2011
Crescimento do Himalaia aumenta temor por forte terremoto
Categoria (Sinais Proféticos) por Geração Maranata em 28-05-2011
Tag: ciência, terremotos, Últimos Dias
A neve no topo do Himalaia parece eterna e adormecida, mas não está: cresce a um ritmo anual de quatro milímetros devido à pressão das placas tectônicas, o que aumenta no Nepal o temor por um terremoto. O fenômeno escapa ao olho humano, mas data de milhões de anos. A placa indiana desliza com lentidão sob a placa eurasiática, e essa pressão levanta pouco a pouco as montanhas mais altas da terra.
“O subcontinente indiano está situado sobre a placa tectônica indo-asiática, que empurra a europeia a cada ano em direção ao norte”, disse à Agência Efe o geólogo Sudhir Rajouria, do Departamento de Minas e Geologia do governo do Nepal.
Há centenas de milhões de anos, o subcontinente indiano estava situado, segundo os geólogos, onde hoje está a ilha africana de Madagascar, e desde este local iniciou sua viagem para o nordeste pelo movimento da litosfera terrestre.
“Há 50 ou 55 milhões de anos, o subcontinente bateu na placa eurasiática, na qual está o Tibete”, explicou Rajouria. O impacto entre as duas gigantescas massas terrestres deve ter sido intenso, afinal criou a cordilheira mais alta da terra: o Himalaia, uma fileira de 2.200 quilômetros de montanhas, onde estão o Everest e grande parte dos picos mais procurados pelos alpinistas.
A ação das placas pode ser sentida: a cordilheira, segundo Rajouria, cresce por ano 4 milímetros para o alto, porque a placa indiana segue deslizando entre 2 e 2,5 centímetros anuais sob a eurasiática.
Na superfíce, a queda-de-braço entre as duas placas tem consequências potencialmente aterrorizantes no Nepal, onde os especialistas preveem um “grande terremoto” e a população reage aterrorizada a qualquer notícia de sismos em outros lugares.
Do turismo associado ao Himalaia, o Nepal obtém uma de suas principais fontes de receita, mas, ao mesmo tempo, sua situação geográfica na confluência das duas placas faz com que seja inevitável sofrer algum grande terremoto ocasionalmente.
“Um avanço acumulado da placa entre 3 e 5 metros é suficiente para causar um grande terremoto. Se o empurrão acumulado é de 2,5 centímetros ao ano, em 100 anos o avanço é de 2,5 metros”, declarou à Efe o geólogo Amod Mani Dixit.
Na última década aconteceram dois grandes terremotos associados ao movimento da placa indo-asiática: um na região indiana de Gujarat em 2001, e outro que causou a morte de 75 mil pessoas no território da Caxemira, repartido entre a Índia e Paquistão.
O último grande tremor no Nepal ocorreu em 1934, deixando mais de 20 mil mortos no leste do país, mas o oeste não sofreu sismos significativos nos últimos 500 anos, ressaltou Dixit, diretor da Sociedade Nacional de Tecnologia de Terremotos (NSET).
Diferentes estudos identificaram no Nepal um total de 95 falhas ativas que poderiam funcionar como possíveis epicentros de terremotos e ter consequências catastróficas; um terremoto de 8 graus na escala Richter causaria 100 mil mortos e 300 mil feridos em Katmandu e destruiria 60% das casas, pontes e instalações elétricas, segundo um estudo da NSET.
“A preparação para os terremotos é de pouca prioridade para os políticos. Existem 28 agências diferentes implicadas e, quando for necessário, a coordenação entre elas será difícil”, afirmou Dixit.
De acordo com o geólogo, o Nepal, um dos países mais pobres do mundo, precisa de uma resposta integrada para os sismos, e não tem ferramentas eficazes nem para prevenir a catástrofe nem para enfrentar suas possíveis consequências.
O governo aprovou em 2009 uma iniciativa de prevenção batizada como Estratégia Nacional para a Gestão de Riscos de Desastres, mas ainda não fez nada para aplicá-la.
Apesar do medo de terremotos, o Nepal também reconhece que a magia da atividade tectônica está relacionada à sua própria existência. “O Nepal não existiria sem esse movimento. Provavelmente seríamos parte da Índia ou da China”, reconheceu o especialista.
Sinceramente !
Nunca cri nesses suspostos milhões e milhões de anos que a ciência costuma datar a geologia terrestre.
O fato de haver terremotos e atividades vulcânicas ao redor do planeta, pode ser o contrário do que eles afirmam.
Tese por tese, eu tenho a minha !
E se tudo começou do centro à superfície como resultado de reações químicas entre elementos e elementos ?!
Se a terra no princípio era uma ” bola de fogo ” – como a ciência afirma – então as atividades vulcânicas deveriam diminuir e consequentemente também os terremotos, mas tudo parece funcionar justamente ao contrário.
A terra deveria estar esfriando, mas parece que está cada vez mais quente e a ponto de explodir como uma panela de pressão entupida ?!!!
No manual universal de terremotos cada vez mais eles estão mais frequentes e poderosos.
No mundo há substâncias químicas, que em contato uma as outras há reações de aquecimento, o que teoricamente pode também estar acontecendo com a terra.
” O milagre não e choca com a ciência ” – Alex Carrel – , porém a Bíblia diz que a terra se reserva como um tesouro ao fogo:
2 Pedro 3:10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
2 Pedro 3:12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
………
O Profeta Isaias previu um grande terremoto a ponto da terra se mover de seu lar:
Isaías 24:20 A terra cambaleará como um bêbado e balanceará como rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará.
A ciência afirma que os polos magnéticos da terra tendem a mudarem de lugar a Bíblia previu isso antes da moderna ciência:
Isaías 24:19 A terra será de todo quebrantada, ela totalmente se romperá, a terra violentamente se moverá.
Jesus afirmou que as potências os céus serão abaladas:
Mateus 24:29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.
A ciência demorou para descobrir que ar tem peso, a Bíbia já falava nesse assunto no seu livro mais antigo, o de JÓ:
Jó 28:25 Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas;
A ciência demorou para descobrir que a terra era redonda, mas Jó já havia falado a milênios que a terra pairava no espaço sideral – no vazio !
Jó 26:7 Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada.
…………..
Eu não tenho nada contra a ciência, mas muitos cientístas atribuem a vida e todas a leis que regem o universo como obras fortuitas do acaso, ou seja; sem intervenção Divina.
Então entramos no campo da filosofia, pois como pode existir relógios sem relojoeiros ?!
Se Galileu Galilei valeu-se das observações cósmicas para elaborar seu famoso livro de ” Introdução à Mecânica ” e o Sistema Planetário que rege não somente os corpos celestes, como também os sistemas de engrenagens de transmissão de veículos e máquinas são meticulosamente calculados, segue-se então à lógica de que Existe um Criador.
Resumidamente a complexidade de tudo isso Paulo escreveu aos Romanos:
Romanos 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
Dentro desse raciocínio então a ciência peca quando da pesquisa dos elementos e leis que regem a natureza, seja o macro ou micro-cosmos, da vida orgânica, etc e geram uma falsa-mente fazendo os homens acreditarem que ela – se não tem ainda – um dia terá resposta para todas indagações humanas.
Mas tem um porém : A morte sempre ” zomba ” do progresso científico !
Qual a solução então – pelo menos ao cristão ?!
1 Coríntios 1:22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;
23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;
24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.
30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
…….
Eclesiastes 8:16 Aplicando-me a conhecer a sabedoria e a ver o trabalho que há sobre a terra—pois nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos—,
Eclesiastes 8:17 então, contemplei toda a obra de Deus e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a entenderá; e, ainda que diga o sábio que a virá a conhecer, nem por isso a poderá achar.
Eclesiastes 1:18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.
Eclesiastes 12:12 Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
Eclesiastes 12:13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.
…………….
Um dia tudo nos será revelado porquê….
1 Coríntios 13:12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
Colossenses 1:16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.