegiados são justamente os não crentes.
um abraço e felicidades
Luiz
@Luiz,
Querido irmão,
Todas as suas dúvidas podem ser respondidas de acordo com sua posição escatológica.
O objetivo do blog é compartilhar estudos sobre todos os pontos de vista escatológicos existentes e não defender alguma em especial.
Se você é um estudioso, já deve ter percebido que todas têm coerência em algum ponto.
Portanto, especificar exatamente como se dará o cumprimento profético das várias passagens bíblicas (ainda não cumpridas) é um trabalho difícil, às vezes impossível, pois Deus não quis nos revelar tudo, só parte.
Por exemplo, sua primeira pergunta sobre a última semana de Daniel, pode ser respondida de diversas formas: o Preterista vai dizer que a última semana foi cumprida após a crucificação de Jesus, o Pós-Tribulacionista diz que todos passarão pela última semana, o Pré-Tribulacionista diz que o mundo, Israel e os cristãos deixados para trás ficarão para a última semana.
Nota: Ainda vou publicar um estudo que aborda todos os pontos de vistas sobre a profecia de Daniel.
Quanto a sua segunda pergunta, a visão Pré-Tribulacionista não diz que a Ira de Deus está direcionada especificamente para Israel, mas propõe que Deus usará “o tempo de angústia de Jacó” para trazer conversão ao povo judeu.
A ‘Ira de Deus’ é destinada para: “impiedade e injustiça dos homens”(Rom 1:18); “filhos da desobediência.”(Ef 5:6); “quem não crê no Filho” (Jo 3:36); “contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade” (Rom 2:8); “dureza e coração impenitente” (Rom 2:5); “pecados” (1 Tes.2:16); etc… A salvação através do sangue de Cristo é que nos livra da Ira (Rom.5:9)
Ainda, segundo o Pré-Trib, a Igreja (corpo de Cristo) é formado por todos que receberam Jesus como Salvador e Messias, e isso inclui todos, inclusive os judeus messiânicos.
Por último, Deus tanto ama o povo escolhido que no Antigo e Novo Testamento há promessas maravilhosas direcionada só para eles, apesar do efetivo cumprimento das maldições de Deuterônomia 32.
“Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; (Is 54:7); “a sua rejeição (de Israel) é a reconciliação do mundo”, “os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.”, “pela sua incredulidade foram quebrados”, mas “se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.”, “o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo”, “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.” (Romanos 11)
Em Cristo
“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” (Lucas 21:36)
Maranata!
Olá GeraçãoMaranata
Primeiramente quero agradecer a sua resposta e atenção.
Então se a ira de Deus está destinada aos que não creem e se a Igreja subiu( visão pré-tribulacionista) então a ira está destinada em um sentido universal pois pelo que eu entendi que não cre ficou e como Israel não cria logo a ira Divina foi para todos por assim dizer. Como Israel se salvará sem o Cristiansimo entendendo o Crsitianismo como os ensinamentos de Jesus o re-ligare da Nova Aliança?
Caso seja possível poderia abordar a perspectica preterista completa e parcial?
um abraço
Luiz
@Luiz,
Olá,
A Salvação se dá pela obra do Espírito Santo e não pelo Cristianismo: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:8)
É claro que a ação do Espírito Santo na Grande Tribulação também é motivo de discussão, Ele vai está atuando ou não? Independente disso, é fato bíblico que a conversão se dá através do Espírito santo.
No blog há dois estudos abordando o Preterismo: http://geracaomaranata.com.br/2010/10/quando-uma-profecia-e-cumprida-na-historia-preterismo/
e http://geracaomaranata.com.br/2010/12/visao-preterista-e-futurista-sobre-zacarias-12-14/.
Trata-se, porém, apenas de uma abordagem básica.
Sinta-se à vontade para continuar a expor seus argumentos, todos são bem recebidos e se estiver ao nosso alcance de esclarecê-los será um prazer.
Em Cristo
>>>> LEIA ATENTAMENTE <<<<
ANTES DEIXA EU TE DIZER MEU IRMÃO, EU TENHO CERTEZA QUE VAMOS SUBIR AO ARES E NOS ENCONTRAR COM CRISTO LÁ, VAI SER UM PRAZER TE CONHECER LÁ RS. ENFIM
*OLHA SÓ!!!!
EU ESTAVA LENDO O SEU POST AQUI E ME VEIO UMA MENSAGEM NO CORAÇÃO DIZENDO.' ESTÃO SE PREGANDO UMA MENSAGEM PÓS-TRIBULACIONISTA, PARA QUE SE PERCA A GRANDE ESPERANÇA DE QUE CRISTO IRA VIR NOS ENCONTRAR NOS ARES E ASSIM AGUARDAR SÓ PELA TRIBULÇÃO E ASSIM SEREM SURPREENDIDOS QUANDO SUMIRMOS"
1 PONTO- SE A IGREJA NÃO AGUARDAR MAIS PELO ARREBATMENTO E SÓ ESPERAR A SEGUNDA VINDA, ELA ENTÃO ESTARÁ DESAPERCEBIDA E ESTARÁ DORMINDO ASSSIM COMO AS LOUCAS DE MATEUS 24, ASSIM SERÃO PEGAS DE SURPRESAS QUANDO TIVERMOS IDO, ISSO POR NÃO TER VIGIADO, E TEREM ACREDITADO NUM OUTRO EVANGELHO.
2- SE "NÓS" VAMOS PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO COMO DIZ OS PÓS, ENTÃO SABEREMOS QUANDO JESUS IRÁ VOLTAR, LOGO APÓS OS 7 ANOS, MAS ISSO E ANTI BÍBLICO PORQUE E A PALAVRA DIZ QUE NÃO SABEMOS O DIA E NEM A HORA, E PASSADOS 7 ANOS AS PESSOAS JÁ ESTARIA MAIS RELAXADAS PORQUE SABERIA QUE ELE VIRIA ANTES DE COMPLETAR 8 ANOS ENTÃO AGUARDAR 364 DIAS SERIA FÁCIL
MEU AMADO IRMÃO, NÃO DESISTA DA SUA, DA NOSSA MISSÃO DE PREGAR O VERDADEIRO EVANGELHO, E ACIMA DE TUDO IDEPENDENTE DE QUALQUER COISA NÃO DEIXAR DE ACREDITAR QUE ELE VEM NOS BUSCAR, ELE VEM.
PAZ MEU AMADO.
Caríssimo,
Graça e paz,
Entendo que não há incongruência entre o tribulacionismo e a expectativa da volta iminente.
1. Embora alguns afirmem que a grande tribulação terá um período de 7 anos, isso é apenas uma teoria. A cronologia de Deus e diferente da nossa. Pedro afirmou em sua carta que um dia "para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia" (2 Pe. 3:8);
2. Ainda, ao falar sobre o chamado "Dia do Senhor", marcado por cataclismas cósmicos, Pedro afirma que ele será sim surpreendente. "Não retarda o Senhor sua promessa, como alguns a julgam demorada ; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperndo e apressando a vinda do dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, espermos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça" (2 Pe. 3:9-13).
Olá, que a Paz do Senhor esteja com vocês!
Olá, que a Paz do Senhor esteja com vocês!
«¶ E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.»
Apocalipse 20:4, 6 ARC
Primeira ressureição? Paulo nos assegura que é impossível separa o arrebatamento dos vivos sem a ressureição dos mortos em Cristo. Esse é só um dos muitos versículos que tenho, e estou tão seguro quanto o chão que piso que Cristo não vira antes da tribulação.
Amados, qual é a maior defesa do pensamento Pré-tribulacional? Que a Igreja não sofra!
Pregar isso aqui no ocidente é muito fácil, quero ver falar isso pros heróis anônimos que são mortos todos os dias pela causa de Cristo… Somo melhores que eles?
Estuda profundo 1Tessalonicenses 4:
«Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.»
1Tessalonicenses 4:15-17 ARC
E depois 2 Tessalonicenses Cap 1 e 2
Deus abençoe.
@Rafhael Barbosa,
Shalom meu irmão
O Pré-Tribulacionismo é um dos estudos publicados no blog, também já abordamos o Pós-Trib; o Meso-Trib está para ser publicado.
Todas as visões escatológicas são apenas teorias, não podemos afirmar que alguma delas está absolutamente certa ou não.
O mais importante é estarmos preparados quando a trombeta tocar e se será antes, durante ou depois da Tribulação é só um detalhe.
Maranata!!!
Jesus virá a "segunda" e única vez DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO.
Pregar pré e mid/meso tribulação é anular versículo bíblico, e colocar em risco a salvação. Veja logo abaixo a condenação para quem muda a profecia do livro de apocalipse. Lembre que os pré-tribulacionistas pregam uma vinda de Jesus ao toque da quarta trombeta, mas em apocalipse diz que será ao toque da trombeta do sétimo anjo – portanto, na sétima trombeta.
Os pré, mid tribulacionistas pregam vinda invisível, enquanto a bíblia fala que Jesus virá VISÍVEL, pregam que haverá salvação pela lei, e somente de Judeu. No entanto, o livro de apocalipse fala que haverá salvação de todas as tribos, línguas e povos da terra. Pregam que a igreja não passará pela grande tribulação, no entanto, o livro de apocalipse fala de perseguição, de guerra, de tribulação, de morte de servos,…
Por outro lado o Senhor claramente disse que virá DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO (isso os pré-tribulacionista não leram)… O apóstolo Paulo disse que outro evangelho diferente do que ele pregou era "ANATEMA", "MALDITO"… Paulo ensino que Jesus virá "ante" o toque da última trombeta… Ele também disse que "TODOS" os que amam a vinda de Jesus receberão a coroa da vida na segunda vinda de Jesus… Paulo nada ensinou que levasse a crer em vinda invisível, ou em vinda antes do "anticristo" e "ante da apostasia total"…
APOCALIPSE 22:18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
MATEUS 24:29,30,31 E, logo depois da aflição daqueles dias, … 30 …Verão o Filho do homem… 31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus;
MARCOS 13:19… Porque naqueles dias haverá uma aflição tal,… 24… Depois daquela aflição, … 26 E então verão vir o Filho do homem nas nuvens…
LUCAS 21:27 E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória;
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
APOCALIPSE 10:6… Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos;
I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, “ante” a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (Esclarecendo: O livro de apocalipse fala que serão tocadas sete trombetas. Portanto, a última trombeta é a sétima trombeta).
.Os versículos acima demonstram que Jesus virá DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO, ANTE O TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA.
TENHO Três ESTUDOS (SOMANDO APROXIMADAMENTE 400 PAGINAS) NA PÁGINA http://WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR os quais com abundantes fundamento comprovam que a vinda de Jesus será ÚNICA E DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO. Os nomes dos estudos no site são: “O MARANATA E ASSUNTOS CORRELACIONADOS", "ARREBATAMENTO SERÁ DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO" E "O CORPO DE CRISTO O POVO DO SENHOR E SOMENTE UM"
ESTOU à DISPOSIÇÃO para mais fundamento bíblico comprovando que Jesus virá depois da grande tribulação.
A minha preocupação e com a condenação de servos os quais estejam difundindo a heresia da pré ou meso-tribulação. A profecia do Senhor para a igreja não pode ser mudado. O pré-tribulacionismo muda muitas profecias, do livro de apocalipse, o que traz juízo condenatório. Como disse o Espírito à igreja em apocalipse 22:18-19
Mais detalhes leia nossos estudos acima citados…
O ensino racional dispensacionalista, do qual faz parte a pretribulação, que prega o arrebatamento da igreja antes da grande tribulação, foi inventado pelo teólogo, John Nelson Derby, (1800/1882). Essa doutrina foi adotado e difundida por Cyrus Ingerson Scofield (1843/1921).
Todos os muitos tentáculos doutrinários dispensacionalista contém desprezo ao que o Senhor ensina nas sagradas escrituras.
Se o erro do ensino dispensacionalista fosse apenas pregar divisão entre Israel salvo e a igreja salva já era extremamente grave. No entanto, ao ensinar adulterações nas profecias do livro de apocalipse produz o juízo de riscar do livro da vida o nome de quem prega isso. (Apoc.22:18-19).
Infelizmente essas filosofias teológicas têm sido amplamente aceitas em quase todas as igrejas evangélicas.
Alguns adotaram essas doutrinas por não conhecerem a verdade sobre essas doutrinas malignas, por isso acham que DISPENSAÇÃO E PRETRIBULAÇÃO é o “mais certo”.
Muitos evangélicos esquecem que frente à bíblia NÃO EXISTE “O MAIS CERTO”, pois uma doutrina se é bíblica ELA É TOTALMENTE CERTA, É VERDADEIRAMENTE ESPIRITUAL.
Se UMA DOUTRINA contém fermento HUMANO, OU DEMONÍACO, não é o mais certo, nem o menos certo, É SIMPLESMENTE ERRADA, HERÉTICA, IDÓLATRA, porque contém desrespeito à palavra de Deus.
Vejamos abaixo alguns dos inventos dos teólogos dispensacionalistas Derby e Scofield para sabermos por que eles apostataram da fé bíblica ao ensinarem os fermentos de caráter dispensacionalistas. Eles criaram essas fábulas para poderem sustentar, contra a palavra de Deus, que a igreja não estaria na grande tribulação:
Pregam que haveria salvação de judeus através de obras da lei de Moisés, durante a grande tribulação. NO ENTANTO, a bíblia ensina que a lei não pode salvar a ninguém, e que Jesus é o único caminho de salvação:
GÁLATAS 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada;
JOÃO 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”;
GÁLATAS 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 30 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei…
Pregam que o Senhor estaria salvando somente Judeus, no período da grande tribulação. NO ENTANTO, a bíblia ensina que haverá salvação de Judeus, e de gentios durante toda a grande tribulação. Deus não faz acepção de pessoas para salvar:
APOCALIPSE 7:4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel….
APOCALIPSE 7:9,13,14 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas em suas mãos; 14… E ele disse-me: Estes são os que “vieram da Grande Tribulação”, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Pregam, por erro, que a “IRA FUTURA” SERIA A GRANDE TRIBULAÇÃO. NO ENTANTO, a bíblia ensina que a ira, o lagar da ira, o dia da ira de Deus, é uma referência ao julgamento dos condenados no tribunal de Cristo, tendo como consequência o lago de fogo eterno. A ira futura de Deus não será sofrimento físico na grande tribulação, mas uma condenação ao lago de fogo eterno, sobre espíritos, inclusive de pessoas não salvas:
APOCALIPSE 20:15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi LANÇADO NO LAGO DE FOGO. (14)… Esta é a segunda morte;
O senhor destinou o homem para vida eterna, para o louvor da sua gloria.
I TESSALONICENSES 5:9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo;
O recurso divino contra a “ira de Deus” é a salvação de Jesus, e não um livramento passageiro da grande tribulação.
ROMANOS 2:5-6,7 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesoura ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus 6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: 7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; 10 Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem…;
Como vemos acima o dia da ira está relacionado com a condenação ao lago de fogo. A ira futura será a “manifestação do juízo de Deus”, através da condenação ao lago de fogo, e nunca uma passagem por sofrimentos físicos de 3,5 anos na grande tribulação.
A ira de Deus, a ira futura, estar relacionada com o juízo final no lago de fogo. A IRA É JUÍZO DE SOFRIMENTO ETERNO SOBRE ESPÍRITO, ENQUANTO A GRANDE TRIBULAÇÃO É ALGO TERRENO PASSAGEIRO, DE 3,5 ANOS DE DURAÇÃO NO CORPO FÍSICO.
I TESSALONICENSES 1:10 E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
A ira futura será o sofrimento dos espíritos do lago de fogo no reino espiritual, e não um sofrimento do corpo físico no reino terreno.
Pregam salvação durante a grande tribulação sem a presença do sangue do cordeiro, sem o Espírito Santo. No entanto, a bíblia é clara ao dizer que sem o Espírito Santo não há salvação. Quem não tem o Espirito de Jesus não pertence a Cristo, não teria o selo para participar da redenção:
EFÉSIOS 4:30 … O Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção;
EFÉSIOS 1:7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça;
ROMANOS 8:9 …Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele;
João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer… Do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Pregam o erro pelo qual Jesus viria em segredo, INVISÍVEL, antes da grande tribulação, e levaria o Espírito Santo e a igreja, NO ENTANTO, a bíblia ensina que Jesus virá VISÍVEL na segunda vinda, e que enquanto Jesus não vier, a igreja e o Espirito Santo estarão aqui, aguardando a segunda vinda:
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo,…, Aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação; (Aparecerá = JESUS ESTARÁ VISÍVEL).
I TIMÓTEO 6:14-15 Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; 15 A qual a seu tempo mostrará… (Aparição e Mostrará = JESUS ESTARÁ VISÍVEL).
II TESSALONICENSES 1:10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem…; (Admirar = JESUS ESTARÁ VISÍVEL).
LUCAS 17:24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia; (Iluminar = JESUS ESTARÁ VISÍVEL).
MATEUS 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mostra = JESUS ESTARÁ VISÍVEL).
APOCALIPSE 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá… (Todo olho o verá = JESUS ESTARÁ VISÍVEL).
Pregam, por erro, que Jesus viria invisível, e daria a coroa da justiça para os que foram SALVOS antes da grande tribulação. Para os dispensacionalistas, os judeus salvos durante a grande tribulação receberiam a coroa da justiça na vinda VISÍVEL, DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO. NO ENTANTO, ensina a bíblia que TODOS OS SALVOS RECEBERÃO A COROA DA JUSTIÇA, “todos”, de uma só vez, no dia do Senhor. Jesus aparecerá na segunda vinda a todos os salvos, “AOS QUE O ESPERAM” para serem “reunidos” com o Senhor:
II TIMÓTEO 4:8 Desde agora, a coroa da justiça… O Senhor,… Dará naquele dia;… A todos os que amarem a sua vinda.
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo,…, Aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
Pregam erradamente que Jesus viria antes da grande tribulação, outros dispensacionalistas dizem que Jesus viria no MEIO da grande tribulação. NO ENTANTO, a bíblia ensina que Jesus virá a “segunda vinda” somente LOGO depois da grande tribulação:
MATEUS 24:21… Porque haverá então grande aflição, E, “logo” depois da aflição daqueles dias,… Verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, … (Mc13:5,26,27)
Pregam que Jesus viria ao ser tocado a quarta trombeta. NO ENTANTO, O Espírito Santo diz que Jesus virá “durante”, “ante” o toque da sétima trombeta:
APOCALIPSE 10:6,7 E jurou … Que não haveria mais demora; 7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, …
(Segredo de Deus porque somente Deus Pai sabe o dia e a hora que ocorrerá o arrebatamento).
I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, “ANTE” a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (A última trombeta é a sétima).
Pregam, por erro, que haveria salvação após a ressurreição do corpo de Cristo. NO ENTANTO, Jesus disse que depois do arrebatamento, depois da “reunião” dos salvos com Cristo, não haverá mais salvação, (tal qual conhecemos hoje), porque a porta de salvação estará fechada, o amado já se retirou:
MATEUS 25:10-12 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também às outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço;
CANTARES 5:6 Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.
Pregam, por erro, que Jesus viria antes da presença/manifestação do anticristo. NO ENTANTO, o Senhor Jesus, o apóstolo Paulo, o apóstolo João pregam que Jesus virá somente depois de estar presente o anticristo no lugar santo. Paulo, pelo Espírito, ensinou que crer numa segunda vinda de Jesus antes da manifestação do anticristo seria nos deixar ENGANAR:
MATEUS 24:15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
II TESSALONICENSES 2: … Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha à apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição;
I JOÃO 2:18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, …
O anticristo será conhecido somente depois de iniciada a grande tribulação.
Pregam, por erro, que o arrebatamento seria num abrir e fechar de olhos, seria rápido como um relâmpago. NO ENTANTO, a bíblia ensina O RÁPIDO é o recebimento de corpos espirituais, pelos salvos. A obtenção de corpos espirituais é que será como um piscar de olhos. O que é como um relâmpago é a visibilidade, a luminosidade, nas nuvens, da segunda vinda:
I CORÍNTIOS 15:51… Todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, …;
LUCAS 17:24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia;
MATEUS 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pregam, por erro, que Jesus na segunda vinda viria escondido, e não eliminaria o anticristo. NO ENTANTO, a bíblia ensina que o Senhor eliminará o anticristo quando Jesus vier glorioso na sua segunda vinda:
II TESSALONICENSES 2:8;… O iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
Se Jesus viesse escondido, invisível, não haveria gloria alguma. Pois, não existe gloria naquilo que não podemos ver.
Pregam, por erro, que Jesus viria e não prenderia o “dragão”, apenas levaria a igreja, às escondidas. NO ENTANTO, a bíblia ensina que é na segunda vinda de Jesus que o Senhor prenderá o adversário:
APOCALIPSE 20:2,3 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
Pregam erradamente que haveria duas ressurreições de Justos. NO ENTANTO, a bíblia ensina que haverá somente uma ressurreição de justificados – a primeira ressurreição, e uma ressurreição de não justificados, após 1000 anos da primeira ressurreição:
LUCAS 14:14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.
APOCALIPSE 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte…
Pregam contra a bíblia ao ensinar que Jesus viria secretamente, e não estabeleceria o reinado milenar. Para eles, Jesus somente estabeleceria o reino numa terceira vinda não prevista, na bíblia. NO ENTANTO, a bíblia diz que ao som da sétima trombeta, na segunda vinda, os reinos vieram a ser do Senhor:
MATEUS 25:31(b) E quando o Filho do homem vier em sua glória,… Então se assentará no trono da sua glória;
APOCALIPSE 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
Pregam, por erro, que haveria transformação de vivos-salvos antes da ressurreição dos salvos que serão mortos durante a grande tribulação. NO ENTANTO, a bíblia ensina que os salvos que morrerem fisicamente ressuscitará primeiro, antes da transformação dos salvos, que estiverem vivos quando Jesus vier a segunda vinda:
I TESSALONICENSES 4:16… Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Pregam, por erro, que haveria um arrebatamento secreto da igreja, antes da grande tribulação, e um arrebatamento visível de Judeus, depois da grande tribulação. NO ENTANTO, a bíblia ensina que os filhos de Israel, (os judeus salvos e os gentios salvos), serão arrebatados juntos, subirão todos juntos para encontrar com Jesus, nas nuvens:
OSEIAS 1:10-11 Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, (OS GENTIOS), se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo. 11 E os filhos de Judá e os filhos de Israel, (OS JUDEUS), juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.
A bíblia nada ensina sobre dois arrebatamentos, nada diz sobre duas ressurreições, nem fala sobre duas transformações de salvos vivos. A bíblia ensina a respeito de um povo único, de um corpo único, de Jesus. Esse povo/corpo único juntos se congregarão, (será reunido pelos anjos na ressureição/tranformação), e subirão da terra, (no ato do arrebatamento).
Pregam, por erro, que Jesus viria junto com a igreja para buscar o restante de salvos, (os judeus salvos na grande tribulação). NO ENTANTO, a bíblia ensina que Jesus virá JUNTO COM OS SEUS SANTOS ANJOS para buscar a sua descendência única, para reunir TODOS OS SALVOS; a bíblia ensina uma só ressurreição e uma só transformação, e um só arrebatamento, de salvos:
MATEUS 25:31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, “e todos os santos anjos com Ele”, então se assentará no trono da sua glória;
LUCAS 9:26-27… ”O Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.”
Pregam, por erro, que haveria uma boda de sete anos, (pré-tribulacionistas), ou boda de três anos e meio, (mid-tribulacionistas). NO ENTANTO, a bíblia ensina que o casamento, a união, o desposar do corpo israelita de Cristo com Jesus será um casamento eterno:
OSEIAS 2:19-20 E desposar-te-ei comigo ”para sempre”; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor;
A bíblia NADA ensina sobre uma boda de sete anos, nem de três anos e meio.
Pregam, por erro, que a igreja não passaria pela grande tribulação. NO ENTANTO, a bíblia ensina que a igreja estará na grande tribulação. Se a igreja não estivesse na grande tribulação não teria como cumprir a profecia do sofrimento dos servos, da mortandade de servos, da salvação de milhões de pessoas, durante a grande tribulação:
APOCALIPSE 2:10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias…;
MATEUS 24:9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
Pregam, por erro, existência de uma dispensação para a igreja e uma dispensação para os judeus. Pregam separação entre judeus salvos e igreja gentílica salva. NO ENTANTO, a bíblia ensina que o povo israelita de Deus é um só povo, é um corpo único de sacerdotes espirituais. Jesus tem uma só descendência, um só corpo, UM SÓ POVO. Por ser um só povo haverá uma só ressurreição, e um só arrebatamento. Quem NÃO estiver salvo, mesmo que seja judeu segundo a carne, NÃO pertence ao povo israelita de Deus:
ROMANOS 12:4,5 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
APOCALIPSE 2:9 Conheço… A blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas é a sinagoga de Satanás.
I CORÍNTIOS 12:12-27 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
ROMANOS 2:29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito,
COLOSSENSES 3:15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, …
MALAQUIAS 2:15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus…
ROMANOS 9:6-8 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Eles pregam contra a profecia do livro de apocalipse ao ensinarem que haveria bem aventurança, livramento do lago de fogo, para quem não participou da primeira ressurreição, os judeus salvos durante a grande tribulação. NO ENTANTO, a bíblia ensina que o livramento do lago de fogo SERÁ PARA QUEM PARTICIPAR DA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO:
APOCALIPSE 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; “sobre estes” não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Quem não estiver na 1ª ressurreição estará debaixo do poder da segunda morte, estará sujeito ao lago de fogo.
Se houvesse ressurreição e arrebatamento secretos, antes da grande tribulação, essa seria a primeira ressurreição. Quem não estivesse nela estaria condenado ao lago de fogo, não existiria salvação dentro da grande tribulação.
Pregam, por erro, uma mistura dos sinais do princípio das dores com os toques de trombetas do apocalipse. Toques de trombetas, aberturas de selos, são eventos bíblicos relacionados com a grande tribulação. Os sinais antes da grande tribulação têm a ver com o princípio das dores, não se trata de toque de trombetas:
TESSALONICENSES 5:2,3 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, …;
ROMANOS 8:22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora;
MATEUS 24:8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores;
MARCOS 13:8 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.
Pregam, por erro, que os judeus estariam debaixo da lei de Moisés durante a grande tribulação, e mesmo assim seriam salvos. NO ENTANTO, a bíblia ensina que todos os que estiverem debaixo da lei estão debaixo da MALDIÇÃO, debaixo da CONDENAÇÃO DA LEI, posto que a lei não salve ninguém:
GÁLATAS 3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 30 Por isso nenhuma carne será justificada diante Dele pelas obras da lei…
Pregam, por erro, que haveria possibilidade de recebimento de Espírito santo através da lei, ou pior, ignoram que não há como receber o Espírito santo pelas obras da lei. A bíblia ensina que o Espírito Santo vem através da fé em Jesus, e ensina que sem o Espírito Santo não há salvação:
GÁLATAS 3:1-3 O insensatos GÁLATAS! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? 2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Se o Senhor Jesus não estivesse concedendo o batismo com o Espírito Santo durante a grande tribulação NÃO HAVERIA SALVAÇÃO.
Pregam, erroneamente, que haveria salvação por esforço humano. Esqueceram o ensino de Jesus o qual disse que é impossível ao homem “SE” salvar. Se o homem pudesse salvar a “si” próprio, o Senhor Jesus não precisaria ter morrido:
MATEUS 19:25,26 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-“se”? 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Mais uma falha GRAVÍSSIMA dos dispensacionalistas: Eles NÃO ENTENDERAM QUAL FOI O ERRO DOS JUDEUS, durante o período da Lei de Moisés. Por isso, pregam, por erro, que os judeus estariam vivendo a lei, sendo salvos pelas obras da lei de Moisés. Esqueceram o ensino bíblico o qual diz que os judeus tropeçaram, e não alcançaram a justiça de Deus, porque buscaram justiça através de OBRAS da lei, por isso tropeçara em Jesus, tropeçaram na pedra de esquina:
ROMANOS 9:31,32 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço.
Pregam, por erro, que durante a grande tribulação, haveria santificação sem o Espírito Santo, sem o Sangue do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. NO ENTANTO, a bíblia ensina que sem o sangue de Jesus não existe remissão, não existe perdão sem o sangue de Jesus:
HEBREUS 9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Pregam, por erro, que Jesus viria antes da grande tribulação, antes de completar o número de salvos. NO ENTANTO, a bíblia ensina que o número de salvos será completado com os salvos durante a grande tribulação:
APOCALIPSE 6:11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
Jesus só virá quando completar o número de salvos. Não haverá uma ressurreição fatiada em pedaços.
Caso Jesus viesse buscar o seu corpo de israelitas espirituais, antes, ou no meio, da Grande Tribulação, o número de salvos ainda não estaria completo.
Pregam, por erro, que a bíblia deve ser entendida ao pé da letra, pela gramática, porque, para eles, as profecias bíblicas se cumpriram literalmente. No entanto, a própria bíblia ensina que as coisa espirituais são discernidas espiritualmente, e que muitas profecias se cumpriram de forma figurada, não literal. Se tudo fosse literal, seque existiria parábolas na bíblia posto serem figuras não literais.
I CORÍNTIOS 2:14 … As coisas do Espírito de Deus … se discernem espiritualmente.
MATEUS 13:34 Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas.
PEGAM, POR ERRO, que a igreja sairá primeiro deste mundo, antes da grande tribulação, deixando para traz o judeus que serão salvos durante a grande tribulação e arrebatados depois da grande tribulação.
Veja mais uma vez, dois fundamentos proféticos, porque isso estar errado através do ato profético da saída de Israel do Egito: A saída da nação israelita do Egito para a terra que mana leite e mel é um ato profético que aponta para a saída do corpo de israelitas espirituais para ir morar com Jesus, no reino celestial.
Aqui, o primeiro erro dos dispensacionalistas é pregar que os judeus ficariam para traz, enquanto Moisés, pelo Espirito, profetizou que não ficaria nem uma unha para traz, muito menos uma parte do rebanho do Senhor ficaria para sair depois, como pregam erradamente os pré-tribulacionistas.
Todos saíram juntos do Egito. Os judeus, os gentios que quiseram ir, as ovelhas, animais, TODOS ELES, saíram juntos, ninguém ficou para sair depois.
O segundo erro do pré-tribulacionistas demonstrada na profecia da saída do Egito e que antes de partir do Egito os judeus sacrificaram o cordeiro e o comeram por INTEIRO, o que sobrou foi queimado. NADA sobrou do cordeiro para alimentar quem ficou no Egito.
Essa parte da profecia aponta para o fato de que DEPOIS DA SAÍDA DO POVO salvo, NO ARREBATAMENTO, NÃO HAVERÁ MAIS CARNE/CORPO/PALAVRA DO CORDEIRO DE DEUS PARA ALIMENTAR quem ficar no mundo. Não haverá mais a carne/corpo do cordeiro porque o corpo é o povo do Senhor que partirá com o Senhor.
Não haverá mais a palavra/pão/carne que alimenta porque o que ficar será somente cinzas, letra sem o Espirito que dar vida à letra. O Espirito santo, o sangue, que vivificava a palavra também será recolhido junto com o corpo do senhor. Não haverá mais o sangue do cordeiro de Deus PARA SANTIFICAR e selar os “umbrais dos corações” de QUEM FICAR NO MUNDO.
Somente haveria salvação depois do arrebatamento se fosse possível haver salvação sem a carne e o sangue do cordeiro Jesus, e isso, é impossível, segundo a bíblia inteira.
ÊXODO 10:26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; …
ÊXODO 12:5-7,10 O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. 6 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 10 E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
JOÃO 6:54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
ÊXODO 12:38 Também subiu “com eles” uma grande mistura de gente…
NINGUÉM FICOU PARA TRAZ, NINGUÉM FICOU PARA SAIR DEPOIS. A SAÍDA É ÚNICA. TODO QUE QUISERAM SAIR subiu “com eles” …
Saiu do Egito não só israelita sangue puro. Mas, saiu junto com a nação israelita uma grande mistura de raças, povos, tribos, intitulados de “estrangeiros” … Ninguém ficou para depois. Isso, é profético: Todos os salvos do mundo/Egito sairão juntos com Jesus, o nosso Moisés, de uma só vez, para a terra eterna que mana leite e mel.
Pregam, por erro, uma segunda vinda em secreto e uma terceira vinda diante de todos os olhos.
Ensinar que Jesus virá uma vez em SECRETO e uma vez VISÍVEL é ensinar fábulas racionais, É INCLUIR e retirar PALAVRAS NA PROFECIA DO livro de APOCALIPSE. Quem faz isso perderá a salvação.
APOCALIPSE 22:18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Pois bem, na verdade o arrebatamento DE TODOS QUE SERÃO SALVOS ocorrerá na segunda vinda, depois da grande tribulação.
Arrebatamento não é o mesmo que segunda vinda de Jesus. A segunda vinda de Jesus será um evento complexo onde o arrebatamento é, apenas, uma parte do que o Senhor irá fazer na sua segunda vinda.
Clareando o entendimento: A segunda vinda, a ressurreição do salvos mortos, a transformação dos vivos salvos, e o arrebatamento serão FATOS espirituais diferentes, realizados por Jesus, na segunda vinda. Embora sejam atos diferentes, eles são INSEPARÁVEIS.
Para haver arrebatamento é necessário fazer a primeira ressurreição e a transformação dos salvos vivos. Para que isso tudo ocorra é necessário que Jesus venha à segunda vinda.
Jesus não veria uma vez para fazer SOMENTE O ARREBATAMENTO, isso não existe na bíblia.
O “dragão” leva o homem a desobedecer à palavra do Senhor desde o jardim do Éden. O inimigo usa as forças do mal, “as serpentes/os demônios”, para dissiminar suas doutrinas de demônios. Foi o que ele fez para levar Eva a abandonar a palavra do Senhor.
Deus diz algo e o inimigo faz de Deus um mentiroso, ao apresentar outra palavra, como se Deus estivesse errado.
Deus diz algo e o inimigo desdiz com outra palavra “boa para se comer e agradável aos olhos, desejável” ai o homem toma do seu fruto, e come. Relatado em GENESIS 3:6.
O inimigo também poderá usar outro ser humano, à semelhança de quando ele usou Eva com outra mensagem, para induzir Adão a desobeder à palavra do Senhor.
Em toda a bíblia, vemos Deus trazendo a sua profecia, a sua doutrina sobre algo, e vemos o inimigo interferir com seus ensinos malignos, contrários à palavra do Senhor.
Independente do meio que o inimigo usar, o resultado é a condenação do homem que atender a voz do inimigo.
O juizo vem sobre o homem por ter deixado a palavra do Senhor, por seguir doutrinas contrárias à palavra de Deus. Isso é o que ocorre com o ensino humano/demoníaco conhecido como DISPENSAÇÃO E PRÉ-TRIBULAÇÃO.
Deus prescreveu tudo sobre a segunda vinda visível de Jesus, depois da grande tribulação, e o INIMIGO, usando homens, DISTORCEU TUDO com uma palavra agradável aos olhos humanos, uma palavra boa para se alimentar, desejável para anunciar,… do tipo: “A igreja não passaria pela grande tribulação”… Muitos correram após isso, abandonaram a doutrina do Senhor, e seguiram doutrinas maléficas.
DIZER QUE A IGREJA NÃO ESTARÁ NA GRANDE TRIBULAÇÃO é algo agradável, alimenta o coração do POVO. NO ENTANTO, não é a verdade descrita na palavra do Senhor. Uma vinda às escondidas, e antes da grande tribulação, NÃO É O QUE O ESPIRITO DISSE à igreja.
O RESULTADO DE PREGAR a doutrina dispensacional-pretribulacionista É A CONDENAÇÃO DOS SERVOS, PREGADORES DISSO, POSTO QUE Sejam muitos ACRÉSCIMOS e SUPRESSÕES À PALAVRA DE DEUS. (Apoc.:22:18,19).
MAIS DETALHES leia em: http://WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR (Os estudos: ARREBATAMENTO SERA DEPOIS DA GRANDE TRIBULACAO, O MARANATA DE JESUS E ASSUNTOS CORRELACIONADOS, O CORPO DE CRISTO E O POVO DO SENHOR E SOMENTE UM).
O ensino racional dispensacionalista, do qual faz parte a pré-tribulação, que prega a segunda vinda de Jesus antes da grande tribulação, foi inventado pelo teólogo, e falso profeta John Nelson Darby, (1800/1882). Esse ensino foi adotado por Cyrus Ingerson Scofield (1843/1921).
Não resta a menor dúvida quanto à malignidade dos ensinamentos pré-tribulacionistas-dispensacionalistas, posto que, todos os seus muitos tentáculos doutrinários contenham desprezos às sagradas escrituras.
Infelizmente essas filosofias teológicas têm sido amplamente aceitas em quase todas as igrejas evangélicas. Alguns adotaram essas doutrinas por não conhecerem a verdade sobre essas doutrinas malignas, por isso acham que DISPENSAÇÃO E PRÉ-TRIBULAÇÃO é o “mais certo”.
Muitos evangélicos esquecem que frente à bíblia NÃO EXISTE “O MAIS CERTO”, pois uma doutrina se é bíblica ELA É TOTALMENTE CERTA, É VERDADEIRAMENTE ESPIRITUAL.
Se UMA DOUTRINA contém fermento HUMANO, OU DEMONÍACO, não é o mais certo, nem o menos certo, É SIMPLESMENTE ERRADA, HERÉTICA, IDÓLATRA, porque contém desrespeito à palavra de Deus.
Para haver arrebatamento é necessário fazer a primeira ressurreição e a transformação dos salvos vivos. Para que isso tudo ocorra é necessário que Jesus venha à segunda vinda.
Jesus não veria uma vez para fazer SOMENTE O ARREBATAMENTO, isso não existe na bíblia.
O “dragão” leva o homem a desobedecer à palavra do Senhor desde o jardim do Éden. O inimigo usa as forças do mal, “as serpentes/os demônios”, para dissiminar suas doutrinas de demônios. Foi o que ele fez para levar Eva a abandonar a palavra do Senhor.
Deus diz algo e o inimigo faz de Deus um mentiroso, ao apresentar outra palavra, como se Deus estivesse errado.
Deus diz algo e o inimigo desdiz com outra palavra “boa para se comer e agradável aos olhos, desejável para dar entendimento” ai o homem toma do seu fruto, e come. Semelhante ao relatado em GENESIS 3:6.
O inimigo também poderá usar outro ser humano, à semelhança de quando ele usou Eva com outra mensagem, para induzir Adão a desobedecer à palavra do Senhor.
Em toda a bíblia, vemos Deus trazendo a sua profecia, a sua doutrina sobre algo, e vemos o inimigo interferir com seus ensinos malignos, contrários à palavra do Senhor.
Independente do meio que o inimigo usar, o resultado é a condenação do homem que atender a voz do inimigo. O juizo vem sobre o homem por ter deixado a palavra do Senhor, por seguir doutrinas contrárias à palavra de Deus. Isso é o que ocorre com o ensino humano/demoníaco conhecido como DISPENSAÇÃO E PRÉ-TRIBULAÇÃO.
Deus prescreveu tudo sobre a segunda vinda visível de Jesus, depois da grande tribulação, e o INIMIGO, usando homens, DISTORCEU TUDO com uma palavra agradável aos olhos humanos, uma palavra boa para se alimentar, palavra desejável para anunciar,… Do tipo: “A igreja não passaria pela grande tribulação”… Muitos correram após isso, abandonaram a doutrina do Senhor, e seguiram doutrinas maléficas.
DIZER QUE A IGREJA NÃO ESTARÁ NA GRANDE TRIBULAÇÃO é algo agradável, alimenta o coração dos servos. NO ENTANTO, não é a verdade descrita na palavra do Senhor. Uma vinda às escondidas, e antes da grande tribulação, NÃO É O QUE O ESPIRITO DISSE à igreja.
O RESULTADO DE PREGAR a doutrina dispensacional-pretribulacionista É A CONDENAÇÃO DOS SERVOS, PREGADORES DISSO, POSTO QUE Seja UM ACRÉSCIMO/SUPRESSÃO À PALAVRA DE DEUS. (Apoc.:22:18,19).MAIS DETALHES leia em: http://WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR (ARREBATAMENTO SERA DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO, O CORPO DE CRISTO O POVO DO SENHOR E SOMENTE UM, AS MUDANCAS NA PROFECIA DO APOCALIPSE FEITAS PELO ARREBATAMENTO PRETRIBULACIONAL).
Olá Geração Maranata
Boa tarde
Eu entendo que em uma visão pré-tribulacionista a Igreja sobe e os que ficarem escolherão entre seguir a Deus ou não seguir então não seria uma possibilidade de salvação só para Israel mas para todo os povos incluindo Israel. Os que aceitarem Deus e perseverarem até o fim se purgarão e entã a tera será para eles um Lugar de Purgação ( Purgatório) então a Grande Tribulaço tem como caracteristica ser também um lugar de Purgaçãoapra os que continuarem firme em Cristo e para isso eles prescisam do Espirito Santo neles e isso caracteirza que eles são membros de Cristo i.e. Igreja.
Um abraço
Luiz
Olá Geração Maranata
Boa noite
Na visão pré a Igreja sobe e os judeus ficam na Gradne Tribulação praticando qual religião? Se for a Israelita-Judaica então tem alguma coisa errada com Deus pois quando Jesus morreu, ressuscitou e ascencionou ele aboliu a Antiga Alinaça estabelecendo uma Nova Aliança e se os judeus estão na Religião Israelita-Judaica então eles estarão na Antiga Aliança e se não for assim eles terão que aceitara Cristo logo serão Corpo de Crsito=Ekklesia. Seria como se Deus reestabelecesse algo que ele mesmo aboliu.
Um grande abraço
Luiz